Home Seções Piscinas Água Turva na sua Piscina – Forlenza

Água Turva na sua Piscina – Forlenza

Por que a água da piscina fica turva e como o clarificante pode ajudar

A água turva da piscina é um inconveniente que, infelizmente, pode ocorrer até mesmo nas piscinas tratadas com regularidade.
Em geral, quatro causas comuns deixam a água da piscina opaca:

– Filtração deficiente (areia saturada);
– Baixos níveis de cloro;
– Desajuste químico da água;
– Presença de contaminantes como detritos ou algas.

Veja o passo-a-passo de como tratar água turva da piscina para corrigir esses problemas. Continue a leitura e saiba como limpar uma piscina turva rapidamente usando um clarificador ou floculante.

4 causas da água turva de piscina

1. Filtração deficiente

Quando o sistema de filtração apresenta falhas, a água da piscina pode ficar opaca com o tempo.
Caso o filtro não esteja funcionando corretamente, ele não tem capacidade de remover as partículas ou contaminantes que provocam turvação na água da piscina.
Então, o ideal é manter a limpeza e a manutenção do sistema de circulação regularmente. Verifique os seguintes problemas de filtragem:

O filtro da piscina está entupido: se você não limpa o filtro há algum tempo, o correto é no minimo uma vez por semana,é hora de fazer a retro lavagem da areia limpar o cartucho do filtro. A troca da areia também é uma exigência assim que ela começa a ficar compacta, perdendo sua capacidade de filtração; trocar a areia a cada 2 anos.

O cesto do skimmer está cheio de detritos: remova todas as folhas, galhos ou outros detritos do skimmer;

O sistema de filtragem não está ligado por tempo suficiente: a correção da água turva exige que todo o líquido do tanque passe pelo sistema de filtragem pelo menos uma vez ao dia. Além disso, são necessários pelos menos de  6 a 12 horas por dia de filtragem;

A bomba ou filtro de piscina precisa de troca: à medida que se deteriora, o sistema de filtro da piscina pode começar a falhar, sendo ideal a
substituição de peças importantes do equipamento.

2. Baixos níveis de cloro

Micro-organismos, bactérias e água turva se formam quando não há cloro suficiente para purificar a água.  Vale lembrar que os níveis de cloro livre podem cair se houver muitos detritos, incluindo folhas e insetos na piscina.
Além disso, o nível de cloro reduz caso ocorra o acúmulo de contaminantes corporais (suor ou protetor solar), ou se a água for exposta aos raios UV. Do mesmo modo, o cloro reduz se não estiver devidamente estabilizado.

Nesta situação, a solução abrange algumas etapas: 

– Testar os níveis de cloro livre com a Fita Teste;
– Em seguida, aplicar na piscina os produtos elevadores ou redutores de pH e alcalinidade. Para isso, confira os resultados na fita teste;
– A faixa ideal de cloro livre deve estar entre 1 e 3 ppm (partes por milhão);
– Com a filtração acionada, aplique 6ml do Clarificante para cada 1.000 litros diretamente na piscina. Este
produto aglomera e flocula os resíduos, sendo indicado para piscinas turvas, mas com o fundo visível;
Em piscinas turvas onde o fundo não é visível, opte por aplicar um Clarificante mais forte. Com a filtração ligada, espalhe na piscina 20ml para cada 1.000 litros de água. filtrando por 6 horas

 

3. Como tratar água turva da piscina por causa de contaminantes

Contaminantes, sujeiras e protetores solares podem ocasionar a água turva em sua piscina. Além disso, o crescimento de algas em estágio inicial também pode causar turvação da água da piscina.

Mas quais são as soluções para isso?

Se o problema são as algas, faça o tratamento adequado da piscina.
Com a proliferação das algas, o recomendado é removê-las antes de tratar a água turva da piscina.

Para remover as algas, você precisará escovar, retirando as algas incrustadas, e aspirar sua piscina. Em seguida, aplique o tratamento de choque da água com Algicida Choque. Também pode aplicar o Clariricante .

4. Desequilíbrio no pH e na alcalinidade
Altos níveis de pH e alcalinidade total podem formar incrustações nas superfícies da piscina e dentro do encanamento. Isso pode levar à má filtração da piscina, crescimento de bactérias e água turva. Além disso, o desequilíbrio químico da água dificulta o trabalho do cloro, que não consegue eliminar adequadamente os agentes contaminantes.
A solução para isso é testar frequentemente os níveis de pH, alcalinidade, ácido cianúrico e cloro livre com a Fita Teste.

Dicas extras para tratar água turva da piscina
Crie um cronograma de limpeza da piscina. Isso previne o acúmulo de matéria orgânica e outras impurezas que podem comprometer a
cristalinidade da água.
Para fazer essa manutenção, siga os passos abaixo:

– Faça a manutenção da casa de máquinas;
– Faça a limpeza do filtro e troque a areia;
– Remova os detritos maiores do tanque;
– Escove toda a piscina;
– Limpe as bordas da piscina;
– Aspire o fundo (se precisar, use um clarificante (para decantar);
– Avalie e corrija o pH e a alcalinidade;
Aplique o cloro.

Supercloração
A turbidez da água pode estar bastante intensa. Sendo assim, o tratamento de supercloração se faz, necessário na maioria das vezes. Esse tratamento, em suma, consiste na aplicação de doses extras do cloro, potencializando sua ação. Desse modo elimina-se rapidamente o
problema.

Gostou das dicas?

Desejo sucesso a todos!

Fabio Forlenza – Dr Piscina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Tratador de Piscina Moisés Cuiabá MT

1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…