Casa de Máquinas
Casa de Máquinas
Caros amigos leitores da revista “Piscina O Portal”, é com grande alegria que mais uma vez venho partilhar com vocês nessa edição que está formidável. Fica meu abraço e gratidão aos diretores da revista.
Pense e transforme:
Henry Ford, dizia que: “Não é o empregador que paga os salários, mas o CLIENTE”
Tendo essa vertente como um lema para nossa reflexão e entrando no mundo maravilhoso das piscinas, quero despertar o pensamento dos profissionais desse setor.
A piscina é um produto composto por algumas partes, e geralmente a parte visível que é o “tanque” na sua maioria está em harmonia, bem-acabado, com vários detalhes de encher os olhos e despertar satisfação e prazer em se banhar. Mas ainda nos falta aquela atenção aos detalhes no que não se mostra, a casa de máquinas. Recentemente em um fórum de debates, falávamos de quão importante é a casa de máquinas para a piscina, e chegamos à conclusão de que, se não houver uma casa de máquinas bem dimensionada a piscina pode se transformar em “tanque, ou caixa d´água”. A atenção as normas técnicas ignoradas por vários profissionais constroem as CATACUMBAS com o filtro e bomba enterrado, estão lá só para constar.
Entre os exemplos temos desde equipamentos subdimensionados e tubulação incompatível com o sistema, além de sujeira, lama, inundação e até casa de baratas, sapos, cobras e aranhas que o usuário nem se aproxima de medo. O quesito segurança também é imprescindível pois um sistema de recirculação mal dimensionado pode causar sérios acidentes como sucção de membros ou aprisionamento, a parte elétrica em uma casa de máquinas sem as proteções ou inundada pode conduzir energia eletrocutando tanto na casa de máquinas como na própria piscina.
Pense nisso! A casa de máquinas é grande responsável pela qualidade da água, se bem construída e dimensionada em conjunto com tratamento físico e químico pode gerar grandes economias de produtos, energia e água.
Henry Ford tem toda razão na visão de que o cliente é que mantém o negócio ativo, e esse cliente precisa ser
valorizado e receber sempre o melhor e correto produto.
Pense e seja ousado em ser o melhor não só no que está a amostra e visível, mas no que está também oculto.
Eu já vi grandes obras de artes em lindas instalações de casa de máquinas. O mesmo trabalho e custo que se tem para construir algo mal feito é o que se consegue fazer algo excelente que traga satisfação total ao cliente em ter algo de padrão e gere orgulho ao mostrar toda a piscina, levar a visita também na casa de máquinas e passar aquela boa inveja. Com certeza esse é o desejo do cliente e ainda mais dos usuários e tratadores.
Pense nisso, e encerro com Henry Ford, que dizia: “Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele”.
Pense e transforme.
Fraterno abraço, estou a disposição para uma boa conversa e sucesso!
Jeferson Christo
Diretor Comercial Fluidra
Tratador Rodrigo SJC SP
1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…