Home Seções Marketing / Comunicação / Vendas Como manter meu negócio mais sustentável? – por Angelo Di Stefano
Marketing / Comunicação / Vendas - 6 de agosto de 2021

Como manter meu negócio mais sustentável? – por Angelo Di Stefano

Angelo Di Stefano - Mestre em Administração

Começo a destacar o regime capitalista que vivemos, uma economia que possui os principais objetivos de lucro e aumento de riquezas, sendo esse o sistema mais adotado mundialmente e aquele que vivemos em nosso Brasil.
Muitas empresas seja, qual for seu tamanho grandes, pequenas, MEIs, buscam constantemente aumentar a sua receita. Já pensou em buscar a sustentabilidade para sua pessoa jurídica aumentar cada vez mais seu ganho financeiro, vou passar alguns alicerces e exemplos sustentáveis nesse texto para você usar da melhor maneira possível diante do seu empreendimento no seu tipo de negócio.

A sustentabilidade necessita dos três pilares a seguir: contribuição com meio ambiente, progresso econômico (entrada de dinheiro) e tratamento isonômico a todos grupos sociais daqueles envolvidos do processo. Destaco a seguir os pilares para seu melhor entendimento com alguns exemplos e suas aplicações a seguir.

A contribuição com o meio ambiente, se faz necessário no processo sustentável, imagine o empreendedor reduzir os consumos de energia elétrica, de água etc. A captação de energia solar, eólica, ainda ressalto o descarte adequado de matérias reciclados como plástico, alumínio, vidro, papéis, madeira, óleo de cozinha etc. Nesse primeiro pilar sustentável a importância de todos envolvidos estarem ciente da
contribuição de cada individuo com o meio ambiente e qualidade de vida no planeta.

O segundo pilar sustentável é o crescimento econômico, isto é, a entrada de receita,
dinheiro, mostrar a contribuição e o esforço de cada um dos envolvidos no processo escolhido da etapa anterior referente ao meio ambiente. Todas as pessoas que estavam inseridas nas contribuições com o crescimento ambiental, precisam saber dos números, indicadores que estão alcançando para cada vez mais ter o comprometimento.
Agora podemos dar sequência no terceiro pilar sustentável o de tratamento de isonomia, se refere a equidade social para com todas as pessoas envolvidos nos dois pilares citados anteriores.
Conforme alguns exemplos a seguir podemos destacar os três pilares na prática:
No primeiro exemplo, pense em uma administradora de condomínio, que precisa em algo sustentável para aumentar entrada de receita, com o uso dos três pilares podemos destacar o recolhimento dos condôminos de óleo de cozinha e colocando em um tambor de reciclagem para venda, proporcionando um crescimento econômico , entrada de dinheiro para sua administradora, após os dois pilares sustentáveis trabalhados é de muita importância a equidade social, o tratamento igual para com todos moradores, ocasionando por exemplo a pintura da quadra, reforma dos brinquedos para playgrounds ou até mesmo diminuindo o valor do condomínio para todos moradores. Percebe-se como precisa criar hábito para que todos sintam
inclusos no processo sustentável em seus três pilares.
No segundo exemplo, os funcionários de sua empresa podem contribuir com o crescimento ambiental com a diminuição de consumo de papel, energia elétrica, lixo reciclável etc.
Importante dar o primeiro passo sustentável conforme seu negócio. Muito importante no segundo pilar de crescimento econômico
mostrar o quanto se diminuiu o consumo dos indicadores de consumo de energia elétrica e papel. Se a sua empresa escolher o recolhimento do lixo reciclável, mostre também o aumento de entrada de dinheiro com a venda desse recolhimento na empresa e comunidade local. Vamos agora, pensar no terceiro pilar de equidade social, a compra com esses recursos de cesta básica para os colaboradores, material escolar para os filhos dos colaboradores, cuidar da praça em frente da empresa etc.
Podemos ter diversos exemplos sustentáveis, o importante é você empreendedor ter a
percepção de como se tornar sustentável nesse sistema capitalista e aumentar sua rentabilidade da melhor maneira possível.
Lembre-se da importância de criar os indicadores sustentáveis com os temas respectivos sustentáveis, com seus objetivos e unidades coerentes com que se mede, por exemplo o lixo reciclável usar as unidades
Kg (quilograma), T (tonelada) etc.
Na medição de consumo de energia elétrica usar as medições com as unidades em KW significa quilowatt ou outras equivalentes ao que está sendo mensurado como W significa Watt.
É necessário a interpretação do seu tipo de negócio que precisa ser estudado com suas peculiaridades para potencializar os melhores indicadores sustentáveis e gerenciar seus resultados.
Quanto mais preciso você for no processo sustentável em seu empreendimento, poderá ter mais lucratividade e engajamento da sua equipe e a comunidade que a sua empresa está inserida.
Deixo o meu e-mail de contato a seguir para eventual consultoria na sua empresa para seu tipo de negócio com meu atendimento personalizado.

 

Angelo Di Stefano
Mestre em Administração
distefanoconsultorempresa@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Tratador de Piscina Moisés Cuiabá MT

1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…