Tratador Caue – São Paulo SP
Caue 11 98624-7895 São Paulo SP
1- A Quanto tempo vc é zelador e como aprendeu a limpar piscinas. Conte um pouco de sua história. Resp: Me chamo Caue tenho 25 anos, sou zelador predial há 6 meses, e como o condomínio em que trabalho tem piscinas, se fez necessário que eu aprendesse a tratar e cuidar delas.
Eu já possuía um conhecimento básico, pois tive amigos que tinham piscina e eles me ensinaram – mas nada além do básico -, hoje com
meu emprego, fui atrás de vídeos na internet e cursos livres para aprender cada vez mais
2- Costuma participar de algum curso, live etc?
Resp: Sim, sempre que algum curso livre e é divulgado eu costumo me inscrever, ate mesmo a síndica do condominio onde trabalho me incentiva bastante a participar.
3- Vinil, fibra ou alvenaria, qual tipo de piscina vc prefere tratar e porque?
Resp: O Condomínio contempla duas piscinas de alvenaria, sendo bem sincero não tenho preferência no material de confecção da piscina, até porque eu acredito que todas tem suas vantagens e desvantagens, mas quando o serviço é feito com frequência e principalmente sendo bem feito, os problemas dificilmente vão existir!
Mas falando da que eu trabalho, a maior dificuldade é a limpeza de limo e algas que aparecem nos vãos do rejunte das pastilhas, porém com a aplicação dos algicidas preventivos, vem deixando de ser um problema.
4- Quais as marcas de produtos que mais costuma utilizar? E quando surge um produto novo, costuma experimentar?
Resp: Hoje os produtos que mais utilizo são das marcas hth e genco, produtos esses que super atendem minhas necessidades!
Algumas vezes já ocorreu de oferecerem produtos novos para experimentar, mas não costumo me prender muito nesta questão de marcas, porque todos me atenderam bem, mas claro, temos que prestar bastante atenção na composição e instruções dos
produtos, pois isso contribui para chegar em marcas que possam trazer um melhor custo benéfico, até porque, para o condomínio todo gasto a mais é contabilizado e avaliado.
Trabalhar com uma piscina de condomínio traz vários desafios, principalmente em dias de calor e época de férias. A piscina acaba ficando lotada e sempre vai ter o condômino que não irá respeitar as regras e vai entrará com bronzeador, creme de cabelo e demais produtos que podem contribuir com a contaminação da piscina, mas ainda assim é sempre esperado que a piscina esteja perfeita para uso no dia seguinte.
5- Conte algum caso interessante que já encontrou?
Resp: Um dia eu me deparei com a piscina com aquela coloração esbranquiçada, repleta de papéis, terra no fundo, lembro que quando olhei bateu um desespero, pois eu sabia que com aquele sol não ia demorar muito até os moradores descerem querendo utilizá-la, tive que “me virar nos 30”, porém através do conhecimento que adquiri com muita pesquisa e estudo, consegui deixá-la apta para uso no meio da tarde, claro que não estava 100% , porém, infinitamente melhor do que encontrei e com os parâmetros ótimos!
Nesse dia um morador me abordou e me elogiou, dizendo que eu era o melhor zelador que tinha passado por aquele condomínio, isso para mim foi muito gratificante, tenho 25 anos, sou novo para a média de idade dos meus companheiros de profissão e eu nunca tinha trabalhado na área antes, isso me mostrou que ter o cuidado, conhecimento dos produtos e processos de um tratamento de piscina, hoje são um grande diferencial na minha profissão!
6- Tem piscinas que trata com tratador de UV, Ozônio, Ionizador ou mesmo gerador de cloro?
Resp:Não, hoje não temos esses equipamentos como geradores de cloro ou tratador UV, mas vejo como uma possibilidade no futuro, pois no meu tempo livre sou aquarista e sei da eficácia de um bom tratamento UV para eliminação de microorganismos e algas, eu até uso um em um de meus aquários.
7. Suas observações finais
E por mais, gostaria de agradecer o convite, é muito legal poder compartilhar um pouco da minha vivência, mesmo que ainda curta na área, e poder compartilhar que a limpeza de piscina não é um bicho de sete cabeças, e claro, precisa de estudo e conhecimento dos produtos e processados. Eu mesmo não sei tudo, mas busco sempre aprender um pouco mais todo dia e fico sempre de olho nas novidades do mercado! Como eu disse, isso é um diferencial enorme na minha área, conheço diversos condomínios vizinhos ao meu, que mesmo com um zelador de vasta experiência, é feita a contratação de empresas, pois o profissional não tem tal conhecimento com a piscina ou não gosta, pois “é bastante complicado”. Para mim é muito gratificante e até terapêutico ver o resultado final de uma piscina bem cuidada! Vou deixar algumas fotos da piscina que eu cuido, espero que gostem.
Tratador Rodrigo SJC SP
1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…