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Sazonalidade: 4 pontos de atenção necessários para melhorar a gestão da sua loja de piscina

Ao entrar na sua loja de piscina seus clientes imaginam que você tem o produto que eles procuram. Afinal, você organizou o mix de produtos de forma completa ou mais próximo do desejado.
Saber provisionar corretamente o volume e quais produtos do mix precisam estar em estoque evitará que seus clientes deixem de comprar pela falta dele na prateleira.
Entender o conceito de sazonalidade e como isso interfere na reposição de estoque ajudará você a evitar rupturas.
Caso você não esteja habituado com o termo, a sazonalidade refere-se à característica sazonal de um produto. Ou seja, trata-se da alteração da demanda em determinadas épocas do ano.
Alguns segmentos apresentam certa linearidade e praticamente não precisam se preocupar com a sazonalidade. Não é o caso de uma loja de piscinas, afinal esse é um segmento que tem uma grande atratividade em períodos de calor, como no verão, mas uma baixa considerável em períodos de inverno.
Esse aspecto não pode ser ignorado para quem trabalha com piscinas. É essencial preparar-se adequadamente para as
variações na sua demanda. Por isso separamos 4 pontos de atenção para melhorar a gestão da sua loja de piscina.

1. Entenda como a sazonalidade afeta a gestão da sua loja de piscina
Entender o que é a sazonalidade é um passo importante para melhorar a gestão da sua loja de piscina. Contudo, mais do que entender é preciso aplicar esse conceito.
Se você lida com o seu estoque da mesma forma em todos os meses do ano terá sérios problemas. Em meses mais frios certamente terá estoque parado (e isso significa necessariamente dinheiro parado também). Já em outros de forte calor possivelmente perderá vendas em função de seguir com produtos em quantidade reduzida.
Portanto, não deixe de acompanhar como tudo funciona e se preparar adequadamente para cada época do ano. Uma boa maneira de lidar com isso está em analisar o comportamento de cada produto e seguir um planejamento de compras individualizado.
Vamos a um exemplo. Imagine que o consumo médio de cloro de piscina da sua loja seja de 100 unidades mensais.
É certo que isso não acontecerá todo dia. Você pode ter vendas médias de 70 ou 80 unidades em julho e 120 ou 130 em dezembro.
Esse histórico será vital para gerenciar o estoque e garantir que você possa atender a sua demanda. Não deixe de acompanhar também o crescimento do seu negócio nessa conta. Se para o mesmo mês em comparação ao ano anterior a loja aumentou as vendas em 10%, acrescente essa mesma taxa de crescimento (ou até um pouco mais) na sua compra para o mês seguinte.

2. Fluxo de caixa
Um cuidado que você deve ter é preparar o seu fluxo de caixa já pensando nos períodos de sazonalidade. Esse é um ponto de atenção essencial para melhorar a gestão da sua loja de piscina, afinal o aspecto financeiro tem peso importante para qualquer negócio.
Isso inclui, por exemplo, separar parte do lucro para investir em um estoque maior para meses de alta procura. Ao mesmo tempo, prepare-se também para períodos de vendas baixas, afinal obrigações com fornecedores e funcionários seguirão existindo.

3. Gestão de equipe
A sua equipe também precisa de uma atenção especial, principalmente em momentos de alta frequência de clientes. Dedique tempo para treinamento e capacitação. A impressão de um cliente pode definir sua fidelização ou não dentro da sua loja.
Ademais, considere sempre a contratação de funcionários temporários em períodos como esse. Sua equipe padrão pode não dar conta do aumento de procura.

4. Saiba trabalhar o marketing
Em períodos de baixa sazonalidade você deverá focar nas ações de marketing para manter sua marca presente e a entrada de novos clientes na sua loja. Utilize o Whatsapp para se relacionar com os clientes atuais e não deixe de criar ofertas e promoções que atraiam os novos clientes. O envio de e-mails e mensagens no celular convidando-os a aproveitar promoções pode ajudar a garantir mais vendas.
Entenda também o comportamento dos clientes em cada período. Ao estudar os seus produtos pode identificar algo com maior procura na baixa sazonalidade do que em momentos de alta demanda. Nesse caso tente deixá-los mais visíveis, alterando a posição dos produtos em sua loja.

 

Com contribuição de texto pela Montreal
www.montrealpiscinas.com.br

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