Aquecimento de Piscinas
Nesta edição trazemos aos nossos leitores um pouco sobre aquecimento de piscinas.
Hoje a procura é e a utilização é muito grande e existem várias dúvidas sobre o assunto. Pensando nisso resolvemos publicar a matéria para poder divulgar um pouco mais sobre o assunto.
Hoje em dia com o avanço tecnológico e a modernidade nos usos e costumes, é mais comum vermos piscinas aquecidas, principalmente as cobertas.
A piscina aquecida faz com que se garanta comodidade e conforto para um excelente banho de piscina, em uma temperatura agradável, seu uso é muito maior do que uma piscina sem aquecimento.
Dependendo do clima e região, o uso da piscina sem aquecimento pode ser de apenas por alguns meses durante o ano, enquanto que uma piscina aquecida viabiliza o uso não só no verão, mas ao longo de todo ano.
Os clubes e academias e alguns condomínios, usam o aquecimento nas piscinas, pois assim
conseguem ter suas atividades o ano todo, inclusive em todas as faixas etárias (práticas de aulas, hidromassagens, fisioterapias etc).
Falaremos apenas dos tipos mais usados de aquecimento.
Aquecedores Solares
É composto pelas placas de energia solares (expostas ao Sol), assim a radiação do sol aquece as placas fazendo com que a água que circula no interior das placas ou nos tubos, receba toda caloria aquecendo a água da piscina.
Vale a pena analisar alguns
pontos: Os aquecedores solares além de serem ecologicamente corretos tem um custo baixíssimo,
praticamente zero.
Suas placas solares devem ser aplicadas em uma área muito bem projetada, onde tenha uma quantidade de placas suficiente para suprir o aquecimento desejado, lembrando-se que são placas solares e ficam
totalmente dependentes da exposição de iluminação solar.
Aquecedor Bomba de Calor
É um sistema de refrigeração igual ao de refrigeradores e geladeiras, só que ao invés de se usar o frio se usa o calor. Possui também energia elétrica, mas é diferente a dos aquecedores elétricos.
Tem seu custo operacional bom, está ecologicamente correto, seu aquecimento em águas de baixa temperatura pode ser um pouco mais lento.
Aquecedores elétricos
Usado principalmente para spas ou pequenas piscinas, possui uma resistência elétrica que aquece a água que é passada na serpentina do aquecedor. Tem um bom custo de instalação e aquisição, mas seu custo operacional é alto. Precisa ser verificado a rede elétrica instalada, tem que ser compatível com o tipo de aquecedor usado.
Aquecedores a Gás
Em seu funcionamento é produzido uma chama de alta temperatura pela operação de queima, que atinge o trocador de calor por onde circula a água.
Independente da condição climática a piscina pode ser aquecida o ano todo. Possui um aquecimento rápido da água.
É necessário que sua instalação seja feita fora da casa de máquinas para garantir uma maior segurança.
Todos os aquecedores terão seus pontos positivos e negativos quanto ao custo de instalação,
utilização e manutenção.
A eficiência do aquecedor dependerá muito das condições como por exemplo: volume de água a ser aquecida, tempo de utilização durante o ano da piscina e números de usuários, condição climática, região, se a piscina é coberta ou não, entre outros.
Uma boa dica, é o uso da capa térmica que faz com que a perda do calor seja bem menor.
Na elaboração de um sistema eficaz de aquecimento, precisa ser verificados alguns pontos: a piscina é coberta ou não; é protegida de ventos ou não.
Esses pontos são super importantes na hora de projetar um sistema eficaz de aquecimento.
Lembrando que o tratamento químico de uma piscina aquecida é super importante, pois se não for feito corretamente, pode agredir os trocadores de calor (metálicos). Na hora da manutenção, observar o local exato de inserir os produtos químicos, para não correr o risco de danificar o sistema de aquecimento.
Luiz Maggio – MTB 62420
Tratador Rodrigo SJC SP
1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…