Home Seções Marketing / Comunicação / Vendas Meu amigo, Robô – Automação em Piscinas

Meu amigo, Robô – Automação em Piscinas

Para esta edição, vamos falar de um produto inovador, tecnológico e um tanto futurista para muitos. Vamos falar dos limpadores automáticos ou robôs para limpeza da piscina.
Quando falamos de robô, logo vem em nossa mente aquele cenário futurista, e na minha sempre vem um desenho
animado que marcou a minha infância e talvez de muitos leitores nos anos 80, o desenho animado: Os Jetsons de Hanna-Barbera. Este desenho introduziu no imaginário da maioria das pessoas o que seria o futuro da humanidade:
carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado, robôs como empregada doméstica e muito mais.

Então em um piscar de olhos temos o futuro batendo em nossas portas com uma avalanche de anúncios publicitários de equipamentos tecnológicos que tem como objetivo nos beneficiar em muitas de nossas tarefas diárias. Hoje em dia, já estamos desfrutando de muitas coisas que só existiam na ficção, como as chamadas de vídeo e os diversos robôs que nos auxiliam, desde um aspirador de pó até um limpador automático de piscinas.

Ainda hoje vemos muitas das piscinas sendo limpas e tratadas de forma
tradicional, ou seja, pelo dono da piscina ou por um profissional, o piscineiro, que fazem uso de equipamentos e
acessórios manuais para poder realizar a manutenção necessária da piscina com o intuito de deixá-la em condições de uso para os banhistas.
Em piscinas de uso comercial essa manutenção é muito mais frequente, o que justifica pessoas dedicadas para este trabalho. Porém, esse trabalho de limpeza demanda um certo tempo, como por exemplo: a aspiração do fundo da piscina. E tempo é dinheiro e um recurso finito que cada vez mais precisa ser gerenciado e bem aproveitado.

Sendo assim, podemos perguntar:
Quais são os benefícios em adquirirmos um robô para limpar a piscina?

Para responder essa pergunta, precisamos analisar dois cenários, o da piscina limpa e tratada pelo próprio dono e o cenário onde o piscineiro é quem faz a limpeza e o tratamento da piscina.

No primeiro cenário, o dono da piscina quer fazer essa tarefa muitas vezes por não conhecer nenhum profissional, por ter tido problemas anteriores, por não querer prestadores de serviços em sua residência, por achar que teria um gasto alto e outras tantas justificativas que fazem ele gastar muito tempo com essa tarefa. E é nesse momento que o limpador automático ou robô pode trazer vários benefícios, dentre eles a economia de tempo, já que o equipamento fará o trabalho, a economia de energia elétrica se o modelo não for dependente da motobomba do sistema de filtração da piscina, o aumento na frequência e qualidade da limpeza da piscina, já que o robô está sempre disposto para executar o seu trabalho.

Já o segundo cenário, o do piscineiro, este pode em um primeiro momento achar que acabou de ganhar um
concorrente, mas na verdade ele ganhou um aliado. Da forma normal de trabalho, o piscineiro consegue atender um número limitado de piscinas, já com a aquisição de robôs ele pode aumentar significativamente esse número, pois o tempo que ele estaria aspirando uma piscina, ele pode agora estar fazendo o tratamento de outra uma vez que o robô está fazendo o trabalho de aspiração na outra piscina. Já existem inúmeros profissionais e empresas de limpezas de piscina se beneficiando desse amigo, e com certeza trazendo mais clientes e produtividade para suas equipes.
Falando dos equipamentos, os primeiros limpadores automáticos de piscinas eram equipamentos exclusivamente
mecânicos que faziam uso da sucção da motobomba para poder realizar a aspiração do fundo da piscina, um modelo que se destacou foi o Barracuda, equipamento importado. Logo surgiram concorrentes usando o mesmo princípio de funcionamento e com pequenas mudanças de formatos e tamanhos. Ainda hoje existem no mercado modelos que usam esse princípio de funcionamento.Com o avanço tecnológico da eletroeletrônica logo as indústrias começaram a testar
protótipos e a produzirem equipamentos que usavam motores elétricos e circuitos eletrônicos, isso permitiu um funcionamento mais “inteligente” e independente da motobomba do sistema de filtração da piscina. Trouxe ganhos na economia de energia e na qualidade da limpeza.

Atualmente, temos fabricantes com diversos modelos de equipamentos para atender não somente as piscinas residenciais, mas também piscinas comerciais, como clubes, academias e hotéis. Os modelos mecânicos são mais baratos que os eletroeletrônicos, porém com menos recursos.
A escolha do melhor equipamento para cada aplicação deve ser feita por empresas e profissionais capacitados pelos fabricantes para que o equipamento seja bem dimensionando para atender cada necessidade. Características como tamanho das mangueiras nos equipamentos mecânicos e de cabos nos eletroeletrônicos, vazão de sucção, recursos de subir ou não paredes, temporizadores, controle remoto, carrinho de transporte e outras características serão analisadas para a escolha do equipamento mais adequado para a piscina em questão.

A operação desses robôs é muito simples e intuitiva. Muitos deles possuem filtros internos que irão reter a sujeira durante a aspiração e depois do término do ciclo de limpeza, este filtro será lavado facilmente para estar pronto para a próxima utilização. Esses equipamentos não apresentam problemas de quebras frequentes, desde que sejam utilizados conforme as orientações do fabricante e sua manutenção é bem tranquila e sem gastos excessivos.
Para os leitores que não conhecem ainda este equipamento, vale a pena visitar uma loja para conhecer seus
benefícios, visitar os sites dos fabricantes, assistir depoimentos de usuários para obter mais informações sobre o
equipamento. Tenho certeza de que você vai querer muito esse amigo em sua piscina.

E lembre-se: a informação é a nossa melhor estratégia para melhorar nosso desempenho!
Sendo assim, me despeço com a certeza de que dias melhores virão e que estamos fazendo o nosso melhor.

Até breve.

Rogério Fonseca Alves
Diretor POOLPARTS
www.poolparts.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Tratador Rodrigo SJC SP

1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…