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Marketing / Comunicação / Vendas - 2 de fevereiro de 2022

Busque novas e melhores ideias para sua empresa e para sua vida

Na TV fechada existe um programa chamado Shark Tank Brasil, que é uma versão nacional de um programa americano. O programa consiste em 3 ou 4 empresários, que hoje tornaram-se investidores que avaliam as boas ideias que podem se tornar rentáveis aos seus negócios e ainda assim, mudar a vida dos empresários que as apresentaram.

O empreendedor, sozinho ou com sua equipe, tem um tempo para apresentar sua ideia para esses investidores. Podem levar modelos, painéis, amostras para agregar, mas o principal é saber demonstrar além da boa ideia, os dados principais em relação ao seu projeto. Custos, investimentos, estudos sobre o potencial de mercado e onde ele enxerga que há oportunidades.
Do contrário, o que poderia ser uma boa ideia, vira um simples conselho para que amadureça o processo e
depois volte aqui.

O programa retrata exatamente o que temos em nosso dia a dia no mercado.

Observamos a ocorrência de novas ideias que podem criar novos serviços, facilitar outros e nos trazer novos
produtos. Em alguns de nossos artigos, mencionamos que existem boas ideias em todos os setores
de nossas vidas, em todos os departamentos de nossas empresas. Precisamos é estar atentos a essas oportunidades e saber como avaliar, filtrar e buscar formas para implementar essas ideias. Uma simples reformulação de um processo pode trazer-lhe enormes benefícios e consequentemente, altos rendimentos.

Comparando a vida empresarial com o que vimos no programa, eis algumas considerações:

1. Ideias que aparentemente parecem “bestas” podem ser muito boas.
Por mais simples que possa parecer, observe, avalie, analise. Ideias simples podem ser as melhores. Os empreendedores têm o hábito de arriscar-se e isso pode fazê-los ganhar, perder tudo e depois recuperar e ainda crescer sobre a experiência, podendo inclusive tornar-se incentivadores, anjos investidores, sempre em busca de retorno financeiro. Quantas vezes em nossas vidas, já não tivemos uma ideia e pensamos conosco: “Ah, isso está muito simples, alguém já deve ter feito assim e não deu certo.” Esse pensamento nos tira do foco e por muitas vezes nos faz investir altas somas em projetos e estudos de médio e longo prazo, sem potencial de mensuração de resultados inclusive.

2. Conhece a chamada Técnica do Elevador?
Uma boa ideia é aquela que podemos explicar resumidamente durante uma viagem de elevador. Nesse tempo, que pode ser em média de 3 a 5 minutos, devemos consolidar o resumo do problema e os resultados com a solução sugerida. Posto isso, conquistando a atenção do investidor, podemos dar alguns outros detalhes e mostrar os projetos e o retorno esperado com a ideia de forma mais aprofundada.

3. Ideias simples e que pareciam ser muito boas, também podem não trazer resultados.
Tenha visão e percepção para abortar projetos com as boas ideias do passado. Aí você me pergunta: Como assim?? Com a velocidade de tecnologia, inovações operacionais, podemos ter aquela que até então era uma boa ideia, como uma ideia ultrapassada. Devemos ter a agilidade em perceber isso e nos livrarmos desse projeto o quanto antes, mesmo que já tenhamos investido tempo e  dinheiro considerável, pois o futuro é certo, que não funcionará.

4. Saiba receber a verdade
É melhor recebermos uma verdade, mesmo que dolorosa, do que sermos bajulados e acabarmos “quebrando
a cara” com falsos incentivos. Os condutores do programa em questão são por muitas vezes bem específicos e pegam a questão como dizemos, “na veia” e deixam os empreendedores sem saber o que falar. Infelizmente na vida real, em nosso dia a dia, não é isso que acontece. Por vezes, recebemos mal quando somos confrontados e recebemos algum
retorno diferente do que esperávamos ou então, como dissemos no início, recebemos incentivos falsos.
Existe um ditado que se refere normalmente quando é na relação
Patrão x Empregado, mas que pode muito bem ser implementado e utilizado em duas vias: Elogie em público e critique em particular. Os empresários, os gestores, precisam estar preparados para avaliar o presente e prever a situação no futuro.

5. Mudanças arrojadas
O primeiro passo é o mais importante, pois é o que te tira do lugar inicial. Busquemos sempre a inovação, a
percepção de novas tendências e tecnologias, visando sempre a máxima da produtividade, fazer mais com menos. Não tenha medo de mudar, não tenha medo da mudança.

Tarso Gouveia tem longa experiência na área da Saúde – Administrador de Empresas, com Pós Graduação em Gestão Empresarial e atualmente é Superintendente Comercial do INACON Saúde, além de prestar Consultorias empresariais e organizacionais.

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