Home Seções Marketing / Comunicação / Vendas Não bateu as metas de vendas outra vez? – Você tem utilizado NEUROMARKETING?
Marketing / Comunicação / Vendas - 28 de julho de 2022

Não bateu as metas de vendas outra vez? – Você tem utilizado NEUROMARKETING?

Quando trabalhamos com vendas, é normal termos resultados que oscilam, as flutuações nos lucros são comuns, independente do setor analisado, porém, se isso tem se repetido de forma constante, é um alerta de
que as estratégias do seu negócio devem ser, no mínimo, revistas e com urgência.

A preocupação em bater metas, em matar um leão por dia, atrás de resultados satisfatórios, sem estratégias adequadas, normalmente geram um desgaste emocional e físico bem severos nos colaboradores da empresa, a busca incessante e frustrada por resultados melhores, pode atingir em cheio a auto estima da equipe, gerando desanimo, baixa produtividade e até afastamentos por estresse e doenças do trabalho. Já vimos muitos empresários errarem e insistirem no erro por medo de “mexer no time e nas formas de jogar”
Para evitar que essa situação continue acontecendo, sugerimos como uma das estratégias, a análise do conjunto obra, entendendo o que nos fez perder o rumo, com um diagnóstico dos problemas para saber se os
resultados ruins poderiam ter sido evitados, tudo apoiado por uma bateria de treinamentos em
neuromarketing para suas equipes, gestores e vendedores, assim você vai poder entender melhor como agir internamente e principalmente externamente, com seus clientes, com seu público alvo. Não espere a sua empresa quebrar ou ser engolida pela concorrência para agir, poderá ser tarde.

O neuromarketing permite compreender as preferências de consumo e os
principais comportamentos dos consumidores tornando seus vendedores influenciadores verdadeiramente eficazes, praticar neuromarketing é olhar para o cérebro do cliente e entender melhor como as decisões de compra são tomadas e daí é só agir, vendendo e entregando a melhor experiência emocional possível.
Você vai perceber facilmente que o neuromarketing, como uma das estratégias utilizadas, pode ser uma grande aliada na hora de melhorar o desempenho da área comercial.

Afinal, conhecer os comportamentos, as emoções e os motivadores dos seres humanos vai ajudar você a
avaliar de forma mais eficiente sua equipe de vendas e prever as reações e vontades de seus clientes.
Ao longo dos últimos anos, as estratégias de Marketing, sejam elas online, ou não, foram todas voltadas para os segmentos B2B (business to business) e B2C (business to consumer) e uma de suas deficiências é que elas de certa forma não humanizavam o processo de compra e venda. Daí a necessidade de uma nova modalidade de vendas, eis que surge o modelo conhecido como: H2H (Human to Human).

Segundo Bárbara Georgiane, em blog da rockcontent, a melhor maneira de se destacar no mercado hoje é dar o que as pessoas querem, e o Marketing human to human (H2H), propõe justamente esse tipo de abordagem. Ele é um marketing de proximidade, de pessoas para e com pessoas, o que ao meu ver, comprova e se encaixa perfeitamente com algumas estratégias já citadas de neuromraketing, essa conscientização e a atenção do vendedor aos fatores humanos nas abordagens, produzirá uma porcentagem mais alta de vendas fechadas com sucesso, também menos surpresas desagradáveis ao longo do processo.

Para o entendimento um pouco mais aprofundado, porém ainda bem resumido, sobre nossas analises e afirmações sobre os conceitos da neurociência impactando positivamente nas vendas da sua empresa, é necessário compreendermos o funcionamento de pelo menos três, entre tantas partes do cérebro, que influenciam no processo de análise e decisão do ser humano.

A primeira conhecida como “Cérebro novo” ou neocórtex : é a área racional, tem como foco a lógica, elaboração do pensamento, sendo assim, é onde as informações são analisadas e ponderadas, mas você ainda não resolve nada sobre a compra.

A segunda é o Cérebro médio” ou sistema límbico: tem as emoções e os sentimentos como centro, influenciando o comportamento e percepções sensoriais como olfato, visão, entre outras.
Aqui você cria credibilidade sobre o produto e se encoraja, se inspira, mas ainda não compra. O sistema límbico é responsável pelo controle do comportamento emocional do sistema nervoso e está envolvido diretamente com a natureza afetiva das percepções sensoriais.

E a terceira é o “Cérebro velho” ou reptiliano: a maioria das tomadas de decisão acontecem aqui, é aqui que você bate o martelo sobre a compra, é algo instintivo, que tem a ver com o senso de urgência, de sobrevivência, remete aos nossos antepassados, os homens da caverna, que tinham que resolver se fugiam ou enfrentavam os animais na selva.

Ou seja, a decisão é tomada pois aqui temos a percepção de que aquela ação é fundamental para nós.

A decisão é feita no reptiliano com o impulso da emoção, para depois ser justificada ou apoiada pela razão. Apesar de ser uma parte menos evoluída, é nela que ocorrem as ações “inconscientes” e isso quer dizer que quando você perceber, você já comprou o produto, é aqui que a mágica da neurociência acontece.

Então após entender o perfil do seu cliente, use a emoção a seu favor, como você viu acima, o cérebro
reptiliano é quem manda. Por isso, a emoção é o gatilho mental mais importante neste momento e no neuromarketing como um todo, pois é ela que provoca o maior estímulo nessa região, te induzindo à ação de compra.

Daí a importância de você usar em diferentes formatos a emoção, seja na comunicação, tipos de publicidade e propaganda, mídias sociais, falas e textos, como por exemplo trabalhar conceitos que envolvam família, amor, animais queridos, momentos bons e marcantes, atrelados de alguma forma ao seu produto ou serviço, ou seja, não basta apenas você mostrar e defender tecnicamente e também o bom preço do seu produto, o que a maioria dos vendedores faz, você precisa deixar claro, com um amparo emocional, criativo, lúdico, de como o referido produto vai resolver uma dor, uma carência, uma necessidade do seu cliente, nem que seja para proporcionar momentos de felicidade, afinal o que mais se quer na vida é ser feliz.

 

Ricardo Wagner A Martins
Palestrante e Consultor com Mestrado e Comunicação e Marketing
Especialista em Neuromarketing – Intel. Emocional – PNL e
Neuroarquitetura para Vendas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Tratador Rodrigo SJC SP

1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…