Tratador Natã – Mogi das Cruzes SP
Natã 11 99739-5184 @piscinasrn Mogi das Cruzes SP
1- Conte um pouco de sua história.
Resp: Sou o Natã Alves, proprietário da R&N Piscinas, atendemos Mogi das Cruzes e região. Minha história com piscinas começou há um pouco mais de 10 anos, quando, após sair da empresa FEMSA (Coca-Cola) e ficar desempregado, comecei a acompanhar meu pai em suas obras e serviços em piscinas de vinil. Desde então, me apaixonei pela complexidade da água e o desafio de mantê-la cristalina, meu pai era especialista na construção
e me ensinou o básico para uma decantação, após ele entregar a construção da piscina, eu tratava para o cliente final, vieram os desafios, erros e, com o tempo, fui buscando conhecimento e técnicas para me aprimorar.
Criei a R&N Piscinas, iniciais minha e do ‘coroa’ (Ronaldo), focado em tratamento e manutenção, segui meu caminho sozinho após ele “quebrar” e mudar de ramo, e hoje além de tratar em média 30 Piscinas semanais, também construo Piscinas, instalação de vinil, aquecimento etc, mas tudo graças ao meu bom pai que me colocou nessa linda profissão!
2- Quanto tempo em média leva para tratar uma piscina do seu dia dia. Qual seu roteiro?
Resp: Mensalmente tratamos apenas piscinas residências, então o tempo que demoramos de uma piscina e outra geralmente em torno de 30 minutos, graças ao meu colaborador Juan, é claro, o serviço fica muito mais prático, enquanto um faz a limpeza
física o outro faz a parte química, deixando o tratamento mais rápido, sem perder a qualidade e excelência! Todos os clientes mensais atendemos de quinta a sexta-feira tranquilamente sem perder a qualidade, sobrando de segunda a quarta-feira para os extras: instalação de vinil, hidráulica, aquecimentos, obra etc.
3- Você indicaria nas piscinas que cuida, gerador de cloro? ionizador? ozônio? ou bomba dosadora, faça seu comentário.
Resp: Toda tecnologia e auxiliares para piscina e tratamento, ao meu ver é bem vinda, é claro que a escolha
e aquisição depende do tipo de piscina, do uso, do orçamento e das necessidades do cliente.
Além de levar economia no consumos de produtos, principalmente o gerador de cloro. Ionizador, ozônio são ótimos “auxiliares” para o tratador, elevando
a qualidade e desinfecção dessa piscina, mas nunca dispensando o uso do cloro!
4- Conte algum caso interessante que encontrou em alguma piscina.
Resp: Lembro de vários casos interessantes e inusitados nesse tempo de profissão, vaca dentro da piscina, uma talhadeira esquecida em baixo do vinil, piscina inteiramente manchada de roxo por reação de cobre ou cya alto e as mais tristes que são animais mortos em piscinas.
5- Quais dicas você daria para as pessoas que querem entrar na profissão?
Resp: Para quem está buscando entrar nessa profissão, uma dica é: busque conhecimento constantemente. Não pare de estudar, faça cursos, participe de workshops, grupos de WhatsApp, telegram, seja pago ou gratuito, a química da água e o mercado de piscinas é fascinante e sempre há algo novo para aprendermos. Outra dica é: a prática, e mais prática. A teoria é fundamental, mas é o dia a dia, ‘colocando a mão na água’, é que você realmente aprende a resolver os problemas. Seja organizado, atencioso com cliente, uma piscina bem cuidada é sinônimo de confiança do cliente em seu trabalho. E é claro, faça sempre com amor, como se fosse para sua família, sempre priorize a segurança, tanto sua quanto a dos banhistas, usando os EPIs e seguindo os
procedimentos e normas.
6- Na parte de cursos presenciais ou online, costuma participar?
Resp: Sim, tenho o costume e considero essencial! A área de tratamento de piscinas me ensinou a buscar constantemente conhecimento e prática, eu procuro participar tanto de cursos presenciais quanto online, sempre que possível, e também de palestras e feiras do setor. Conect piscinas desde o primeiro evento, expolazer todos os anos que posso, estou presente; Recentemente fiz um curso de tela armada, vinil tramado, trocador de calor e gerador de cloro na Sodramar, participei do Piscineiro Pensante por anos, sempre buscando evoluir e aprender mais sobre a nossa profissão.
Acredito que a atualização constante é o que nos mantém competitivos e nos permite oferecer o melhor serviço para nossos clientes.
7- De uma dica para de como se deve proceder ao encontrar uma piscina totalmente abandonada
Resp: Encontrar uma piscina totalmente abandonada infelizmente ainda é comum. Como cada piscina é um paciente, iniciamos pelas análises, desde os parâmetros até o funcionamento atual dos equipamentos, bomba, data da última troca de areia do elemento filtrante etc, entender o histórico dessa piscina é fundamental para não piorarmos a situação, principalmente como está o equilíbrio químico da água. O que mais encontramos é sempre a falta de cloro livre, cya muito elevado por uso frequente de cloro estabilizado, e
alcalinidade infelizmente são poucos que se importam com alcalinidade. Após a recuperação, sempre
alertamos a importância de manter a piscina tratada, filtrando diariamente e a limpeza física trará economia de produtos, menos gastos com reposição de água e uma agua saudável para os banhistas.
8- Costuma usar gel no préfiltro? ajuda na limpeza etc?
Resp: Sim, eu costumo usar o gel clarificante no pré-filtro em algumas
situações específicas, principalmente em piscinas extras, caso de recuperação em que temos que entregar em um curto tempo, após o tratamento de decantação, aonde há ainda partículas mais finas em suspensão, é um ótimo produto para dar aquele toque final de cristalinidade ou até para piscinas com água de reposição de poço, águas com metais, pode ser um auxiliar de filtração antes da aplicação do cloro, evitando as terríveis reações, usamos mais em emergências e não semanalmente.
9- Comente um pouco sobre os encontros dos piscineiros
Resp: O 4° ConectPiscinas é um evento que eu sempre faço questão de participar, é um momento
fundamental para nossa categoria, aonde podemos trocar experiências, se conectar com lojistas, marcas, e amigos e cada a ano vem crescendo mais. Para quem dúvida da importância desse networking, eu sou a prova viva de que, se conectando dessa forma só temos a crescer, foi no primeiro Conect Piscinas que conheci o pessoal da Suall Piscinas e iniciamos ali uma conexão que se tornou uma parceria de milhões, hoje sou criador de conteúdos da marca, pude conhecer a Fábrica da Suall, partcipei do podcast Club das piscinas, e hojecontando minha história em uma revista de expressão, tudo graças a busca de novas conexões no mercado!
10- Faça suas observações finais
Resp: Então, para finalizar, gostaria de dizer que sou verdadeiramente apaixonado pelo que faço e feliz por toda minha trajetória até aqui.
É uma profissão que exige constante aprendizado, dedicação e um olhar atento aos detalhes. Acredito que a nossa área tem um potencial enorme para crescer e se profissionalizar ainda mais, e fico feliz em fazer parte disso, agradeço imensamente a oportunidade de compartilhar um pouco da minha experiência com vocês, ao nosso amigo Américo e é claro a Deus por tudo !
Piscinas O PORTAL 27 – Junho 25
Clique no link abaixo em azul e folhei nossa edição Piscinas o Portal / Junho 2025 …