Home Seções Entrevistas Tratador de Piscinas – Reginaldo – Araguari MG
Entrevistas - 5 de outubro de 2022

Tratador de Piscinas – Reginaldo – Araguari MG

What: 34 9919-3125 Araguari MG

1. Conte um pouco da sua história de tratador de piscinas.
Resp: Em 2011 ingressei no ramo de limpeza de piscinas através de um antigo amigo que já atuava no ramo num clube da minha cidade! Moro e trabalhoatualmente em Araguari MG, região do Triângulo Mineiro a cerca de 35 km da terceira maior cidade de Minas Gerais, Uberlândia! Antes atuava também com limpeza industrial, mais precisamente no respeitado frigrofírico Mataboi, iniciei como serviços gerais e logo fui levantado a líder de setor, cargo esse que ficava um degrau abaixo do encarregado de setor! Nesse frigorífico fiquei conhecendo o meu encarregado que já atuava no ramo de limpeza de piscinas e conciliava as duas atividades! Ele se chama Paulo Roberto Félix, em 2011 saímos do Frigorífico Mataboi e apenas atravessamos a Avenida e fomos montar a primeira equipe de higienização do outro frigorífico em frente, e acompanhei esse meu amigo que lá ainda era meu encarregado e eu seu braço direito! E os anos se passaram e continuo atuando no ramo de limpeza de piscinas! No ano de 2021 me veio em mente a procurar por grupos de WhatsApp pertinentes ao ramo de limpeza de piscinas! E através de um link no Face entrei no Grupo Piscineiros da Rodada ao qual sou Administrador juntamente com o seu criador o Arno Duarte de Dourados-MT e lá conheci o Marcelo de Jesus e a minha inspiradora de crescimento profissional a Carla Sabrina Pichutti Carvalho de Araçatuba-SP e me surgiu o convite através da Carla de participar de um dos maiores ou talvez a maior grupo de piscineiros do Brasil o GPP no qual tenho o orgulho de ser um dos admin! Daí então foi só crescimento em cima de crescimento e amizades em cima de amizades ! Cursos e mais cursos e projetado nas redes sociais através do GPP! Hoje sou eternamente grato ao Marcelo de Jesus e Carla de Araçatuba-SP por ter contribuído para o meu crescimento e entre outros colegas a mais!
2. Existe diferença entre os tipos de piscinas para tratamento? Nos explique
Resp: Sim existem diferenças! Tanto no que tange ao modo operacional do laboro de cada uma e seus devidos cuidados! Principalmente no que diz respeito à manipulação e adição de produtos de uma espécie de piscina para outra! As piscinas de vinil e fibra requerem mais atenção quanto a adição de derivados algicídas a base de cobre e os derivados clorados, ou seja, cloro granulado! Para que não haja reações químicas e posteriormente vir a manchar o vinil ou até mesmo danificar os respectivos materiais da parte física construtiva da piscina em questão! Até o modo de uso das mesmas seguem detalhes atenciosos e criteriosos ao proprietário e banhistas que venham a ultilizá-las! Um exemplo! Piscinas de vinil não podem ter contatos com objetos contundentes e cortantes para que não venham cortar o vinil e nada de objetos metálicos depositados no piso dessas piscinas, pois o mesmo em contato com o cloro o mesmo induz a oxidação do metal e consequentemente venha a manchar o vinil ou a fibra! Já as piscinas de azulejos tem que se uma atenção maior ao parâmetro de Dureza Cálcica, esse parâmetro tem que sempre está conforme com as legislações e órgãos oriundos as fiscalizações pertinentes aos seus comprimentos para que não haja decomposição prematura dos seus respectivos rejuntes tanto do piso como das paredes!

3. Quais as marcas de produtos químicos que trabalha? Tem diferença entre marcas?
Resp: Trabalho com todas as marcas de produtos ! Mais todo bom profissional tem que ter em mãos um bom produto e que solucione em loco as suas necessidades para cada ocasião! Em se tratando de acompanhamentos periódicos de equilíbrio químico e adições de produtos de acordo com as necessidades de cada água, temos que ter em mente como bom profissional e apto a exercer os seus labores! Quanto melhor a qualidade do produto, menor será as possíveis surpresas no seu dia a dia! Aprendi como encarregado de limpeza de frigorífico por realizar exaustivos testes de produtos químicos pertinentes ao setor de higienização que todo fabricante tem nos seus portfólios de produtos desde o primeira linha até o quinta linha! Ou seja o melhor até o mais fraco! Então temos que ter através do conhecimento na prática o discernimento de saber qual é o melhor e que lhe atenda bem e de forma célere! Costuma usar produtos novos? Sim ! Por isso participo de grupos de WhatsApp do ramo de profissão!

4. Costuma participar de treinamentos, lives etc?
Resp: Sim ! Sempre que surge algo novo!

5. Já encontrou algum caso curioso que possa nos contar?
Resp: Sim! Certa vez tive dificuldades para decantar uma piscina, por conta da Alcalinidade Total alta, chegou a incrível marca superior de 500 ppm!

6. O Clima interfere muito no tratamento de uma piscina?
Resp: Sim ! Principalmente no consumo de produtos e seus derivados! Até mesmo fator contribuinte para a o surgimento de doenças, bactérias, vírus, germes e fungos em águas quentes ausentes de uma boa desinfecção!

7. Quais são suas expectativas em relação ao mercado de piscinas para 2023?
Resp: Segundo prognóstico do setor e afins,as estimativas são bem animadoras!

8. Suas considerações finais.
Resp: Se você quer entrar para o ramo de tratamento e limpeza de piscinas, procure treinamentos e se qualificar bastante primeiro, principalmente na área química! Pois estamos constantemente adicionando produtos de alta corrosão nas piscinas que são os derivados clorados e outros!
E lidamos com a saúde de pessoas!
Ter conhecimento de equilíbrio químico e manipulação de produtos é primordial para um bom profissional da área!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Tratador Rodrigo SJC SP

1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…