Casa de Máquinas, ambiente importantíssimo para a piscina
Primeiramente, gostaria de expressar a minha alegria por ter participado da Feira Expolazer 2022. Foi muito bom poder estar revendo amigos, fornecedores e clientes de forma presencial. Confesso que me surpreendi com a quantidade de visitantes, a qualidade dos expositores e claro a excelente organização e apoio de todos os patrocinadores. Pontos que merecem destaque, foram as excelentes palestras que ocorreram nas oficinas
e também a grande quantidade de lançamentos de aplicativos e plataformas que atendem desde os tratadores de piscinas como a automação. Também me chamou muita atenção a grande quantidade de tratadores de piscinas que visitaram a feira, isso é muito bom para o segmento. E claro, a presença de visitantes de vários países que sempre prestigiam a nossa Expolazer.
Muito bem, retornando ao nosso tema desta edição, vamos falar um pouco de casa de máquinas.
Muitos falam casa de máquinas, casa das máquinas, quarto de máquinas, quarto das bombas, mas todos são
sinônimos e querem descrever o ambiente de extrema importância para a instalação dos equipamentos.
O projeto da piscina consiste não somente no tanque e nos lindos revestimentos que a piscina receberá, mas tem que contemplar todos os equipamentos que farão a filtração, o aquecimento, a desinfecção, a automação e iluminação da piscina. Estes equipamentos devem ser instalados na casa de máquinas, que é o local reservado para concentrar a maioria desses equipamentos, que precisam estar protegidos de chuvas e intempéries, pois, muitos são equipamentos elétricos e eletrônicos.
Mas como ter uma casa de máquinas bem projetada, qual melhor tamanho,
localização? Essas e outras perguntas tem que ser respondidas no projeto da piscina. Para isso, você deve sempre buscar profissionais capacitados que possuam conhecimento e boas referências. Muitas vezes, o engenheiro ou arquiteto que está projetando a piscina não tem muita vivência com os novos lançamentos de equipamentos e aí que o lojista de piscina entra para poder dar o suporte técnico comercial, para juntos chegarem na melhor solução para aquela piscina.
O primeiro ponto que vem logo à tona é se devemos sempre fazer a casa de máquinas abaixo do nível da piscina, ou seja, temos que escavar a casa de máquinas para que as motobombas trabalhem abaixo do nível da piscina, ou como muitos falam “afogadas”?
A resposta para essa pergunta é: depende! Depende dos modelos de motobombas que você vai utilizar, pois os modelos convencionais geralmente não são auto escorvante. Uma motobomba auto escorvante tem a capacidade de succionar a água da piscina mesmo acima do nível, e essa altura máxima permitida acima do nível da piscina deve ser consultada no catálogo técnico ou entrando em contato com o fabricante. Se você utilizar motobombas que são auto escorvante você pode construir sua casa de máquina no nível da piscina, como por exemplo, um quartinho, tipo banheiro onde você terá todas as motobombas instaladas acima do nível da piscina.
Mesmo existindo motobombas auto escorvante no mercado, a maioria dos projetistas preferem fazer a casa de máquinas abaixo do nível da piscina, para que a motobomba trabalhem “afogada” que sem dúvida é excelente para a elas.
Se listarmos os principais problemas presentes nas casas de máquina que não são bem projetadas, podemos
destacar:
– espaço reduzido;
– tampa de acesso estreita;
– ventilação inadequada;
– ausência de ralos para escoamento de água;
– rede elétrica precária e com riscos à segurança;
Para dimensionarmos o espaço da casa de máquinas precisamos saber as dimensões de todos os equipamentos que serão instalados e fazermos a disposição deles dentro do espaço disponível. Vale lembrar que alguns procedimentos requerem um espaço a mais, como por exemplo a retirada do cesto do pré filtro da motobomba para a limpeza. Se não deixarmos esse espaço, com certeza não vamos conseguir fazer a limpeza do pré filtro. O arranjo da tubulação, o posicionamento dos registros para facilitar sua operação são pontos que devem merecer atenção afim de melhorar o dia a dia da manutenção na casa de máquinas.
A porta ou tampa de acesso à casa de máquinas deve ser larga o suficiente para permitir a entrada de todos os
equipamentos, e em especial o filtro de areia que é o maior deles. Muitas destas portas ou tampas são feitas de aço ou fibra e suas dimensões devem permitir o acesso dos equipamentos.
Já presencie diversas casas de máquinas onde o pessoal constrói a casa de máquinas, colocam o filtro dentro dela e depois instalam a tampa, e aí quando for preciso fazer uma manutenção no filtro, por exemplo, ele não vai sair, pois a tampa era muito estreita. E a única solução nesses casos será quebrar para poder retirar o filtro.
Outro ponto que preocupa bastante na execução da casa de máquinas é a ventilação. Como sabemos, na casa de máquinas serão instalados as motobombas que possuem motor elétrico que esquentam, controladores eletrônicos para aquecimento solar, iluminação, automação, equipamentos para desinfecção, como geradores de ozônio, geradores de cloro ou ultravioleta. Todos estes equipamentos possuem placas eletrônicas que devem trabalhar em locais não muito quentes e nem úmidos, pois se assim for sofrerão alguma avaria.
Já quanto ao ralo da casa de máquinas, é muito importante termos um dreno para caso houver um vazamento de água ou mesmo procedimentos de manutenção que liberem água. As vezes chuvas fortes promovem entrada de água na casa de máquinas, e aí o ralo fará sua função de escoar essa água.
E não menos importante que os outros pontos, a instalação da rede elétrica, ela deve vir do quadro de energia da casa, e deve sempre ter um disjuntor residual (DR) pois é obrigatório e serve para
proteger de fugas de correntes, e claro não devemos esquecer do aterramento.
Hoje, já temos vários fabricantes pensando na casa de máquinas com mais atenção, temos tampas com canaletas de drenagem e ventilação e ainda com a opção de assentamento de pisos cerâmicos nela o que melhora a estética. Vários fabricantes de motobombas já possuem modelos de motobombas auto escorvante, com motores blindados que não se danifica caso seja exposta a água, como
inundação das casas de máquinas, encontramos também quadros de ligação e comando dos equipamentos de forma bem protegida.
E para finalizarmos, o profissional que irá montar a casa de máquinas é peça fundamental para ela ser funcional e
segura. A montagem das tubulações, alinhamento, prumo, nível é muito importante e somente um profissional capacitado e caprichoso pode fazer essa tarefa.
Lembre- se que na casa de máquinas se encontra uma boa parte de seu investimento da piscina, literalmente um tesouro enterrado. Então faça da melhor forma para que seus equipamentos operem corretamente e com segurança por um bom tempo, pois se comprovado que o equipamento estava instalado em condições impróprias o fabricante com certeza não dará garantia caso ocorra um problema.
Sendo assim, me despeço com a certeza que esta temporada que se inicia com a primavera trará muito sucesso para todos nós, pois estamos fazendo sempre o nosso melhor.
Até breve.
Rogério Fonseca Alves
Diretor POOLPARTS
www.poolparts.com.br
Tratador Rodrigo SJC SP
1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…