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Marketing / Comunicação / Vendas - 10 de abril de 2021

A Evolução dos serviços de Saneamento baseados na era industrial 4.0

Quando falamos sobre saneamento estamos falando de um serviço transversal que está geograficamente localizado em todo os seus municípios e que abrange praticamente todos os setores produtivos, tanto
público ou privado. Agravado com os crescentes problemas decorrentes das mudanças climáticas, os altos níveis de poluição ambiental causados pelas descargas de águas residuais e industriais não
tratados corretamente, juntamente com as baixas porcentagens de acesso e fornecimento de água
potável de qualidade, estão fazendo com que a água se torne o bem mais precioso do século XXI.

Diante dessa questão, conforme necessário, é essencial o controle exaustivo do consumo e da qualidade desse precioso recurso. É por isso que atualmente, o setor de saneamento está passando por um processo de transformação digital (Saneamento 4.0) em seus processos de produção, operação e serviços.

A Internet das Coisas – IoT (Internet of Thing) é uma coleção de tecnologias que ajuda a alcançar um resultado tanto para “coisas” quanto para seus usuários/clientes. O benefício para as “coisas” é a confiabilidade, com dados e análises usados para prolongar sua vida, protegê-los contra falhas ou garantir o pico de desempenho. A vantagem para o usuário/clientes pode ser proteger um investimento, ou ter uma máquina funcionando conforme desejado. Hoje, a Internet das Coisas é visível em carros e edifícios conectados, eletrodomésticos inteligentes e outras “coisas” que podem ser feitas “inteligentes”. Quatro camadas centrais compõem a Internet das Coisas.
Primeiro, existem dispositivos, como os mencionados acima, equipados com sensores (por exemplo, pressão, temperatura, vídeo, movimento), atuadores e recursos de “edge computing”, que permitem ao dispositivo executar uma computação simples localmente, em baixas latências. Em segundo lugar está a
conectividade, que permite que os dispositivos se juntem à Internet por redes celulares, Wi-Fi e de baixa potência. Terceiro, existem plataformas de habilitação baseadas em computação em nuvem.

Através da incorporação da solução tecnológica de IoT que permite monitorar a cadeia produtiva, gerar dados em tempo real e analisá-los por meio de regras e parâmetros, bem como o uso da inteligência
artificial (quando implantada) permitirá a geração de informações mais precisas para a tomada de decisão da empresa e tornar o usuário/cliente parte ativa do processo. Consequentemente, pretende-se obter maior eficiência na operação, aprimorar indicadores, reduzir perdas e despesas.

A IoT tem potencial para criar valor de várias formas importantes: produtividade e eficiência. Dispositivos conectados nas estações de tratamento de água ou esgoto, reservatórios, redes de distribuição de água e nos hidrômetros podem ajudar a operação da empresa de saneamento a rastrear e inventariar equipamentos e redes, bem como fornecer detalhes sobre o “status” em questão, de modo a reduzir o tempo gasto investigando problemas e realizando inspeções regulares pessoalmente.

A solução integrada de aplicação e componentes de Internet das Coisas – IoT no Saneamento 4.0 permite a conexão/coleta de dados dos sensores dos processos operacionais (Automação) e dos medidores de
consumo há um banco de dados do tipo Big Data para armazenamento e sem uma camada superior a
execução de uma aplicação de gerenciamento onde os dados coletados são analisados.

O monitoramento de todos esses dados permite obter informações estratégicas, táticas, operacionais e
comerciais para a melhoria continua, eficiência e eficácia dos serviços prestados à população.

O Saneamento na era da Industria 4.0 permitirá aprimoramento dos processos de gestão comercial, eficiência operacional, perdas e gestão do consumo. Exemplificando, é possível identificar perdas operacionais por vazamentos, água não faturada e consumo faturável, fraudes, padrões de consumo estabelecidos, notificações de alarme ajustáveis para evitar anomalias e análise do desgaste do hidrômetro a partir do perfil do cliente.
Acrescente-se ainda como benefícios a melhoria nos indicadores e na assertividade, maior disponibilidade do fornecimento e abastecimento de água, antecipação aos possíveis problemas, mitigação de riscos, aumento do índice de satisfação dos clientes e melhoria no processo de troca preventiva dos hidrômetros.

Além disso, através da integração de sistemas de terceiros na plataforma de Saneamento 4.0, o gerenciamento administrativo de clientes, suas faturas e o serviço de atendimento ao cliente serão facilitados. Permitindo implementar um relacionamento proativo na prestação de serviços por meio de contínuo monitoramento de vazamentos internos, análise do perfil de consumo do cliente.

O Saneamento 4.0 incrementará ainda mais em informações detalhadas e transparentes à população reforçando a imagem inovadora para as empresas públicas ou privadas de saneamento básico junto aos concessionários, agentes reguladores, acionistas e clientes.

 

Eng. Daniel Bocalão Jr
dbocalao@gmail.com
linkedin.com/in/danielbocalao

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