Home Seções Marketing / Comunicação / Vendas AUTOMAÇÃO -Por que ter um sistema de automação na sua piscina? por Rogério Fonseca
Marketing / Comunicação / Vendas - 6 de agosto de 2021

AUTOMAÇÃO -Por que ter um sistema de automação na sua piscina? por Rogério Fonseca

Rogério Fonseca Alves - Diretor POOLPARTS - www.poolparts.com.br

Origem da automação

A automação teve seu início nas indústrias e começou a ganhar destaque na sociedade por volta da segunda metade do século XVIII, na Inglaterra. Foi nessa época que os sistemas de produção artesanal e agrário começaram a se transformar em industrial e foram desenvolvidos os primeiros dispositivos simples e semiautomáticos. As indústrias de hoje, são indústrias altamente automatizadas com alta capacidade de produção. Atualmente estão entrando na era da indústria 4.0 ou quarta revolução industrial que se utiliza de algumas tecnologias para automação e troca de dados como, internet das coisas e computação em nuvem. O foco da quarta revolução industrial é a melhoria da eficiência e produtividade dos processos.

Cada dia mais a automação vem ganhando presença em nossas vidas. Não faz muito tempo em que minha avó ficava espantada como um forno microondas era capaz de ferver um copo de água tão rapidamente, e o celular então! Era um objeto de outro mundo!
O tempo foi passando e a inovação tecnológica que antes era só dos supercarros e dos de corrida da fórmula 1 chegaram aos nossos humildes carros. Hoje nós temos carros que freiam e manobram sozinho, são carregados na tomada e até mesmo falam conosco! É a tecnologia a nosso favor para facilitar as nossas vidas. E a piscina não poderia ficar fora dessa, não é mesmo?

No passado o único equipamento que a piscina possuía era o sistema de filtração, sendo a motobomba o equipamento elétrico foco para tentar realizar algum tipo de automação.
Um dos primeiros recursos de automação para a piscina de nossas casas foi o famoso TIMER, que nada mais é que um dispositivo eletromecânico que era ajustado para ligar e desligar a motobomba durante um certo horário.
Outro produto que não é eletroeletrônico mas trouxe menos dependência para as piscinas, foram os cloradores flutuantes ou margaridas como chamados por muitos. Estes produtos são dispenser de pastilha de cloro que irão se dissolver lentamente e promoverão a cloração da piscina diminuindo o trabalho do tratador, e isso é um tipo de automação.

Muito bem, mas por que eu devo automatizar minha piscina?

Nosso principal objetivo de automatizar a piscina é para dar menos trabalho para quem cuida e mais comodidade para quem usa.

Vamos ver onde podemos aplicar a automação em nossas piscinas.

Sistema de filtração: de acordo com a norma da ABNT as piscinas precisam ser filtradas diariamente por algumas horas. Sendo assim, temos que ter um sistema que faça essa ação de ligar e desligar a motobomba do filtro todos os dias e garantir que ela funcionará por todo tempo necessário para a filtração. Para isso podemos fazer uso do nosso famoso TIMER sem problema algum. Mas atenção, muitos TIMERS não são apropriados para o uso com motores elétricos, muitos são fabricados para comandar equipamentos de baixíssima potência e quando instalados para comandar as motobombas acabam queimando facilmente. Também devemos salientar que vamos ter a necessidade de automatizar outras funções de nossa piscina e ai será necessário mais equipamentos que podem ser de forma individual ou mesmo em um único equipamento, formando um sistema completo para a automação da piscina.

Sistema de aquecimento: uma piscina tem que ser usada por todo ano, seja no verão ou inverno e para isso temos que ter uma automação que realize o aquecimento e controle a temperatura da água de forma adequada para promover o conforto térmico.

Tratamento da água: toda piscina necessita receber tratamento, seja ele somente com os produtos químicos ou auxiliados com os equipamentos de tratamentos alternativos, como ultravioleta, ozônio ou ionizadores. Também destacamos as bombas dosadoras que podem dosar produtos químicos na dosagem correta melhorando a qualidade do tratamento e também reduzindo o consumo dos produtos químicos, além de deixar o tratador mais livre para dar a manutenção em outras partes da piscina.

Limpeza e aspiração da piscina: o trabalho de peneirar, escovar e aspirar a piscina, sem dúvida já foi xingado por muitos donos de piscinas. Sim! É um trabalho difícil de ser feito e por isso devemos valorizar muito o tratador da piscina, ou piscineiro como muitos são chamados. Hoje já temos disponíveis no mercado robôs de limpeza que farão a aspiração do fundo da piscina automaticamente, as indústrias desenvolveram modelos de robôs simples e complexos dando muita opção ao consumidor. Para o tratador o robô passa a ser uma ferramenta que pode aumentar sua produtividade. Também existem no mercado os sistemas auto limpantes do fundo da piscina, que são formados por jatos aspersores instalados de acordo com projeto no fundo da piscina, fazendo uma varredura de todos os detritos em direção ao ralo de fundo, estes sistemas são importados e são comercializados e instalados por revendedores e lojistas especializados.

Capa de proteção automatizada: pouco difundida ainda no Brasil, as capas de proteção ou coberturas automatizadas fazem com que o ato de cobrir a piscina se torne mais fácil, pois estas capas possuem motores que fazem o trabalho duro de colocar e retirar a capa.
Também são comercializadas e instaladas por revendedores e lojistas especializados.

E agora vamos falar da comodidade que a automação pode trazer para nossas piscinas.

Iluminação: hoje não é nenhum luxo ter refletores na piscina para trazer a beleza da iluminação branca ou colorida para a piscina a noite. Antigamente, tínhamos que ir até a casa de máquinas para ligar e desligar um refletor que era de lâmpada halógena ou dicroica. Hoje os refletores são modernos construídos com leds de alto brilho e cores diversas, os módulos controladores de iluminação promovem a combinação de diversas cores além de promover efeitos luminosos incríveis que podem até mesmo estar sincronizados com a batida da música ao redor da piscina.

Recursos Aquáticos: cascatas, bicos de hidromassagem, jatos decorativos e borbulhadores, são equipamentos que trazem conforto e beleza para a piscina. Todos estes recursos são acionados por meio de motobombas que podem ser acionadas por controle remoto com a maior tranquilidade do mundo. Então mesmo deitado em uma espreguiçadeira você pode ligar e desligar seus jatos de hidromassagem, sua cascata, seus jatos decorativos e borbulhadores sem fazer nenhum esforço.

E tudo isso não seria completo se não falarmos dos nossos smartphones que hoje são indispensáveis. Através das redes wifi podemos conectar nossos celulares aos sistemas de automação da piscina e com isso trazer mais comodidade ao interagir com a piscina.
A automação residencial já está presente em muitas casas de nosso país, seja através de fechaduras biométrica ou mesmo através de sistemas de automação como a Alexia da Amazon ou Google Home, que tornam nossa casa inteligente, promovendo o controle
da iluminação, do ar condicionado, dos equipamentos de áudio e vídeo, do portão de garagem, da piscina, da irrigação do jardim e muito mais.

O importante é saber qual nível de automação o consumidor deseja. Por isso é muito importante uma boa conversa para apresentar de forma clara e objetiva todos os recursos e benefícios da automação da piscina. E realizar um orçamento coerente e sem abusos de preços para promover uma maior expansão da tecnologia.
Os revendedores e lojistas devem estar muito atento aos equipamentos e sistemas ofertados pelas indústrias, hoje existem várias indústrias brasileiras que fabricam excelentes sistemas de automação desde o mais simples aos mais tecnológicos.
Também existem empresas que importam equipamentos, e aí vale ressaltar que devemos estar atentos ao treinamento, a assistência técnica e a reposição de peças desses equipamentos. Não adianta termos um equipamento da NASA em nossa piscina que pagamos caríssimo e quando queimar não termos assistência e peças disponíveis.

O mercado está aquecido para estes equipamentos, a automação está mais acessível em vários setores e não seria diferente nas piscinas, por isso você lojista que não tem atuado muito nesse segmento, pesquise e estude sobre o assunto, conte com a ajuda dos fabricantes que, com certeza, você vai dar um salto não só em vendas, mas em conhecimento também.

E lembre-se: a informação é a nossa melhor estratégia para melhorar nosso desempenho! Sendo assim, me despeço com a certeza que dias melhores virão e que estamos fazendo o nosso melhor.

Até breve

Rogério Fonseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Tratador Rodrigo SJC SP

1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…