Home Seções Marketing / Comunicação / Vendas Capa Térmica para Piscinas, O Cobertor da Piscina

Capa Térmica para Piscinas, O Cobertor da Piscina

Nesta edição vamos bater um papo sobre capa térmica para piscinas.

Com o friozinho chegando o uso da piscina fica menos frequente e aí precisamos ter a ajuda dos sistemas de aquecimento que irão garantir uma temperatura agradável para podermos curtir a piscina durante esse período mais frio.

Os sistemas de aquecimento são compostos por aquecedores, bombas, controladores de temperatura e a capa térmica. Sim, a CAPA TÉRMICA é fundamental nesse sistema. Ela tem a função de diminuir a perda de calor na piscina, além da redução no consumo de energia elétrica ou gás, do sistema de aquecimento. Outro benefício é a redução no consumo de água e de produtos químicos com a diminuição da evaporação.

Às vezes os consumidores pensam que a capa é um simples plástico bolha mais grosso, mas não é bem assim. Por isso, é muito importante esclarecermos alguns pontos que irão fazer toda a diferença na hora da venda e também da eficiência da capa térmica. Vamos começar?

A capa térmica é feita com qual tipo de plástico? E quanto a espessura e a cor desse plástico, e o formato das bolhas, são realmente importantes?

Ela é feita com um filme plástico de polietileno e possui aditivo anti UV para proteção contra os raios
ultravioleta do Sol, ou seja, não é um plástico bolha comum. Quanto a espessura a capa pode ser de 300, 400 e 500 micra (micra é uma unidade de medida de espessura e equivale a 0,001 milímetro), espessuras maiores irão proporcionar maior durabilidade e também menor perda de calor da água para o ambiente. Já a cor, a maioria dos fabricantes produzem a capa na cor azul, sendo que quanto mais transparente maior será a
penetração de luz solar.

Em piscinas que não recebem tratamento adequado a proliferação de algas é acelerada, por isso existem capas que tem uma das faces na cor preta, justamente para bloquear a luz solar e, consequentemente, diminuir a
proliferação das algas.

Um dos diferenciais dos fabricantes é o formato e tamanho das bolhas, que tem como objetivo a redução dos espaços entre bolhas resultando no aumento do isolamento térmico.
Desta forma, quanto menos espaços entre as bolhas tivermos por metro quadrado da capa mais eficiente será a capa.

Como a capa térmica é fabricada para o tamanho da piscina?

Devido a matéria prima ser disponibilizada em bobinas com larguras que variam em torno de 2,10m será necessário realizar emendas ou soldas. Elas são feitas por máquinas que podem ser simples, como as seladoras ou máquinas mais complexas, como os sopradores de ar quente manual ou automático.

A qualidade da solda é muito importante para a garantia da emenda com o uso e o desgaste natural.

Como deve ser feita a instalação da capa térmica na piscina?

Muitos fabricantes entregam a capa térmica com dimensões maiores, para que o instalador faça ajustes de acordo com o formato da piscina.

Isso garante uma perfeita cobertura fazendo com que não haja espaço livre entre a capa e a parede da piscina evitando a perda de calor. Acessórios como enroladores podem facilitar a colocação e retirada da capa, principalmente, em piscinas de maior porte. Nunca devemos esquecer que a face que contém as bolhas deve estar em contato com a superfície da água. Outro ponto de extrema importância é que a capa térmica nunca deve ser usada como capa de proteção ou segurança, pois ela não suporta o peso de pessoas ou de animais.

Como melhorar a durabilidade da capa térmica?

A durabilidade da capa térmica pode ser afetada com o excesso de produtos químicos, com o atrito ao colocar e retirar a capa, pois se a capa for arrastada no piso as bolhas poderão romper e pelo armazenamento em local
desprotegido do Sol.

Como mostra a figura abaixo,

 

 

a capa armazenada de forma inadequada sofrerá ação solar que promove o aquecimento da água clorada que ainda está na capa após a sua retirada, isso poderá agredir fortemente o material.

Para isso não ocorrer proteja a capa da ação solar ao armazená-la.
Não deixe que o clima mais frio impeça o uso da piscina. Faça uso de sistemas de aquecimento e não esqueça de cobrir a piscina com a capa térmica.

E lembre-se: a informação é a nossa melhor estratégia para melhorar nosso desempenho!

Sendo assim, me despeço com a certeza que dias melhores virão e que estamos fazendo o nosso melhor.

Até breve.

 

Rogério Fonseca Alves
Diretor POOLPARTS
www.poolparts.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Tratador Rodrigo SJC SP

1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…