Dica comercial para seu negócio
A grande maioria dos empreendedores notam que aumentar a carteira de cliente é um índice muito relevante para todos tipos de negócios.
Quando o empreendedor possui a percepção comercial que além de procurar aumentar o número de clientes, existe a possibilidade também de crescimento do ticket médio para o setor comercial.
O ticket médio é um índice que o administrador pode potencializar as vendas para cada cliente, sendo o oferecimento de algo a mais que o seu consumidor procura na sua loja física e/ou digital.
Alguns exemplos de ticket médio nos seguintes tipos de negócios:
Em uma floricultura física e/ou on line, quando o cliente compra uma determinada flor de sua preferência, logo o vendedor fisicamente ou no site e aplicativo, precisa oferecer complementos para aumentar as
vendas do seu empreendimento com o oferecimento de cartão, ursinho de pelúcias, chocolates e etc.
Dessa forma nas vendas físicas o gerente comercial consegue acompanhar qual a performance de cada vendedor com os resultados do ticket médio. Ainda se pode acompanhar também o resultado das vendas do ticket médio online em cada compra no site ou aplicativo.
Podemos calcular, o índice do ticket médio com a seguinte fórmula:
Ticket médio = Valor em (R$) total das vendas em um determinado período / Número de clientes que compraram no mesmo período
Um exemplo prático para seu empreendimento, seu setor comercial totalizou R$ 8.250.00 em vendas no mês de abril de 2021, que representa as compras de 30 clientes no mesmo período em abril do mesmo ano.
Sendo assim, o ticket médio do mês em referência foi de R$ 200,00.
Ticket médio = 8.250,00 / 42
Ticket médio = 275
A maneira para o ticket médio ser calculado mensal, diário ou de outro período de tempo é sempre o mesmo procedimento.
Pode-se usar o aumento do ticket médio em prestação de serviço, em uma barbearia que o corte de cabelo e barba são de conhecimento de todos o tipo de trabalho oferecido, aumentar o número de clientes é
essencial para o negócio, mas alavancar o Ticket Médio fará um diferencial do faturamento no final do mês, oferecendo perfume masculino, bebidas e etc.
Lembre-se o índice de ticket médio cada vez maior, indica a performance da equipe de vendas e no caso on line a eficiência e eficácia da sua página comercial.
Angelo Di Stefano
Mestre em Administração
Tratador Rodrigo SJC SP
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