Home Seções Marketing / Comunicação / Vendas E agora? Está chegando a temporada!
Marketing / Comunicação / Vendas - 29 de setembro de 2021

E agora? Está chegando a temporada!

Jeferson Christo

Olá caros leitores da Piscinas o Portal, que bom poder partilhar com vocês nesta edição que está encantadora e com muita gente boa envolvida, obrigado aos diretores pela oportunidade e o espaço para podermos refletir um assunto de suma importância, espero que esta leitura possa servir como alavanca para impulsionamento de boas ações e negócios.

Confúcio, um filosofo pensador oriental dizia que: “Para prever o futuro, basta estudar o passado”. A filosofia do Confucionismo serve como base da ética empresarial japonesa e é admirada em todo mundo por encorajar o
desenvolvimento econômico, formação do caráter e importância da educação.
Citei uma frase de Confúcio para esta reflexão pois vem a ser de suma importância neste momento que é de imprevisibilidade para o mercado, sobretudo em nosso segmento que ainda estamos vivendo da resiliência da temporada passada, onde muitos previam o pior cenário e fomos surpreendidos com a impressionante alta na demanda. Agora, as incertezas que atingem direto o mercado financeiro, tais como: aumento dos preços de fretes, combustível, inflação, matérias primas e itens em geral que impactam diretamente na nossa rede de produtos, nos exige um grau elevado para administrar e gerir nosso negócio.
Arriscar em meio a este cenário inédito é um desafio até para os maiores empreendedores, exige além da experiência, estudo de todos os movimentos e cenários do mercado, neste contexto, me lembrei da
seguinte frase:

“Para prever o futuro, basta estudar o passado”. Ficar aguardando o que irá acontecer, poderá acarretar irreversíveis danos colaterais, como a possível perda de negócios, então penso que é chegada a hora de colocar em ação os seus projetos para a temporada, que será fenomenal, e acredito que estudar e analisar o passado, irá te ajudar a constatar que foi devido à falta de mercadorias que ocasionou, perdermos boas oportunidades de negócios ou gerou insatisfação em nossos clientes com as demoras. Sendo assim, vejo que uma das ações mais importantes neste momento é: Garantir mercadoria! Para não parar de rodar, pois se parar de rodar no meio da estrada pode ser fatal.

Um exemplo claro desta situação é quando saímos de carro em uma viagem. Imagine
alguém que ficou parado por pane seca, com o bolso cheio de dinheiro e ainda ter passado por vários postos de combustíveis na estrada, com a família toda no carro, e para agravar acabou perdendo o vôo para a viagem dos
sonhos. Esse com certeza aprendeu a prever o futuro.
E assim aconteceu com o mercado em 2020, indústrias e revendas desabastecidas e uma corrida desenfreada para retomar as atividades em um cenário que cresceu consideravelmente de um dia para o outro e que estava fora de qualquer previsão.
Neste caso não tínhamos balizadores para comparação, era como se “o ponteiro do combustível estivesse quebrado”, mas agora, entendemos que 2020 foi uma boa escola!
E com um fator positivo, 2021 temos mercadoria suficiente para suprir a demanda e temos a oportunidade para estocar pois a previsão é aumentar ainda mais o crescimento!

Estude e conheça muito bem seu o negócio, coloque literalmente os planos no papel ou na tela do computador, registre, planilhe, crie um planejamento estratégico, participe, ouça e envolva toda sua equipe eles são importantes para o êxito do resultado, desafie seu grupo, sente com seu fornecedor e realize a melhor temporada de todos os tempos.

Sucesso ! Deus nos proteja e abençoe !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

O Portal edição Expolazer AGO/24

Piscinas o Portal Ago/24 Clique no nome em azul acima e leia nossa edição …