Home Seções Entrevistas Experiências no segmento de piscinas por Forlenza, Professor Piscinas
Entrevistas - 6 de outubro de 2022

Experiências no segmento de piscinas por Forlenza, Professor Piscinas

Forlenza, um pouco de sua história, trajetória, conhecimento e experiências

Iniciei minha carreira no seguimento de piscina em março de 1993, quase 30 anos.
Entrei em uma grande empresa de produtos químicos de São Paulo como vendedor e esporadicamente ministrava curso de tratamento de piscina para zeladores e caseiros, no máximo 20 pessoas a cada 3 meses.
Ministrar treinamento e revender produtos me obrigou a pesquisar sobre os produtos, iniciou-se então minha busca de conhecimentos no tratamento. Sem a internet a maneira mais fácil de pesquisar era em bibliotecas ou algumas poucas revistas ou folhetos de fornecedores, não havia cursos de piscina de nenhuma fábrica de produtos, equipamentos ou acessórios no ramo de piscina.
Foram quase quatro anos de estudo e pesquisa sobre produtos e todo tipo de tratamento, filtros, aquecimento,
segurança etc.
Posteriormente fui contratado pela hth para a área de vendas externas e também para desenvolver os treinamentos para clientes, pois a hth já realizava modestamente alguns treinamentos no Brasil.
Durante meu trabalho de vendas externas foram realizados vários treinamentos em lojas, sempre com um número reduzido de pessoas, principalmente colaboradores das lojas, zeladores, caseiros e alguns piscineiros (as).
A demanda por conhecimento por parte dos consumidores sobre tratamento de piscina aumentou exponencialmente, me obrigando a deixar a área comercial após oito anos e me dedicar exclusivamente aos treinamentos e palestras. Fui em busca de cursos, um dos mais importantes na época era realizado pela CETESB em SP e também por um Sargento do Corpo de Bombeiros de SP no Parque da Água Branca – SP promovido pela Secretaria de Esportes do Estado de SP. Fui certificado nos dois.
Conheci o Sr. Nilson Maierá (Gentleman) onde pude contribuir com informações em alguns capítulos do seu livro
Piscina Litro a Litro (recomendo) e tive o prazer de ser seu aluno em um curso por ele ministrado sobre tratamento e segurança.

Em busca de mais conhecimento, consegui o certificado de tratamento de piscina, ministrado pela hth na cidade da Carolina do Sul nos EUA.

Certificado Internacional de Operador de Piscina – EUA

 

Também consegui o certificado de tratador de piscina (CPO) pela NATIONAL SIMING POOL FAUDATION (NSPF) na cidade de Atlanta – EUA. Este certificado é reconhecido em vários países do mundo. Também nos EUA fiz um estágio em uma loja e acompanhei um tratador no tratamento e recuperação de água de piscina em muitas residências.

Em 2014 após muito estudo e esforço consegui o certificado de INSTRUTOR OFICIAL DA AMÉRICA DO SUL da NSPF – Curso que fui instruído durante três dias na cidade de Indianápolis – EUA.

Tive o privilégio de visitar feiras de piscina nos Estados Unidos, Lyon -FR e Barcelona – ES.
Na Feira de Bercelona (2021) tive a honra de estar representando a empresa NADO LIVRE PISCINAS, que recebeu o certificado por ter se classificado como uma das três melhores piscinas construídas no mundo

Recebimento do certificado classificação entre as três melhores piscinas construídas em 2020 no mundo – prêmio recebido na Feira de Piscina em Barcelona – 2021

 

(Projeto NATURAL BEACH POLL), onde concorreram vários países da América, Europa e Oceania.
A piscina foi construída no Eco Resot Santa Clara em Dourado SP, parabéns Sr. Roberto!

Dentro da hth, fiz um estágio na fábrica de hipoclorito de cálcio (cloro hth) que fica em Pernambuco e
também fiz uma pesquisa em loco em uma indústria de Sal na cidade de Macau no Rio Grande do Norte.

Em 2007 a hth fechou um contrato com o Comitê Pan Americano de Jogos que foi realizado no Brasil – PAN 2007 RIO.

Tratamento de recuperação da água verde nas Olimpiadas RIO 2016

 

Nossa responsabilidade era cuidar das três piscinas olímpicas do Complexo Maria Lenk, as duas piscinas do estádio do Maracanã e as nove piscinas da Vila Pan Americana, um conjunto de prédios onde os atletas e suas comissões
técnicas se hospedavam.

Neste período conheci um grande profissional que hoje mora e trabalha em Miami EUA, o Rodolfo.
Trabalhamos juntos no tratamento físico e químico destas piscinas do Pan Americano 2007, foram 30 dias de muito aprendizado e crescimento.

Em 2008 fui visitar a maior piscina do mundo que fica na cidade de Algarrobo – Chile. Foi um dia inteiro andando e conhecendo as particularidades desta gigante piscina, uma experiência sem precedentes.

Com a fábrica da hth na Argentina, fui convidado a Fazer uma palestra para a Administração Nacional de
Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT) órgão semelhante a ANVISA no Brasil.
Aproveito para agradecer a família da Senhora Ana Lip da cidade de
Assunção no Paraguai, uma importante distribuidora da hth que organizou um treinamento para seus clientes que tive o prazer de ministrar.
Também no Brasil ministrei uma palestra em Brasília para os profissionais da ANVISA que buscavam entender mais sobre tratamento e segurança.

Durante esta minha jornada pude conhecer algumas fábricas de piscinas de fibra (HenriMar, Fibratec etc), vinil (Sodramar, Cipatex etc ), filtros
(Jacuzzi, Albacet, Sodramar, Netuno etc) e assessórios. Fica aqui meu agradecimento a todos os profissionais destas e outras fábricas que me abriram as postar para meu aprendizado.

Ministrei cursos para a FIA – Fundação Nacional de Administração – USP e também vários cursos para colaboradores das piscinas da Prefeitura de SP e do CEU´s.
Tenho muitos artigos escritos para revistas e jornais que são de extrema importância principalmente para o consumidor leigo.

Tive a satisfação de participar de
várias reuniões presenciais da comissão de debates da melhoria das normas da ABNT, voltada principalmente para segurança que posteriormente virou lei para todo o território nacional. Atualmente está em debate a atualização da norma da ABNT para tratamento e sanitização de água de piscina.
Parabenizo aqui a ANAP e todos os envolvidos.

Não posso deixar de mencionar uma das grandes experiências que tive
durante as Olimpíadas de 2016 realizadas no Rio de Janeiro. Fomos acionados para a recuperação da água da piscina de Saltos Ornamentais que ficou verde no segundo dia de competição e a piscina de Polo Aquático que estava ficando turva e verde também.

Foram 5 dias de trabalho incessante, noites sem dormir com tratamentos realizados durante as madrugadas. Valeu o esforço, conseguimos deixar a água cristalina para os últimos dias de competição. Fica registrado aqui meu agradecimento aos amigos Bastos, Rafael Bufo, Sidnei entre outros que colaboraram nesta missão tão difícil.
Muito obrigado!
Com a pandemia passei a realizar lives semanais através do instagram da hthbrasil, hoje, com a pandemia menos intensa estas lives passaram a ser quinzenais, todas estão gravadas no Youtube da hthbrasil.

Minha rotina de treinamento presencial em várias cidades do Brasil está voltando gradativamente ao normal.

Quero mencionar os dois últimos cursos que participei como aluno, ambos ministrados por profissionais capacitados, com muito conhecimento químico, Sr. Jorge Macedo e Sr. D´Artagnan (UCCW – CURSOS), estes foram os protagonistas. Vários profissionais do seguimento também tiveram a satisfação de reciclar e aprender com estes dois treinamentos on line. Parabéns!

Finalizo agradecendo primeiramente a Deus por ter me dado estas oportunidades e experiências, agradeço também as centenas de pessoas (representantes, colaboradores, lojas, instituições etc) que direta ou indiretamente contribuíram para o meu aprendizado nestes quase 30 anos.

Agradeço ao Beto da Piscina o Portal por conceder este espaço para eu compartilhar algumas experiências que tem me feito crescer como profissional e também ajudado outras pessoas.

Desejo sucesso a todos, e mais uma vez, obrigado!

Forlenza
Prof. Piscina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Tratador de Piscina Moisés Cuiabá MT

1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…