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Entrevistas - 30 de novembro de 2022

Loja Ramiro Piscinas – Rio do Sul – SC

1. Conte um pouco da história da loja.
Resp: No ano de 1984 Carlos Ramiro da Silva, mais conhecido por Ramiro,
já vendia produtos químicos para limpeza geral e também para piscinas, principalmente hipoclorito de sódio. Em 22/01/1991 Ramiro e Lena, na época sua esposa, compram a filial da Peron Piscinas em Rio do Sul – SC e surge então a Ramiro Piscinas.
Desde então a Ramiro Piscinas atendeu clientes principalmente no Alto Vale do Itajaí, região de Santa Catarina, e até se aventurando em algumas cidades mais distantes, como Capanema no Paraná. O maior volume de vendas era de
piscinas em fibra, mas sempre atendendo também clientes que desejavam piscinas em vinil e em alvenaria. Lena e Ramiro tem 3 filhos. Entre idas e vindas dos filhos nas atividades da loja, hoje o Alexandre, filho mais velho, e o Juan, filho mais novo, administram a loja em conjunto com a Lena, que cuida do
financeiro da empresa. Luís Henrique, filho do meio, também já trabalhou na loja e hoje possui uma empresa de manutenção e limpeza de piscinas. Seu Ramiro se aposentou em maio deste ano, mas, como o bom filho à casa torna, duas ou três vezes por semana vem dar o ar da graça na empresa e ver se está tudo indo bem.
Por conta da qualidade dos produtos oferecidos e expertise na atividade, de alguns anos para cá a Ramiro Piscinas atendeu praticamente apenas obras de alto padrão em alvenaria e vinil. Não foi algo proposital, mas sim uma direção tomada pelos negócios por si só. Percebendo essa guinada que o próprio mercado direcionou, a Ramiro Piscinas decidiu então encerrar as vendas de piscinas em fibra em 2020, focando, agora sim por decisão própria, apenas em piscinas de alvenaria e vinil.

2. Quais linhas de produtos que comercializa?
Resp: A Ramiro Piscinas fornece uma completa linha de equipamentos e acessórios para todos os tipos de piscinas. Filtros, motobombas, dispositivos para alvenaria, vinil e fibra, refletores e módulos com automação inclusive por aplicativo no celular, bolsões em vinil e tela armada, saunas, banheiras de hidromassagem e spas. Na loja os clientes dispõem de toda a linha de produtos químicos e acessórios para a limpeza e manutenção de piscinas.
Relacionado à construção e reforma de piscinas, a loja oferece projetos hidráulicos e elétricos, dimensionamento e alocação dos dispositivos, projetos
lumino técnicos e assessoria técnica em obras, bem como mão de obra de encanador e de eletricista.

3. Na parte de produtos e acessórios, como vê o produto brasileiro em relação ao importado?
Resp: Há alguns anos os produtos importados eram tidos como de qualidade superior aos produtos fabricados no Brasil. Atualmente o mercado nacional tem dado muita atenção à qualidade. Então a visão que se tem hoje é que os produtos importados tem, em sua maioria, preço competitivo, mas com qualidade inferior aos produtos nacionais. Claro que temos produtos de baixa qualidade e com preços baixos no Brasil e o oposto em item importados. Essa é uma análise de forma mais genérica.

4. Quais suas expectativas para nosso segmento em 2023?
Resp: No sul do Brasil, especialmente Santa Catarina, o inverno é rigoroso,
tornando o mercado de piscinas algo bastante sazonal. Dessa forma, a chegada antecipada ou tardia do calor afeta diretamente os negócios.
No espectro político, um novo governo assumirá em janeiro de 2023 e ainda há muita especulação sobre que caminhos esse governo tomará e quais medidas serão implementadas. Torcemos para que a economia prospere e se
mantenha um clima de responsabilidade fiscal, atraindo investidores e mantendo a inflação sob controle. O mercado de piscinas e afins, como banheiras e spas, é algo supérfluo. Um cenário econômico estável e seguro ajuda muito a fazer com que os clientes invistam em bem estar e lazer ao invés de poupar o dinheiro com receio de períodos de “vacas magras”.

5. Quais os principais diferenciais da loja?
Resp: Além da experiência de 31 anos, a Ramiro Piscinas trabalha com programas de arquitetura e engenharia como SketchUp e AutoCAD. Dessa forma, quando o cliente não tem o projeto arquitetônico, a loja desenha a piscina e o cliente pode visualizar como ficará depois de pronta. Trabalhar com esses programas também permite uma completa comunicação e interação com engenheiros e arquitetos, fazendo com o que a informação que temos na loja sejam as mesmas que estão no escritório de arquitetura e engenharia e que serão executadas na obra.
Todas as informações passadas aos encanadores são geradas através do projeto em SketchUp, mantendo a fidelidade das informações projetadas pelo arquiteto. Os projetos de assessoria técnica, tanto hidráulico como dimensionamento e alocação de dispositivos e refletores, também são gerados através do SketchUp.
Com relação ao comercial, é importante oferecer aos clientes diferentes possibilidades e explicar as diferenças entre elas. Explicar os prós e contras dos equipamentos orçados, detalhes da construção e avaliar a viabilidade da execução de algumas ideias como borda infinita, por exemplo. Manter boa qualidade de pós-venda também é essencial. Problemas vão surgir e é importante atender bem o cliente para resolvê-los o mais breve possível. Temos um ditado aqui que empresa boa não é aquela que entrega algo e não dá problema. Empresa boa é aquela que os resolve e não deixa o cliente “na mão”.

6. Sua loja sofre muita concorrência na sua região?
Resp: Sempre falamos que o sol nasceu para todos e o mercado é amplo. Quando a concorrência é leal, é bem-vinda, pois um bom concorrente, que trabalha bem, te faz crescer e melhorar. Mas infelizmente há no nosso segmento, assim como em qualquer outro, empresários que não honram com suas obrigações, seja em tributos ou até empregando funcionários e não os registrando. Claro que nesse caso o custo fixo dessas empresas é menor, tornando a concorrência desleal. Há ainda aqueles que deixam de focar nos seus produtos e serviços, tentando ganhar a venda atacando o concorrente. Mas felizmente esses casos são exceções.

7. De seu recado final e suas observações.
Resp: Nossa ideia é que a Ramiro Piscinas não deve ser uma empresa que apenas vende equipamentos e produtos para piscinas. Nosso objetivo é entregar ao cliente soluções e atender suas expectativas, tornando a sua área de lazer um local que sua família e amigos se reúnam e tenham momentos de descontração e prazer. A melhor propaganda é um cliente satisfeito citar o seu nome, então entregar bons resultados e ter um excelente pós-venda são essenciais para seguir fazendo bons negócios.

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