Home Seções Marketing / Comunicação / Vendas Para vender mais a solução é NEUROMARKETING na mente dos clientes!!!
Marketing / Comunicação / Vendas - 6 de outubro de 2022

Para vender mais a solução é NEUROMARKETING na mente dos clientes!!!

Ciências de Vendas

A neurociência moderna nos deu  ferramentas que nos ajudam a enxergar dentro de nossa mente, e de certa forma abre a caixa-preta da psicologia.
Entendendo que o neuromarketing é o resultado da aprendizagem de marketing atrelado aos conceitos de neurociência, essa estratégia envolve o uso de tecnologia, como imagens e escaneamento cerebral. Por meio da observação da atividade cerebral, o neuromarketing determina as respostas ideais, como por exemplo, “qual embalagem dará mais resultado?”. Agora, com a mágica da imagem por ressonância magnética funcional (IRMf), podemos ver, por exemplo, que a resposta do nosso cérebro para um preço muito alto e claramente abusivo é bem parecida com a que temos ao sermos  beliscados: uma sensação de dor. A tecnologia do eletroencefalograma (EEG) está reduzindo o custo para se medirem certos tipos de atividade  cerebral, permitindo registros e amostras de tamanhos maiores com melhor aproveitamento estatístico, de resultados ligados por exemplo ao sucesso com determinados tipos de anúncios, produtos, embalagens, até mesmo resultados no campo político.

Se sua loja continua com resultados ruins, sugerimos como uma das estratégias, após um diagnóstico adequado dos problemas feito por um consultor adequado, a implantação de uma bateria de treinamentos em neuromarketing com foco em vendas, para suas equipes, gestores e vendedores, assim você vai poder entender melhor como agir internamente e principalmente externamente, com seus clientes, com seu público alvo. Sempre repetimos: “Não espere a sua empresa quebrar ou ser engolida pela concorrência para agir, poderá ser tarde”.

Segundo o escritor e especialista em técnicas de neuromarketing, Roger Dooley, todos nós gostamos de pensar que existem boas razões para o que fazemos e que nossas decisões resultam de processos conscientes e ponderados. Embora certamente, existam elementos racionais em  muitas de nossas decisões e ações, os pesquisadores estão constantemente demonstrando novos meios pelos quais o subconsciente impulsiona  nossas escolhas, muitas vezes com um mínimo de envolvimento consciente, determinadas frases, propagandas, tipos de comunicação, jeito de agir com seu cliente, seja no on-line, seja presencialmente e principalmente, permeados de emoção, são vitais para resultados positivos junto aos clientes.

Entender as raízes mais básicas da emoção humana é vital para compreender o comportamento de compra do consumidor. Portanto a beleza do neuromarketing é a sua capacidade de integrar as suas estratégias inbound e outbound.

Desde coisas como oferecer uma bebida quente e oferecer-lhes uma cadeira macia durante uma conversa de vendas a usar fotos em bebês em publicidade. Essas são algumas táticas que nosso cérebro subconscientemente responde.
Enquanto você não contrata os treinamentos adequados para sua equipede vendas e gestores, aproveitaremos este espaço para dar algumas dicas práticas a serem lembradas, segundo o Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia, use rostos de pessoas felizes nas suas propagandas isso torna a sua marca mais alcançável, relacionável, autêntica e acessível aos seus consumidores. Porém, apenas o rosto não basta, certifique-se de posicionar junto ao rosto do seu anúncio, quais dizeres chamativos que você gostaria que o espectador focalizasse. Outra coisa interessante é poder pressionar os botões de dor, ou seja, os clientes prestam mais atenção às coisas que podem prejudicá-los do que aquelas que lhes trariam prazer quando se trata de decisões de compra.

Outra dica importante é lembrar da dopamina. A dopamina é um neurotransmissor que nos faz sentir prazer, satisfação e sentimento de recompensa, e também pode nos fazer comprar. Naturalmente, e sem percebermos, ansiamos por dopamina, assim, nossas ações, por exemplo nas nossas mídias sociais ou pessoalmente no balcão com o cliente, terão como objetivo gerar a sua produção. Esta é uma das razões pela qual as pessoas querem algo, porque quando alcançamos esse algo, a dopamina está presente e nos sentimos bem. Quando nos sentimos bem, essas lembranças são armazenadas mais vividamente em caixinhas na nossa memória, quanto mais intensa a emoção, mais vívida a memória, e se acionarmos os gatilhos certos com ações de neuromarketing, essas memórias vem à tona, gerando um momento de prazer, de geração dedopamina e na maioria das vezes, por consequência, ocasionando a compra, um exemplo seria uma série de cuidadosprogramados e demimos para com o cliente, informe determinado grupo de compradoresVIP – “Very Important Person”, que eles são os primeiros a saberem, aterem informações privilegiadas sobre determinadas coisas, produtos,serviços, isso fará com que se sintam ainda mais importantes, acolhidos ecom vantagens, a dopamina estará presente e os motivará a agir com base nessas sensações e informações.

As várias ferramentas de neuromarketing permitem compreender as
preferências de consumo, e os principais comportamentos dos consumidores, tornando seus vendedores influenciadores verdadeiramente eficazes, entregando a melhor experiência emocional possível.

 

Ricardo Wagner A Martins
Palestrante e Consultor com Mestrado e Comunicação e Marketing
Especialista em Neuromarketing – Intel. Emocional – PNL e
Neuroarquitetura para Vendas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Transformando Seu Espaço Aquático em um Santuário de Bem-Estar Emocional por Dantas

Na agitação do mundo moderno, encontrar um refúgio de paz e equilíbrio tornou-se mais cruc…