Home Seções Entrevistas Tratador Carlos de Maricá RJ
Entrevistas - 2 semanas ago

Tratador Carlos de Maricá RJ

Carlos 21 98100-3091 @piscineiro.carlos Maricá RJ

1- Conte um pouco de sua história.
Resp: Para iniciar irei passar um pouco do meu currículo sou formado em logística e pós-graduado em
gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral, formação adquirida enquanto eu trabalhava como Gerente de Operações de uma Empresa de transporte urbano de passageiros.
Em 2019 fiquei desempregado e estava participando de processos seletivos quando veio a pandemia. Tentei empreender montei uma fábrica de macarrão artesanal, mas infelizmente não deu certo. E fiquei um bom período sem trabalhar foi quando em 2022, mas precisamente em outubro de 2022 um amigo o Marcos Rocha, vendo minha dificuldade veio me apresentar a profissão de tratador de piscina. No início relutei, imagina eu formado, pós-graduado trabalhar como piscineiro. Mas eu não tinha escolha era tentar ou ficar sem dinheiro.
Passei 3 semanas sendo ajudante dele, onde aprendi o básico para iniciar o trabalho. Moro na cidade de Maricá RJ, uma cidade da Região dos Lagos, que o mar sempre esta em com bandeira vermelha, sendo assim praticamente todas as casas tem piscinas. Entao fiz meus folhetos e sai para caminhar e colocar nas caixas de correio, quando em Novembro de 2022 conquistei meu primeiro cliente. Todas minhas visitas foram feitas de bicicleta, pois não tinha carro, então a minha solução era pedalar e conquistar cada dia mais clientes. Era uma bicicleta sem marchas então era uma conquista todos os dias.

2- Quanto tempo em média leva para tratar uma piscina do seu dia dia. Qual seu roteiro?
Resp: Trabalho basicamente três dias na semana, quarta, quinta e sexta, no tratamento de piscinas separo a minha cidade em 3 zonas aonde monto minhas rotas sempre indo primeiro para o mais longe e retornando para minha casa, aonde é a sede de minha empresa. Levo de 30 a 40 minutos para fazer a analise e o tratamento da água.

3- Você indicaria nas piscinas que cuida, gerador de cloro? ionizador? ozônio? ou bomba dosadora, faça seu comentário.
Resp: Indico qualquer tratamento que tenho a ciência de sua eficácia. Se o fornecedor me convencer com dados estatísticos que o produto dele é eficaz, eu indico aos meus clientes com certeza.
4- Conte algum caso interessante que encontrou em alguma piscina.
Resp: Uma cliente de orçamento comprou um gerador de cloro junto da piscina e o piscineiro que administrava a piscina não sabia utilizar de tanto usar cloro na piscina da cliente sobrecarregou as membranas do clorador e quando assumi nada funcionava. Tive que retirar e mergulhar em redutor de PH para poder fazer a leitura.

5- Quais dicas você daria para as pessoas que querem entrar na profissão?
Resp: Sempre falo para meus alunos que não podem desistir no primeiro não; que eles têm que insistir pois uma hora conseguirão captar clientes; outra dica que eu dou é de se filiar a uma loja de venda de produtos para piscina, aonde você pode, por exemplo, pagar uma comissão por indicação quando fechar com o cliente; no meu caso, dou R$ 100,00 ao vendedor que me indicar uma pessoa que “fecha” o tratamento mensal, se tornando assim meu cliente.
6- Na parte de cursos presenciais ou online, tem o custume de participar?
Resp: Sempre participo de cursos, palestras e eventos que falem de piscina. Sou assinante do canal do piscineiro pensante e já fiz curso básico de operador em todas as fábricas.

7- De uma dica para de como se deve proceder ao encontrar uma piscina totalmente abandonada
Resp: Numa piscina abandonada inicio o trabalho fazendo as medições de parâmetros, retiro máximo possível de matéria orgânica que esteja no fundo, para diminuir a oxidação do cloro, depois entro com uma supercloração de Hipoclorito de Calcio, se o PH estiver baixo regulo com barrilha, sulfato de alumínio e um pouco de clarificante liquido, depois da aplicação destes produtos aguardo a decantação.

8- Costuma usar gel no préfiltro? ajuda na limpeza etc?
Resp: Gosto muito de usar o gel clarificante, ele auxilia e muito a areia do filtro a fazer seu trabalho de filtragem.

9- Comente um pouco sobre o 4 almoço dos profissionais.
Resp: No ano de 2022 @piscineiro.niteroi iniciou o almoço que contou com 10 pessoas, em 2023 pedi para o criador se poderia assumir o evento e o @piscineiro.niteroi e ele aceitou, neste ano consegui levar 21 pessoas além de tratadores, alguns representantes de fábricas e lojistas. No Ano de 2024 consegui juntar 75 pessoas de vários lugares do RJ e ainda tivemos a companhia de Rhuan.felix e do Indiano, além de representante de Fabricas, Logistas foi ótimo poder rever as pessoas. Neste ano de 2025 atendendo pedidos de operadores de todo o Brasil vou fazer o evento no sábado, provavelmente no dia 6 de dezembro aonde vamos contar com 8 horas de evento com café da manha, almoço e lanche da tarde, será num sitio com piscina, campo de futebol, brincadeira para a criançada e muita resenha.
Como será num sábado as famílias estarão convidadas e irei precisar contar com a ajuda de muitas pessoas para a organização deste evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

O Impacto das Flutuações Cambiais no Mercado de Insumos para Piscinas

O Impacto das Flutuações Cambiais no Mercado de Insumos para Piscinas O aumento do dólar i…