Home Seções Entrevistas Tratador Wenes de Paranavaí PR
Entrevistas - 2 semanas ago

Tratador Wenes de Paranavaí PR

Wenes 44 9764-8763 @ame.piscinas Paranavaí PR

1- Conte um pouco de sua história.
Resp: Meu nome é Wenes Miguel, mais conhecido por profissionais da área como AME (nome fantasia da nossa empresa). Sou formado em Agronomia e graduando em Processos Químicos. Tenho 40 anos, sou casado há 21 anos e tenho 3 filhas. Estou no ramo de piscinas desde 2017, quando iniciei trabalhando com instalação de piscinas de fibra. Com o passar do tempo, fui me aprofundando na análise físico-química da água e acabei me apaixonando e me tornando um tratador de piscinas.

2- Quanto tempo, em média, leva para tratar uma piscina do seu dia a dia? Qual seu roteiro?
Resp: Cada piscina tem sua peculiaridade: tamanho, revestimento, aquecimento,
vegetação, tempo de exposição ao sol, tipo de tratamento utilizado, uso com alta ou baixa frequência e tudo isso influencia diretamente no tempo que levamos para tratar cada piscina, mas o tempo médio é de 25 minutos e limpamos, em média, 15 piscinas diariamente. É constituído de dois roteiros, às segundas & quintas e terças & sextas com duas visitas semanais e um roteiro às quartas-feiras com atendimento de uma visita por semana.

3- Você indicaria, nas piscinas que cuida, gerador de cloro, ionizador, ozônio ou bomba dosadora? Faça seu comentário.
Resp: Todas as piscinas que se encontram em nossa responsabilidade são residenciais, ou seja, de uso particular. Todas são tratadas com cloro granulado, mas não vejo problemas em trabalhar com eletrólise salina ou bomba dosadora. Quanto ao ozônio e ionizador, eles são tratamentos complementares e não vejo essa necessidade em nossos tratamentos. Um bom balanceamento químico somado à uma boa limpeza e filtração diária, como pede as normas técnicas, está sendo o
suficiente para nos trazer ótimos resultados.

4- Conte algum caso interessante que encontrou em alguma piscina.
Resp: São tantos, mas falarei de um caso que aconteceu em várias piscinas. O Sistema Progeu é um sistema de filtração usado pela iGUi, Splash e Unlimited Pool. Todas possuem uma boia de enchimento automático, idêntico à uma caixa d’água residencial. Essa boia pode sofrer uma desregulagem, e isso é normal. Sempre que eu chegava para fazer um orçamento, o cliente reclamava do gasto excessivo de água e muitos chamaram vários encanadores para analisar esse gasto de água, e não encontravam. Eu notava a boia desregulada e perguntava sobre o assunto. Obviamente que a boia, nessa situação, gerava esse gasto, eu mostrava para o cliente onde estava o problema e ali mesmo ele fechava o contrato comigo. Aqui fica claro que o conhecimento técnico é importante.

5- Quais dicas você daria para as pessoas que querem entrar na profissão?
Resp: Procurar um curso on-line para ter uma noção básica de excelência e cursos oferecidos hoje por grandes marcas do mercado. Tem que ter a capacidade de admirar e se espelhar na competência de grandes profissionais do mercado. Existe um ditado popular que exemplifica muito bem o que quero dizer e é: “Diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és”.

6- Tem o costume de participar de cursos presenciais e/ou online?
Resp: Já participei de muitos, hoje, não mais. Mas se aparecer algo interessante, com certeza participarei.

7- Dê uma dica para como deve-se proceder ao encontrar uma piscina totalmente abandonada.
Resp: Tudo muito complexo, mas falarei da forma que eu procedo. Primeiramente, devemos saber por qual motivo essa piscina ficou abandonada. Foi problema no sistema hidráulico? Elétrico? Ou pura negligência? Sabendo o motivo, partiremos para a análise visual da água. Vemos se ela possui muitos detritos, seja orgânico ou inorgânico. Após isso, partiremos para a análise físico-química da água. Sistema hidráulico e elétrico OK, iremos para a limpeza física e, posteriormente, a aplicação dos produtos químicos necessários para a recuperação da água.

8- Costuma usar gel no pré-filtro? Ajuda na limpeza?
Resp: Acredito que muitos profissionais aderiram ao uso da poliacridilamida,
justamente pelo fato de auxiliar o sistema filtrante a reter micropartículas sem
precipitá-las no fundo da piscina, deixando a água com aspecto cristalino. Uso e
recomendo.

9- Comente um pouco sobre o 4° almoço dos profissionais.
Resp: Participei de 2 encontros do Conect, em 2023 e em 2024. Com certeza estaremos juntos, se assim Deus permitir, em novembro de 2025. Esse encontro fortalece e nos revela o crescimento exponencial desse mercado, nos tornando orgulhosos do que fazemos e mostrando a todos que, sim, nós tratadores somos a linha de frente para a diversão de todos que amam piscinas.

10- Faça suas observações finais.
Resp: Em uma ampla esfera, a mudança não é uma mera escolha, acredite, é uma questão de sobrevivência. Se hoje estás acomodado, mexa-se. O apego aos
velhos comportamentos não te levará a novos caminhos.
Deus abençoe a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

O Impacto das Flutuações Cambiais no Mercado de Insumos para Piscinas

O Impacto das Flutuações Cambiais no Mercado de Insumos para Piscinas O aumento do dólar i…