Tratados de Piscinas – Rhuan Félix
1. Conte um pouco da sua história. O que levou a entrar para a profissão de tratador de piscinas?
Resp: “Meu nome é Rhuan Felix, sou mineiro, nascido em Juiz de Fora e tenho 25 anos. Nasci em uma família de Tratadores de piscina, mas nunca imaginei que eu seria um também.
Até que há 5 anos atrás eu estava planejando me casar e precisava de um emprego e o meu tio me deu a oportunidade de trabalhar com ele tratando algumas piscinas, e eu aceitei. Dali em diante eu fui
aprendendo aos poucos. Hoje eu já tenho a minha própria carteira de clientes e a minha empresa ativa.”
2. Costuma participar de cursos, treinamentos, lives e etc? O que pensa sobre o assunto?
Resp: : “Grande parte do meu aprendizado foi com meu tio, ele foi um grande professor, me ensinou muito do que eu sei hoje. Porém, sempre estou atento aos cursos, estudando aquilo que é o melhor até mesmo para indicar aos amantes de piscina (forma como chamo meus seguidores). Participei de alguns treinamentos práticos e teóricos e estou sempre atento às inovações do mercado. Acredito que todo conteúdo de qualidade, desde cursos a lives, são trocas de informações e conhecimentos e isso agrega muito e nos aperfeiçoamos cada vez mais na profissão.”
3. Piscinas de fibra, vinil ou alvenaria, existe diferença na limpeza? O que muda? Explique.
Resp: “O que vai diferenciar são alguns cuidados que precisa ter na hora da limpeza para cada tipo de piscina. Por exemplo, as piscinas de vinil e fibra são mais sensíveis a manchas, então deve-se ter o cuidado em diluir bem os produtos antes da aplicação, retirar folhas do fundo para que não venha manchar. As piscinas de alvenaria o cuidado maior é com os rejuntes, sempre escovar para não acumular sujeira.”
4. Conte algum caso interessante que encontrou?
Resp: “Depois de ficar conhecido na internet por limpar piscinas muito sujas, fui chamado para “socorrer” uma piscina que acredito ter sido meu maior desafio. Essa piscina ficava perto de uma encosta, e devido às chuvas fortes da região, o barranco desceu e ela ficou cheia de barro. O cliente tentou esvaziar a piscina para tirar toda a sujeira, mas o fabricante da fibra disse que por ter um bolsão de água no fundo da piscina poderia trincar a fibra. Então, tivemos que tratar aquela água e levamos um bom tempo pra conseguir trazer essa piscina de volta. E todo esse caso gerou um conteúdo bem interessante e relevante nas redes sociais, o pessoal adora ver o antes e depois de piscinas assim.”
5. Quais os acessórios que usa para o dia a dia e para que servem?
Resp: “Usamos bastante acessórios como o aspirador para aspirar o fundo da piscina, as escovas para soltar a sujeira, peneira para retirar resíduos maiores da piscina, cabos de alumínio e nossa bomba externa para limpar piscinas que por algum motivo, a bomba não está funcionando ou não tem.
6. Quais as marcas que costuma utilizar? Costuma experimentar lançamentos ou novas marcas de produtos?
Resp: “Eu sou bem criterioso com marca de produtos químicos, pois como fiquei reconhecido por limpar piscinas muito sujas, sempre aparecem piscinas nesse estado pra que eu limpe.
Então, prefiro sempre usar uma marca que uso desde o início e que confio, que é a Montreal.
Confio nessa marca e sempre me surpreendo com as inovações dela.”
7. Observações finais, dê seu recado.
Resp: “Gostaria de aproveitar esse espaço da Revista Piscinas o Portal falando para quem está lendo e pensa que é impossível obter sucesso em sua profissão. Não importa o quão simples seja sua profissão, se você fizer com amor, dedicação e qualidade uma hora você vai se destacar e ter sucesso. Deus ajuda quem trabalha bem! Há 5 anos atrás eu iniciava uma profissão que para muitos era desnecessária. Hoje sou reconhecido e assistido por milhões de pessoas em todo o Brasil e sempre procuro ressaltar a importância da profissão do Tratador de Piscinas. Não importa o que você for fazer, faça bem e com o tempo o sucesso e reconhecimento virão.”
instagram: @rhuanfelix
Tratador Rodrigo SJC SP
1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…