Vendas e alto impacto e neuromarketing utilizando os sentidos humanos
Conseguir fechar vendas, bater metas que parecem insanas, pressão e estresse para melhores resultados, manter os clientes satisfeitos, se possível para sempre, são desafios comuns a todos que trabalham na área comercial, lembrando que muito além de apenas vender, esta área atua desde a prospecção de clientes até o pós-venda. Para te ajudar nessa missão, trouxemos algumas reflexões e dicas para otimizar suas vendas, inclusive de alto impacto, com o uso de ferramentas de neuromarketing.
O processo de vendas é repleto de etapas e todas elas precisam ser executadas da melhor maneira para obtenção do resultado desejado. Mas o que ninguém conta, é que existem alguns segredos para otimizar o
processo e ter um maior rendimento, gerando vendas de alto impacto, segundo a consultora Simone S.Medeiros (Chief Marketing Officer).
Antes de avançarmos, é importante ter esse conceito de vendas de alto impacto bastante claro em nossa mente. Uma venda de alto impacto é aquela que é fechada utilizando entre outros, gatilhos mentais de urgência, como por exemplo: esse desconto é válido só se você fechar agora, se você fechar a venda vai receber de brinde mais um produto, entre outros. Porém, esta ou qualquer outra técnica só terá sucesso se entendermos cada vez mais as dores enecessidades de nossos clientes.
O neuromarketing, ou neurovendas, permitem compreender as preferências de consumo e os principais comportamentos dos consumidores tornando seus vendedores influenciadores verdadeiramente eficazes, conhecer e praticar neuromarketing é olhar para o cérebro do cliente e entender melhor como as decisões de compra são tomadas e daí é só agir, vendendo e entregando a melhor experiência emocional
possível.
Todos nós gostamos de pensar que existem boas razões para o que fazemos e que nossas decisões resultam de processos conscientes e ponderados. Embora certamente existem elementos racionais em muitas de nossas decisões e ações, os pesquisadores estão constantementedemonstrando novos meios pelos quais o subconsciente impulsiona nossas escolhas, muitas vezes com um mínimo de envolvimento consciente.
Segundo o professor de Marketing da Universidade de Harvard, Dr. Gerald Zaltman, noventa e cinco por cento de nossos pensamentos, emoções e de nosso aprendizado, ocorrem no nosso
subconsciente, E ele não é o único especialista que pensa dessa maneira; a regra dos 95% é usada por muitos neurocientistas como estimativa da atividade cerebral subconsciente.
Portanto a compreensão de que grande parte de nosso comportamento é determinada de forma subconsciente é uma premissa essencial para o sucesso da maioria das estratégias de neuromarketing, principalmente se para influenciarmos a mente do consumidor utilizarmos elementos sensoriais, que impactam os sentidos humanos, criando vínculos emocionais entre a sua loja e os clientes.
E aproveitamos para lhe perguntar, quais recursos/estratégias vocêtem utilizado em sua loja física para impactar positivamente os 05 sentidos de seu cliente (Visão, Audição,
Paladar, Odor e Tato), levando o mesmo ao consumo? fazendo ele comprar seus produtos sem perceber que muitas vezes está sendo sutilmente convencido a gostar da sua marca, do ambiente, do acolhimento, dos produtos, culminando com o consumo e a fidelização.
Experiências realizadas impactando de forma correta os sentidos humanos, mostram que em geral os clientes não conseguem compreender ou explicar precisamente por que fazem as escolhas de determinados produtos em determinada loja.
Não podemos processar todas as informações que o mundo nos dá, pense em todas as informações que temos que processar o tempo todo, visuais, auditivas, cenestésicas, além de estímulos internos,tanto fisiológicos (fome, sede, fadiga, etc.) e psicológicos (humor,sentimentos e pensamentos).
Já que o processamento consciente de todas essas informaçõesnão é possível, então o cérebro cria um filtro (que funciona no nívelsubconsciente) no qual ele só presta atenção a alguns estímuloslocais convincentes, que o impulsiona a refletir, tomar a decisão e apartir para a ação(compra).
Gestor não perca tempo, não deixe a concorrência vencer, treine seus vendedores e gerentes para implantarem ferramentas e gatilhos de neuromarketing em seu ponto de venda.
Prof Ricardo Wagner
Tratador Rodrigo SJC SP
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