2023 Ano de muita prudência e Resignação
Depois de um ano turbulento, com muitas incertezas, sejam pessoais ou empresariais, sugerimos algumas estratégias para que tenhamos um 2023 com menores índices de insegurança.
Alguns itens podem parecer muito digamos, básicos. Mas saibam que muitas pessoas, por isso mesmo, muitos empreendedores inclusive, esquecem-se de cumprir tais requisitos:
Planejamento financeiro: Devemos estabelecer metas financeiras realistas, criar um orçamento detalhado para alcançá-las e principalmente, buscar otimizar processos e gerenciar cada vez mais de perto, as despesas. Lembrando sempre o que já dissemos em outros artigos, separando a conta pessoal da conta profissional.
Diversificação de investimentos:
Sabemos que muitos empreendedores, comerciantes e fornecedores deixaram seus valores em Conta Corrente, aguardando uma definição política e claro, econômica… Então uma velha máxima, que nossos avós já nos ensinava, não devemos deixar todos os ovos numa mesma cesta. Ou seja, busque diversificar sua carteira de investimentos para minimizar riscos e aproveitar oportunidades.
Inovação e tecnologia: Com tanta concorrência no mercado, sobrevive aquele que consegue trazer ao seu negócio, as menores despesas e agilidade nos processos… Deve-se estar atento às tendências tecnológicas e inovações no mercado. Buscar sempre as melhores maneiras de incorporá-las em seus negócios ou carreira.
Resiliência e adaptabilidade: O ser humano que habita nosso planeta, consegue sobreviver às mais diversas intempéries, aos mais diversos ambientes e seguindo essa premissa, devemos estar preparados para mudanças no mercado e devemos ter a frieza e capacidade adaptarmo-nos rapidamente a elas.
Cuidado com a saúde: Outro dia no Instagram (quem quiser me seguir @tarsogouveia_) vi uma frase que me pareceu muito adequada: dizia que “Nenhum CNPJ vale um AVC”… Ou seja, devemos sempre procurar manter uma boa saúde física e mental. Cuidar da alimentação, fazer nosso acompanhamento médico… Não possuem garantia de 100%, mas são práticas fundamentais para que possamos estar aptos para suportar os desafios do dia a dia.
Networking: Aqui a cereja do bolo. Muitos grandes e bons negócios são fechados por indicação e por recomendação. Seus parentes, seus amigos podem até ajudar em seus negócios eventualmente. Mas os grandes impulsionadores, serão aqueles clientes que ficaram satisfeitos com seu produto ou serviço. Ele que fará sua recomendação e indicação. Por isso, não se esqueça daquela máxima que uma pessoa satisfeita, comenta com 3 outras e uma insatisfeita, comenta com 10 outras. Portanto, devemos buscar sempre fazer conexões significativas e manter relacionamentos saudáveis com colegas, clientes e outros profissionais em nossas áreas. Mas recomendo sempre, para que não seja aquele
perfil “interesseiro”, que só aciona seus contatos enquanto é pra seu benefício, saiba que sempre devemos tratar as coisas como uma via de mão dupla. Quando lhe pedirem auxílio, busque atender.
Essas estratégias podem ser ajustadas de acordo com suas necessidades e objetivos pessoais, comerciais e estratégicos. O mais importante é ter um plano de ação claro, consciente e seguir em frente com determinação e com flexibilidade. Não podemos ser rígidos demais e nem tampouco agirmos sem um rumo, sem um plano.
Tratador Rodrigo SJC SP
1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…