Home Seções Marketing / Comunicação / Vendas ATENDIMENTO Um grande diferencial para o cliente – por Tarso Gouveia
Marketing / Comunicação / Vendas - 8 de abril de 2022

ATENDIMENTO Um grande diferencial para o cliente – por Tarso Gouveia

Nos dias de hoje, com os contatos cada dia mais robotizados e automatizados, o atendimento personalizado, personificado, tem se tornado um grande diferencial.

Mesmo que o cliente não compre inicialmente, ao obter um atendimento diferenciado, ele (cliente) pensará duas vezes antes de fechar negócio com outro fornecedor ou inclusive, será sempre um motivador para que ocorram novas vendas.

Atendimento, preço, qualidade são os pilares de uma decisão de primeira compra, conforme estudos realizados por empresas especializadas.

O peso que cada um desses itens ocupa, pode variar conforme o tipo de produto ou serviço a ser oferecido, mas é sabido que em certos nichos, uma potencial segunda compra é decidida pelo atendimento obtido na primeira compra.

Alguma vez você já se deu conta disso?

Já procurou realizar avaliações e utilizar métricas adequadas para mensurar tais situações?

Sua empresa tem feito um bom atendimento?

Você tem recebido feedbacks sobre seu atendimento?

E o que você tem feito sobre o assunto?

Se o atendimento da sua empresa é o “arroz com feijão”, onde somente há a troca de dinheiro pela mercadoria, indiferente do setor que você atua, seu futuro não é nada promissor.

Com um atendimento um pouco mais cuidadoso mas muito “básico” ainda, sua empresa pode estar prestando um serviço aquém das expectativas,
podendo ser comparado com a maioria dos concorrentes, sem nenhum diferencial. Isso também não é o ideal.

Só de se fazer um pouco mais que a média, já saímos do normal e podemos alcançar resultados melhores, com simples ações que podem nos fazer superar a grande maioria dos concorrentes, mas ainda não sermos os “top” do mercado.

Neste ponto, nossa empresa se identifica e reconhece a verdadeira chave para as vendas, o crescimento e começa a vislumbrar que há a
possibilidade de se fazer mais.

Superando todas as expectativas e agregando diferenciais, atingimos o ponto máximo em excelência no atendimento. Podemos ser taxados como os melhores do segmento e com isso, fazermos nossas vendas aumentarem e criar uma constância, com clientes leais, mas não menos exigentes.

Resumindo:

Atendimento “arroz com feijão”, bem básico e simples: O cliente vem, compra e leva o produto, sem nenhuma empatia nem relacionamento pessoal. Como se o seu produto/serviço fosse o hiper mega blaster e não houvesse nenhum concorrente na face da terra. No melhor estilo que ele que precisa do meu produto/serviço que pague o quanto eu estou pedindo e que fique satisfeito.

Atendimento cuidadoso, mas ainda básico: Sua empresa procura atender com certa cortesia, busca ainda algumas facilidades, mas nada fora da “caixinha”, nada mais que o que está nas propagandas e divulgações.
Atendimento pré top – Sua empresa, equipe, tem em seu interior que o cliente é importante, que o bom atendimento pode garantir uma “boa comissão”, que pode ser uma venda adequada, mas ainda não entrou no foco do atendimento exemplar.

Atendimento Top – É aquele atendimento em que o cliente recebe todas as condições, informações, conquista bônus e é conquistado por receber muito mais do que esperava. Uma simples antecipação de entrega de mercadoria/serviço já pode conquistar anos de lealdade ao seu negócio.

Como já mencionamos em outros artigos, tudo depende do foco que você pretende dar ao seu negócio. Mas garanto que a partir do momento que você começar a atender cada dia melhor seus potenciais clientes e seus clientes, suas vendas aumentarão, sua empresa prosperará e você ainda vai se questionar porque não começara antes a pensar nisso.

Fica aqui a sua lição de casa buscar avaliar como o atendimento prestado pela sua equipe, sua empresa.
Faça compras ocultas, existem empresas especializadas em fazer isso ou na pior das hipóteses, peça para algum amigo, parente executar esse teste e avalie as ações a serem tomadas posteriormente.
Onde sua empresa / equipe precisa melhorar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Piscinas O Portal ed ago/25

Clique no link abaixo e desfrute de nossa edição http://www.flip917.com.br/piscinas-o-port…