Cascatas e Recursos Aquáticos em alta
Rogério Fonseca Alves Diretor POOLPARTS www.poolparts.com.br
As cascatas e recursos aquáticos (bico chafariz, jatos laminares, entre outros) estão cada dia mais sendo usados em todos os tipos de piscinas. Estes recursos aquáticos trazem uma dose de diversão e também requinte e sofisticação para as piscinas. Ainda mais nos dias de hoje que temos uma grande quantidade de recursos luminosos e também de automação para serem conectados entre eles.
Falando um pouco mais sobre as cascatas, hoje temos muitas opções no mercado. As cascatas prontas e que já são comercializadas há anos como as de aço inox e as de fibra de vidro que possuem formatos divertidos, como as de golfinho, por exemplo. Temos também as que são feitas com formatos personalizados sendo em concreto, em vidro, em granito e outras pedras. Já na questão ao tipo de fixação, temos as que são instaladas no piso, embutidas nas paredes e outras variações.
O importante é verificar a qualidade dessas cascatas, uma vez que cada vez mais temos produtos de baixíssima qualidade sendo vendido no mercado. Um bom exemplo disso, são as cascatas de aço inox, que devem ser fabricadas em aço inoxidável de altíssima qualidade, pois eles serão instalados em um ambiente bem agressivo, exposto as intemperes do clima e também aos produtos químicos utilizados na limpeza e tratamento da água da piscina. Quando falamos de aço inoxidável nem todos os tipos serão adequados para o uso em piscina, por exemplo o aço inox tipo 444 é bem menos resistente que o aço inox tipo 316. Essa diferença não é só na qualidade, mas também no custo, sendo o aço inox 444 mais barato que o aço inox 316. E é nesse ponto que muitas vezes compramos “gato por lebre” pois a identificação do tipo do aço inoxidável não é feita de forma simples pelos consumidores.
Existem testes indicadores que são utilizados para identificar se o aço inox é tipo 316 ou não, mas isso não é comum e nem muito acessível aos consumidores. Então como fazer para não sermos enganados? A resposta está na escolha de bons fornecedores e fabricantes, preços baixos demais as vezes já são sinais de material de baixa qualidade, busque informações de reputação da marca através de sites como o Reclame Aqui, e oprincipal tenha um profissional de confiança dando um suporte para você.
Outro ponto que devemos observar nas cascatas é que ela deve ter uma boa lâmina de água para promover o lindo efeito de queda de água. Mas tem muitas no mercado que não conseguem reproduzir esse lindo efeito, porque foram fabricadas sem projetos técnicos. Isso faz a lâmina ter falhas, respingar demais e as vezes nem sair muita água.
Também temos a questão da instalação, qual diâmetro de tubulação e qual motobomba usar, essa são questões que um bom fabricante tem a obrigação de orientar para que você possa desfrutar da melhor forma a cascata.
Muito importante o profissional que está projetando a piscina falar com o fabricante dos recursos aquáticos, pois eles terão exemplos de instalações para mostrar, terão as orientações técnicas para fornecer corretamente, isso tudo trará mais segurança e também assertividade nas escolhas dos recursos.
Lembre-se, a informação é a melhor garantia de uma boa escolha!
Tratador Rodrigo SJC SP
1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…