Home Seções Saúde e Lazer Cuidados com a pele na piscina – Forlenza
Saúde e Lazer - 12 de dezembro de 2023

Cuidados com a pele na piscina – Forlenza

Um bom banho de piscina é algo irresistível! Ainda mais quando começa a temporada de primavera/verão. Para aproveitar tudo o que o espaço de lazer tem a oferecer, sempre mantenha atenção ao tratamento de piscina.

Alguns produtos, por exemplo, a fita teste, ajuda a descobrir se a sua piscina está em desequilíbrio químico. Isso pode, de fato, comprometer a qualidade da água e afetar sua saúde, principalmente a sua pele, pois um pH alterado, acima de 7,8 ou abaixo de 6,5 causa desconforto ao banhista. E por falar nisso, você se preocupa em cuidar da sua pele no verão do mesmo modo que cuida da piscina?

Lembre-se que o cloro é o principal produto para tratar sua piscina, mas a pele também necessita de cuidados. Então, preste atenção
nestas dicas!

Dicas para cuidar da pele antes e depois de nadar

Passar um dia preguiçoso de verão em uma bela piscina pode ser a melhor maneira de aproveitar a temporada.

Com o tempo quente chegando, você provavelmente já preparou sua bolsa de praia com um maiô novo e bronzeador. Mas, antes de tudo,
lembre-se de preparar sua pele para as possíveis agressões pelo sol ou pelo pH desajustado da piscina.

Mesmo com toda a tecnologia utilizada no desenvolvimento dos produtos químicos de piscina, ainda assim a química pode afetar sua pele se você não tomar os devidos cuidados. Por isso, saiba como os dermatologistas recomendam cuidar da sua pele antes e depois de nadar.

1. Prepare sua pele com um creme barreira
O cloro é adicionado às piscinas para desinfetar e prevenir o aumento e a propagação de agentes patogênicos causadores de doenças. Devido à sua natureza cáustica, o cloro em grande quantidade (acima de 10 ppm) pode promover algum nível de dermatite
de contato irritante. Ou seja, pele vermelha, seca e com coceira.

Para evitar aquela coceira e vermelhidão incômodas, o ideal é preparar a pele com um creme barreira antes de
entrar na piscina. Procure produtos com glicerina, óleos ou petrolatos listados na composição.

2. Tome banho e hidrate imediatamente após nadar
Você já sabe que precisa enxaguar seu corpo antes de entrar na piscina. Afinal, isso evita o contato da água com o suor. Mas se você esperar até chegar em casa para tomar banho depois de nadar, estará prestando um péssimo serviço à sua pele.

Portanto, enxágue logo em seguida, não deixando que a água clorada permaneça na pele por muito tempo. Além disso, use um hidratante ou sabonete líquido para restaurar o equilíbrio do pH da pele depois do contato com os produtos químicos da piscina.

3. Continue com o hidratante
Se sua pele ainda estiver seca / escamosa depois de sair da piscina, mude para um hidratante ou pomada mais espesso. Lembre-se de que as loções não são tão hidratantes quanto os cremes, e os cremes não são tão hidratantes quanto as pomadas.

4. Uso do protetor solar
O protetor solar é seu amigo número um quando pensar em tomar sol na piscina. Use um protetor com fator mais alto, principalmente se seu horário de sol for entre às 10h e às 16h.

Obs: recomendamos aos profissionais da piscina que também se protejam do sol com boné/chapéu, camisa de manga longa, óculos de sol e protetor solar.

Por que sinto coceira no couro cabeludo depois de nadar na piscina?

A coceira no couro cabeludo após nadar em uma piscina pode ser causada por vários fatores. Uma possível causa é o desequilíbrio do pH da água. Em alguns casos, uma reação aos produtos químicos usados ? para tratar a água da piscina pode causar coceira ou irritação no couro cabeludo.

Por isso é tão importante cuidar bem da sua piscina também. O espaço de lazer precisa receber produtos químicos com a frequência certa e na quantidade ideal, evitando problemas como a super cloração. Então, vamos conhecer os principais passos do tratamento de piscina, incluindo o uso da fita teste de cloro e do cloro para piscina.

Por que a manutenção da piscina no verão deve ser mais frequente?

Como nesta estação do ano a piscina é muito utilizada, é necessário adicionar cloro todos os dias. Há uma grande rotatividade de pessoas e
por isso é fundamental prevenir possíveis transmissões de doenças e proliferação de microrganismos que aumentam com o calor.

O ideal é aumentar a cloração, controle de pH e filtração. Os cuidados devem ser recorrentes e diários. Você sabia que com excesso de sol o cloro se dissolve mais rápido? A quantidade de impurezas também aumenta nesta época do ano.

Passo-a-passo para tratamento de piscina

1. Reforçar a limpeza
Alguns dos cuidados a se ter numa piscina envolvem escovar os azulejos das paredes e do chão, bem como as bordas. Para fazer isso, use uma escova de cerdas macias e o Limpa Bordas, além de um aspirador a fim retirar a sujeira depositada no fundo ou nos cantos.

Você também deve remover sujeiras que estejam na superfície da água, como folhas e insetos. Normalmente, o uso das peneiras é o suficiente para esse tipo de coleta.

Como a piscina está sendo mais utilizada do que em dias frios, há um acúmulo maior de sujeira proveniente do protetor solar, por exemplo.
A limpeza física deve ser reforçada, feita uma ou duas vezes por semana na estação quente.

2. Aumente a filtragem
Outro aspecto importante que faz parte do cuidado físico da piscina é a filtragem da água. O tempo de filtração deve ser maior no verão (seis horas por dia), pois as impurezas da água tendem a aumentar com o uso contínuo da piscina nos dias quentes.

3. Controle o pH
O uso de produtos químicos é essencial para deixar a água cristalina e saudável. Mas também é importante manter o equilíbrio destes elementos presentes na água, para garantir uma piscina saudável. Você deve medir os níveis de alcalinidade e pH com a fita teste para cloro constantemente no verão.

Quando uma piscina não possui controle de pH adequado, a água provoca danos à pele e aos cabelos, além de irritação nos olhos. O melhor pH é o neutro (7,0)

4. Aplique o cloro para piscina conforme instruções do rótulo do produto
No verão, você deve clorar sua piscina em dias alternados, diariamente ou conforme as orientações do rótulo do produto. Isso certamente evitará que a água fique turva. O excesso de sol na piscina faz com que o cloro se decomponha com mais facilidade e, por isso, é necessário repor diariamente.

 

Doutor Piscinas

Forlenza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Tratador de Piscina Moisés Cuiabá MT

1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…