Home Seções Marketing / Comunicação / Vendas E O INVERNO CHEGOU por Rogério Fonseca
Marketing / Comunicação / Vendas - 8 de junho de 2023

E O INVERNO CHEGOU por Rogério Fonseca

Rogério Fonseca Alves - Diretor POOLPARTS - www.poolparts.com.br

Com o inverno vem também a preocupação de como vamos tratar a piscina, já que ela não terá um uso tão intenso como nas outras estações do ano.

Pois bem, antes de falarmos de como podemos dar a manutenção adequada na piscina durante o inverno é importante lembrarmos que muitas piscinas hoje em dia já possuem sistemas de aquecimento. Eles podem ser coletores solar, trocadores de calor, aquecedores elétricos de passagem e aquecedores a gás.

Os sistemas de aquecimento solar no inverno perdem muito a eficiência devido aos dias nublados e alguns dias chuvosos, essa perda também é resultado do baixo calor recibo do sol, pois no inverno ele está mais distante da Terra. Sendo assim, piscinas com sistemas de aquecimento solar necessitam de um sistema de apoio, como trocador de calor ou a gás para poder manter a temperatura da piscina agradável. Os aquecedores a gás e os trocadores de calor
funcionam perfeitamente durante o inverno.

Em relação as piscinas residenciais, muitas delas irão ficar sem uso no inverno, pois são piscinas abertas e que não possuem nenhum tipo de sistema de aquecimento. O primeiro ponto a destacarmos é a manutenção da qualidade da água com o objetivo de não ocorrer a proliferação das algas, por exemplo. A correta manutenção da qualidade da água garante suas condições sanitárias.
Devemos sim manter a filtração e o tratamento químico, lembrando que muitos fabricantes disponibilização orientações de como tratar a piscina durante o inverno.
Essas orientações podem ser encontradas nos sites dos fabricantes, e no Youtube existem muitos vídeos com excelentes explicações. Com certeza esses materiais irão ajudar muito para manter a boa qualidade da água.
Quanto aos parâmetros da água, basicamente temos que manter os parâmetros: pH, cloro livre e alcalinidade total
dentro dos valores recomendados. O uso de estojo teste e fitas teste irão garantir a correção dos parâmetros quando necessários.

Outro ponto é a utilização de uma capa de proteção. A capa de proteção se diferencia da capa térmica, pois ela é muita mais resistente e vai ser fixada em ganchos ao redor da piscina. Com isso temos uma proteção não só com relação a sujeiras, mas também contra acidentes e aos ventos que tentam descobrir a piscina. Manter a piscina coberta durante o inverno e só descobri-la durante o momento da manutenção vai trazer uma grande tranquilidade.

Como não haverá uso durante o inverno a frequência do tratamento será menor e com certeza iremos gastar menos produtos químicos neste período. Não descuide da sua piscina para que em qualquer dia mais quente, você possa fazer o uso dela de imediato.
Já com relação as de uso coletivo, teremos as que estão em ambientes cobertos como as das academias e algumas abertas como as dos clubes.

Nas academias, o sistema de aquecimento já trabalha durante todo o tempo, mas agora no inverno ele é bem mais exigido.
Os proprietários de academias devem estar atentos as condições destes sistemas para evitar que eles não quebrem, então uma vistoria mais intensa é recomendada para garantir o bom funcionamento.
Contratos de manutenção preventiva e corretiva desses equipamentos trazem uma grande tranquilidade nesse período.

Já as piscinas abertas de clubes, muitas não são aquecidas e algumas possuem sistemas de aquecimento solar. Mesmo assim, terão muito pouco uso, mas devem sim manter a qualidade da água sempre.
Sabemos que o inverno diminui muito a frequência do uso das piscinas, mas vamos curtir as coisas boas que ele traz, como um bom chocolate quente e uma deliciosa sopa! Aproveitem cada estação, usando ou não a piscina.
Sendo assim, me despeço com a certeza que em breve estaremos nos refrescando em uma piscina deliciosa.

Até breve

Rogério Fonseca Alves
Diretor POOLPARTS
www.poolparts.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Tratador de Piscina Moisés Cuiabá MT

1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…