Home Seções Marketing / Comunicação / Vendas Algas na sua piscina: Como evitar a formação com os melhores produtos – por Forlenza
Marketing / Comunicação / Vendas - 8 de junho de 2023

Algas na sua piscina: Como evitar a formação com os melhores produtos – por Forlenza

Quase todos os donos de piscinas ou profissionais já tiveram que lidar com o surgimento de algas em algum momento. Mesmo com um sistema de filtragem ativo, com a aplicação de produtos de prevenção da água verde e com os demais cuidados, a inibição de algas na piscina ainda pode ser um desafio.
Afinal, os esporos das algas podem entrar em uma piscina de várias maneiras: a forma mais comum é o contato com o vento, chuvas e sujeiras externas.
Por isso, o mais recomendado é evitar que esses esporos microscópicos se proliferem e tomem conta de toda a piscina.

Sendo assim, é importante saber como tratar água verde de piscina, mantendo ao tanque a água sempre limpos, sanitizados e tratados. Neste artigo, abordaremos nossas melhores dicas de prevenção de algas em piscinas. Confira!

Atenção ao sistema de circulação e filtragem da piscina

Lembre-se de manter o sistema de circulação da sua piscina em boas condições de funcionamento. Esse certamente é um dos passos mais importantes na prevenção da formação de algas.

Para manter o sistema de circulação funcionando corretamente, faça a limpeza regular do skimmer e do pré-filtro da bomba. Esse cuidado manterá a água e os produtos químicos desinfetantes fluindo uniformemente por toda a piscina.

Além disso, também é importante lavar ou retro lavar rotineiramente a areia do filtro. Com o tempo, os filtros ficam entupidos com sujeira e detritos, exigindo uma manutenção mais específica.

Não importa o tipo de filtro que você usa; é necessário limpar o filtro de cartucho ou trocar a areia sempre que o medidor de pressão (manômetro)  indicar 8 a 10 psi acima do normal.
O ideal é consultar o manual do usuário do filtro para obter instruções de limpeza mais detalhadas.

Rotina de escovação do tanque programada para prevenção da água verde.

Paredes, pisos e degraus da piscina são os locais mais comuns para que as algas se depositem em sua piscina.
Se não forem tratadas, as algas podem penetrar nos rejuntes dificultando ainda mais a remoção.

Portanto, crie uma rotina de escovação cuidadosa das paredes, degraus e piso da piscina pelo menos uma vez por semana (ou mais, se necessário). É importante, de fato, que essa tarefa seja parte de sua rotina regular de prevenção de algas na piscina. Preste atenção especial aos cantos e áreas com menos circulação, que são mais propensas a abrigar tais microorganismos.

Use um aspirador para e mover sujeira e detritos.

Um dos métodos de como tratar água verde de piscina inclui a aspiração da piscina e da água. Além de escovar e esfregar, aspirar a piscina é uma ótima maneira de ajudar a prevenir o crescimento de algas.
A escovação das paredes da piscina faz soltar a maioria dos esporos de algas que estão agarrados à superfície.

Mas esses esporos geralmente se depositam no fundo da piscina. Então, ao usar o aspirador, é possível eliminar grande parte da sujeira, detritos e contaminantes que chegam à sua piscina.

Cuidado com o nível de cloro

Os esporos de algas estão constantemente entrando nas piscinas por meio das chuvas e dos ventos. Entretanto, o cloro, quando aplicado regularmente, elimina os microrganismos antes que possam se multiplicar.

Mas quando os níveis do desinfetante ficam muito abaixo do ideal, esses esporos crescem rapidamente e começam a aderir às superfícies da piscina. Se você usar cloro para manter sua piscina higienizada, o nível deve ficar entre 1,0 e 3,0 partes por milhão (ppm).

Use um algicida regularmente como prevenção de água verde.

O uso regular de um algicida é uma excelente solução para evitar que as algas se instalem em sua piscina.
Existem muitos tipos de algicidas disponíveis, projetados para ajudar a combater diferentes tipos de algas da piscina.

Mas você não precisa, necessariamente, esperar a contaminação da piscina pelas algas para usar um algicida. Usado em combinação com o cloro para purificar a água, o algicida impede que os esporos de algas se tornem um problema maior.

Dê choques na piscina  quando necessário.

Dê choques na sua piscina para eliminar quaisquer tipos de algas que o cloro não conseguiu combater. Usar um algicida de choque como o Algicida
Choque mantém sua piscina limpa.

Antes de aplicar o produto, primeiramente escove as paredes e o fundo da piscina para desincrustar e remover as algas. Em seguida, avalie os parâmetros da água com a Fita Teste e ajuste-os conforme o necessário.

Também  recomendamos aspirar o fundo da piscina, drenando completando o nível da água. Posteriormente.

Desejo muito sucesso a todos!

Forlenza – Dr Piscina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Tratador de Piscina Moisés Cuiabá MT

1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…