Home Seções Entrevistas Entrevista Especial com Forlenza

Entrevista Especial com Forlenza

1- Conte um pouco da sua história?

O início da minha carreira no seguimento de piscina foi em março 1993 na área comercial em uma grande empresa química. Antes de entrar no ramo de piscina trabalhei em uma empresa de treinamentos e desenvolvimento pessoal, atuava na área comercial e também com assistente dos instrutores, foi uma grande escola.
2- Quais são as suas principais formações que tem no segmento?
Pouca gente sabe, mas sou graduado em Teologia e iniciando a Pós Graduação em Marketing Digital. Fiz cursos rápidos e aconselho que todos façam também, oratória, marketing, administração, vendas de varejo e como negociar. São cursos importantes para qualquer profissão. No seguimento de piscina fiz também vários cursos; CETESB, Genco, Baby Barione, Segurança e filtração (Nilson Maiera), curso avançado de piscina (Jorge Macedo), curso básico de piscina (Arch Chemicals – EUA), CPO – curso de operador de piscina (NSPF – EUA), instrutor CPO (NSPF – EUA). Visita nas fábricas de cloro da hth em Igaracu – Pernambuco e fábrica hth nos EUA. Também visitei as fábricas da Jacuzzi, Albacete, Sodramar, Fibratec, Cipatex e Netuno. Uma visita que chamou muito minha atenção foi em Macau – RN na fábrica de sal.
3- Conte um caso interessante que marcou sua trajetória?
Durante estes mais de 30 anos no seguimento, tive muitos aprendizados, recomendo a quem poder, visite as feiras de piscina internacionais (Europa- Barcelona na Espanha – Lyon na França e as feiras dos EUA), são gigantes e sempre com inovações.
Tive muitos casos que marcaram esta trajetória; visitar a maior piscina do mundo no Chile e entender todo o processo, gerenciar e cuidar das 13 piscinas dos Jogos Pan Americano em 2007 no Rio de Janeiro durante 1 mês de competição; cuidar de algumas piscinas de campeonato Brasileiro de natação, instalações de equipamentos de automação em piscinas coletivas, mas o principal desafio foi o trabalho de recuperação da piscina de saltos ornamentais que ficou verde no início dos Jogos Olímpicos realizado no Rio de Janeiro em 2016; realmente foi um grande desafio, mas conseguimos !
4- Quais as dicas que pode dar para uma pessoa que queira se tornar um bom Tratador de piscina?
Para ser um bom profissional de tratamento de piscina, a pessoa vai precisar da teoria e da prática . Teoria: muita leitura, indico os livros do Nilson Maiera e o livro do Jorge Macedo. Leitura de revistas do seguimento.
Importante participar de cursos presenciais e cursos on line. Assistir muitos vídeos disponíveis na internet, principalmente os vídeos de fabricantes ou de pessoas já conhecidas no ramo de piscina. Baixar aplicativos das
empresas que fabricam produtos.
Participar de grupos de tratadores (as). Participar do encontro anual de piscineiros em SP. Visitar e feira de piscina em SP – Expolazer, normalmente em agosto. Creio que estes caminhos já podem dar uma grande base teórica para completar o tratamento na prática.
5- Passe algumas dicas importantes no tratamento de água
O profissional tem uma grande responsabilidade, cuidar da saúde dos banhistas seja em piscina residencial ou coletiva. A água mal tratada é um grande transmissor de doenças.
Portanto a disciplina com o tratamento e com o cumprimento de horário é muito importante. Dialogar sempre com educação e respeito com os patrões, evitar muita conversa (a menos que ele de liberdade), estar uniformizado, trabalhar com acessórios em bom estado e de qualidade, também exigir produtos químicos de qualidade, principalmente os produtos que o fabricante forneça a FISPQ, criar um sistema de cobrança (piscinas residenciais), nunca baixar o preço da prestação do seu serviço (valorizar a sua profissão), evita falar mal do serviço de outro profissional, em residência que tem cachorro feroz certifique se ele realmente está prezo, aspire drenando somente quando necessário, procure sempre aspirar
filtrando, informe o padrão da importância da troca da areia (2 a 3 anos), guarde sempre os produtos químicos em local seguro, nunca misturar produtos em um balde com água, não aplicar água em um balde que está com produto, ao contrário, primeiro a água no balde depois o produto. Acredito que estas poucas dicas já podem ajudar muitos
profissionais.
6- Conte um pouco sobre seu novo livro
Lá no início do meu trabalho não havia livros sobre tratamento ou sobre a profissão de tratador, hoje ainda não existe um livro básico para iniciantes, pretendo escrever principalmente para quem está iniciando no tratamento, tanto para quem que ser um profissional com para os proprietários que quem cuidar de suas piscinas .
7- De seu recado final.
O mercado de piscina eh promissor; um seguimento que não para de crescer, tem espaço para todos é questão de tempo e paciência para que as piscinas apareçam e comecem a ser tratadas pelos novos tratadores (as) .

Estou à disposição para ajudar com mais informações.
Desejo muito sucesso a todos !
Forlenza Dr. Piscina ®?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

O Portal edição Expolazer AGO/24

Piscinas o Portal Ago/24 Clique no nome em azul acima e leia nossa edição …