Hora do Algicida Saiba o papel deste produto no combate às algas na piscina – Dr Piscina
Ao realizar o tratamento de piscina, alguns produtos são indispensáveis na garantia da limpeza e da preservação do espaço de lazer. Além do cloro granulado e dos ajustadores de pH e alcalinidade, o algicida tem um papel muito importante.
Sabe aquele momento em que você observa sua piscina e percebe que a água está com a coloração alterada (esverdeada)? Então, isso significa que a água está contaminado por algas trazidas pelo ar e pelos ventos, a chuva traz alimentos para o desenvolvimento das algas (nitrato).
A água verde é, de fato, um grande inconveniente, pois causa problemas para a piscina e também para os banhistas. Mas a boa notícia é que existe o algicida como forma de prevenção da proliferação das algas, algicida de manutenção.
Outro produto age, igualmente, no tratamento de choque, combatendo a infestação na piscina. Mas vamos conhecer um pouco mais sobre esse produto químico e como utilizá-lo no tratamento da piscina!
O que é o algicida para piscina?
Em suma, é um produto químico preventivo, ou seja, ele ajuda a prevenir a proliferação das algas em piscinas.
O crescimento de algas é a principal causa da alteração da cor da água, tornando-a esverdeada.
Por isso, manter sua piscina limpa e tratada é tão importante.
Ao passo em que executa a manutençã, algicida – combinado a outros produtos – manterá a água limpa e saudável. Observe que os algicidas da hth® são compatíveis com compostos clorados e floculantes usados na manutenção das piscinas.
Como as algas surgem nas piscinas?
Antes de tudo, vamos entender como as algas aparecem e se proliferam na piscina. Imagine que as algas são migro organismos que estão no ar e caem na água, milhões delas, em água com grande quantidade de
nutrientes mais a presença do sol, tal infestação inicia e é mais comum em piscinas que não recebem manutenção frequente e adequada.
Então, quando o dono da piscina não remove as sujeiras aparentes com a peneira e não aplica os produtos
químicos na sequência correta, os problemas começam a surgir. E tudo pode piorar nos casos de piscinas que ficam expostas ao tempo, sem uso de lona de proteção.
Com o tempo, galhos, folhas, insetos e outros detritos são levados para a água da piscina, unindo-se aos microrganismos. Assim, essa combinação faz as algas aparecerem e crescerem rapidamente, mudando a cor e a qualidade da água.
O que as algas provocam na piscina?
O excesso de algas afeta o equilíbrio químico da água e atrapalha a ação sanitizante do cloro. Por esse
motivo, a aplicação do algicida de manutenção é indicado como um tratamento preventivo.
Portanto, antes que a sua piscina demonstre sinais de infestação, sempre aplique o produto no seu espaço de lazer.
Como o algicida elimina as algas na piscina
As algas que crescem na água dasua piscina são organismos fotossintéticos. Isto é, elas precisam da luz solar como fonte de energia para o seu metabolismo.
O algicida de choque atua de tal forma a combater as algas por essa propriedade delas. Dependendo da composição química, o algicida
interrompe a fotossíntese, cessando a proliferação dos microrganismos.
Além disso, o produto químico também é capaz de destruir as paredes das células das algas. Por consequência, elas se dissolvem por completo. Seja por qualquer processo, o objetivo do agente químico é sempre evitar a infestação do tanque da piscina por esses invasores.
Tratamento de prevenção das algas verdes
Se você está fazendo o tratamento de piscina como uma manutenção comum, a forma correta de usar o algicida de manutenção é o
seguinte:
Verifique os parâmetros da água usando a Fita Teste. Mergulhe uma fita na água da piscina, cerca de 30 cm abaixo da superfície. Em seguida, remova a fita sem balançar, aguardando uns 15 segundos para ver os resultados.
De acordo com os resultados colorimétricos que a fita exibir, faça os ajustes conforme a recomendação: alcalinidade total entre 80 e 120 ppm e o pH entre 7,0 e 7,4. Para equilibrar pH e alcalinidade, você pode aplicar produtos como o Redutor de Alcalinidade pH Extra Forte, Elevador de Alcalinidade ou o Elevador de pH (barrilha). Depois aplique o cloro.
Então, 10 minutos da aplicação do cloro, aplique o algicida de manutenção. Com a filtração ligada, dose 5 ml por 1.000 litros de água diretamente na piscina. Faça isso uma vez por semana.
Lembrando que uma hora após a adição do produto a piscina pode ser liberada para uso. Mas se for
necessário, aspire o tanque e faça novos ajustes de parâmetros. Os algicidas são recomendados para piscinas de fibra, vinil ou azulejo.
Tratamento de choque para infestação de algas na piscina
Sua piscina já está contaminada pelas algas? Tenha calma, porque é
possível corrigir o problema e ter sua piscina limpa e cristalina de volta.
Para isso, siga os passos do tratamento abaixo:
Cheque os parâmetros da água com a Fita Teste e ajuste-os conforme a necessidade;
– Escove as paredes e o fundo da piscina para remover as algas;
– Acione a recirculação e espalhe 7 ml do algicida de choque por 1.000 litros (1m³) de água na piscina
– Deixe o filtro recircular a água por 6 horas, deixando em repouso por 8 a 12 horas;
– Aspire o fundo da piscina com a
drenagem. Em seguida, complete o nível da água;
– Com a filtração ligada, aplique o Cloro
– Somente depois da aspiração e de ajustar novamente os parâmetros da água libere a piscina para uso.
Com essas dicas sua piscina ficará novinha em folha!
Abraços !
Forlenza – Dr Piscina
Tratador Rodrigo SJC SP
1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…