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Entrevistas - 8 de junho de 2023

Loja PISCINIZA – Silmara – Jericoacoara CE

Silmara What: 88 9659-2199 @pisciniza Jericoacoara CE

1- Conte um pouco de sua história.
Resp: Me chamo Silmara Ferrer ou Silfer, é como me chamam aqui.
Tenho 46 anos moro na praia do Preá, próximo a Jericoacoara ficamos a 280km da Fortaleza no Ceará.
Trabalhava na gerência de um hotel de luxo na região, aqui somos um eixo turístico muito procurado por todas
as pessoas do mundo, tanto em Jericoacoara famosa por sua beleza e badalação, quanto aqui no Preá, para amantes do kite surf. Isso gera uma demanda de hotelaria altíssima, ao todo são mais 5 mil leitos de hotel, e três famosos club Aquático, ou seja, muitas e diversos tipos de piscinas. Durante toda minha época de trabalho com gerente de hotel enfrentava um grande desafio na compra de produtos para piscina, pois só encontrava na capital, os depósitos locais não tinham toda linha de produtos ou quando tinham estavam com sua data de validade avançada, então percebi essa demanda grande, dei início a um longo período de pesquisa de mercado, fornecedores, logística, concorrentes macro e micro, um raio variante de 20 a 200km (não incluí a capital como concorrente) tracei perfil do público-alvo e apostei num produto diferente na região, a comodidade. Então, em março de 2020 iniciei as operações da loja e 4 dias depois tive que baixar as portas devido a pandemia do convid-19. Fiquei um pouco preocupada, mas não imaginava o que vinha pela frente, depois dos 2 meses de portas fechadas, comecei a ficar preocupada, aí antes de ficar desesperada preferi sentar, chorar um pouco e depois pensar uma forma de não perder meu investimento de década de trabalho.
Primeira coisa que fiz foi reajustar meu financeiro, todo dinheiro que recebi foi fazer um planejamento de quanto poderia gastar mensalmente, fixei esse valor e quando eu gastava menos do que o “salário” eu guardava com muito carinho, como eu havia feito toda compra do estoque da loja a vista (primeira compra fornecedor nunca da prazo) eu não tinha nenhum débito com fornecedor isso facilitou muito, outra ação foi negociar com o proprietário do imóvel, acertamos pagar a metade do aluguel de 2 em
2 meses, e quando normalizar a situação sanitária, eu acertaria o restante parcelado e por último e o mais desafiador foi captar clientes
somente por ligação ou mensagem de celular, foi aí que eu encontrei minha grande oportunidade.
Como os hotéis estavam fechados, não tinha hóspedes para pegar ou deixar no aeroporto de Fortaleza
consequentemente não haviam carros para trazer os produtos da capital. Então entendi que meu produto
principal era a “comodidade e rapidez” e depois os produtos e acessórios para piscina.
Entrei com força no mercado com um slogan “ENTREGAMOS AONDE VOCÊS ESTIVER” e tive um retorno muito positivo. Atendo a clientes da Suíça, París, Itália, até em alto mar…rs. Eles me mandam mensagem dizendo o que querem e eu faço
entrega no mesmo dia, ou no máximo no dia seguinte.
Outro fator muito forte é o fato de eu só comprar direto da fábrica o que garante além do melhor preço, a eficiência do produto, pois só trabalho com produtos recém fabricados.
Apesar de ainda ser muito pequena, a Pisciniza é a única empresa da região especializada em piscina, não vendemos na que não seja voltado para piscina, nosso expectativa de crescimento é de 30% ao ano e a meta é até 2025 termos em nossa loja, todas as marcas de produtos e acessórios para oferecer ao nossos clientes mais opções na hora da compra.

2- Quais linha de produtos comercializa?
Resp: Trabalhamos com HTH, Pace, Donclor, Axton, Netuno, Sodramar, Dancor, SinSAL, Aquactec.

3- Na parte de produtos e acessórios como veê o produto nacional em relação ao importado?
Resp: Eu participei da Expolazer em 2022 uma feira de muito sucesso, grandes empresas estavam lá
expondo, milhares de pessoas fechando negócio, ali se constata facilmente o poder do seguimento no mercado nacional.
Além de confiar plenamente na competência de nossas fábricas e na competência dos nosso profissionais, eu prefiro gerar a economia dos que estão próximos a mim. Por exemplo minha loja não fica em Jericoacoara, fica no bairro onde eu moro, os colaboradores da Pisciniza são do mesmo bairro, os parceiros da Pisciniza são do mesmo bairro, as trasnportadores, são cearenses, as fábricas são brasileiras. Eu considero isso um desenvolvimento sustentável, se eu estou crescendo eu vou levar as pessoas próximas a mim junto desse crescimento. Outro ponto muito importante, as maiores empresas de outros países tem brasileiro criando, inventando, na engenharia, tecnologia, ciência, falo de empresas como Apple, Google, Pixar, Honda, Nasa e universidades como Harvard, se eles são sucesso lá, porque não podem ser sucesso aqui? Brasil tem profissionais e empresas que não deixam nada a desejar para empresas de outros países. Eu sempre darei prioridade para indústrias, fábricas brasileiras, e sou muito satisfeita com os produtos das empresas brasileiras.

4- Quais suas expectativas para o nosso segmento em 2023?
Resp: Expectativa é de com certeza ser melhor do que foi 2022 a meta de crescimento é de 25% eu atendo uma região turística, aqui para o turismo nacional no ano passado foi 2º lugar mais procurado por turistas, já par ao turismos internacional a praia do Preá é considerada como a “meca do kite” a praia é a queridinha para os praticantes de kitesurf. Isso consequentemente gera uma demanda maior de casas de aluguel e hotéis e junto com eles vem as piscinas, de todas as formas e maneiras, então eu só consigo enxergar um cenário super positivo.

5- Quais os principais diferenciais da loja?
Resp: Tempo, intimidade e credibilidade. Cada cliente tem suas especificações, tem sua singularidade, cada um tem um atendimento
diferente, personalizado. Hoje em dia o que tem de mais caro é o tempo, nós proporcionamos ao nosso cliente a economia de tempo e trabalho, outro ponto forte é o fato que meus produtos eu compro direto da fábrica, ou seja, tenho sempre no meu estoque
produtos recém fabricados novinhos, isso enche os olhos do cliente.
A entrega expressa é sem custo não importa se o cliente me pede 1 balde de cloro ou uma esponja para limpar bordas, ele vai receber com a mesma rapidez e simpatia, afinal eu falo pra ele “entregamos aonde você estiver” sem pagar nada por isso.
Jamais farei um cliente pagar pra receber seus produtos, eu mesma faço as entregas, eu conheço não só os donos das empresas, mas o comprador, o piscineiro, o vigia, e cara da manutenção, o recepcionista, conheço todos, essa intimidade foi criada naturalmente foi bem orgânico, nasceu um relacionamento em cima da confiança, não somos estranhos um para o outro.

6- Quais são os produtos mais procurados pelos clientes?
Resp: Sem sombra de dúvidas, produtos químicos é o clarificante e o cloro, de acessórios carrinho de aspirar, cabos e a peneira.

7- De seu recado, suas observações finais.
Resp: Agradecer por ter me escolhido para essa entrevista, para compartilhar experiência, fiquei muito feliz principalmente pelo fato de
ser mulher, tudo para nós é mais desafiados, poder estar aqui, compartilhado todos os medos, a dor
e a delícia de ser empreendedora e especificamente dentro de um mercado que é 99% por homens. Acredito que estar aqui vai ajudar,
inspirar e trazer mais mulheres para o mundo das piscinas e que sonhar é permitido para todos, não tem limites a gente pode chegar aonde a gente quiser.

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