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Marketing / Comunicação / Vendas - 28 de julho de 2022

Marketing, planejamento e estratégia…

Marketing, planejamento e
estratégia.

As atividades de marketing devem ser sempre baseadas em planos e estratégias para atingir os objetivos da empresa. Parece óbvio, mas infelizmente nem sempre é isso que acontece… Elas podem ser para uma marca ou um produto ou serviço específico. Isso significa que os passos da empresa serão guiados por um plano de marketing, que é uma importante ferramenta de gestão.

Desenvolver um bom plano de marketing depende de informações precisas, dados e conhecimentos sobre os mercados em que a empresa atua. As decisões que serão tomadas no plano de gestão, afetarão desde o início da execução do plano até a efetiva implementação da atividade.
Portanto, as ações tomadas devem ser consistentes com a situação atual do mercado, tendências e o posicionamento e cultura da empresa em relação a elas.

É uma clara exposição para as ações da empresa. Reforço aqui, todas as decisões precisam ser tomadas com base em dados e informações concretas. E o maior (mas não o único) fornecedor dessas informações é o setor comercial. É nessa fase que a gestão empresarial e o marketing se solidarizam, se fundem, pois um está intrinsecamente dependente do outro.

Para iniciar o plano de marketing, os profissionais da área devem analisar primeiro o segmento de mercado em que a empresa atua para entender todos os fatores que a influenciam, sejam fatores internos ou externos.

Também deverão pesquisar minuciosamente o mercado para seus produtos, destacando seus pontos fortes, fracos e principalmente, avaliar tendências.

Em seguida, mas não menos importante, vem o conhecimento sobre os clientes, pois os planos de marketing não devem ser somente encantadores em termos plásticos, campanhas e de design.
Eles precisam ser direcionados para atingir essencialmente aqueles que consumirão os produtos e serviços que sua empresa oferece. Nesse sentido, deve-se implementar uma rotina de avaliação contínua e esmiuçada do mercado.

O foco deve ser sempre conhecer e entender mais e mais a cada dia, o que os clientes procuram nos produtos ou serviços que sua empresa fornece e assim, oferecer as soluções necessárias para atender às necessidades de cada um.
Agindo assim, o percentual de sucesso em termos de relacionamento entre consumidor e empresa, será certamente muito alto e duradouro Lembre-se do que já comentamos em nossos artigos anteriores, não devemos buscar tão somente a venda e sim um relacionamento comercial forte e duradouro.

Com mais ênfase, deve-se avaliar e analisar as atividades dos seus concorrentes e também os potenciais concorrentes. O plano de marketing deve abranger todo o conhecimento deoutras empresas do mercado, bem como suas fortalezas e fraquezas. Conhecendo melhor seus concorrentes, aprimorando as tarefas que seu concorrente está acertando, adaptando inovações em tarefas que seu concorrente não está desempenhando bem, você consegue agregar diferenciação aos seus produtos e serviços.

Observemos a necessidade de integração entre a área comercial e a área de marketing. As equipes de marketing precisam de informações já disponíveis e conhecidas pelo dia a dia de quem está no mundo dos negócios para formular estratégias e planejar as ações da empresa.
As equipes comerciais, por outro lado, podem e devem sempre usar a análise de marketing para melhorar seus argumentos com os clientes porque também saberão onde os produtos concorrentes estão posicionados. Infelizmente, em algumas empresas, o que percebemos é que há uma concorrência, uma certa competição entre as áreas e isso causa grandes perdas para a empresa. O “pessoal do escritório” x o “pessoal do comercial”. “O que esses meninos entendem de vendas?
Nunca bateram perna na rua.” “Esse pessoal do comercial é muito cabeça dura, não aceita o que fazemos” São algumas frases que vivenciamos em nossas incursões.

A maneira mais prática de permitir que essas duas equipes se comuniquem de forma eficaz é por meio de
implementação de sistemas integrados como um software ERP ou até mesmo em casos mais adiantados, em um B.I. (Business Intelligence).

Quando todas as informações coletadas e analisadas são colocadas neles, o acesso pode ser acelerado. Assim como a eficácia da ação, a travessia pode ser feita em uma velocidade maior.
Resumindo, devemos colocar um prazo e avaliar as ações e resultados a partir da implementação das ações
e planos de Marketing, cruzando dados entre os períodos de ação e as vendas e entrada de novos clientes.

Um bom gestor de informações, deverá ser o responsável por essa operação, não ficando a administração para nenhuma dessas áreas que mencionamos (marketing e comercial) visando minimizar quaisquer competições departamentais.

O Sistema será alimentado por essas equipes com os dados, detalhes e informações e a gestão, será dessa outra equipe profissional.

 

Tarso Gouveia tem longa experiência na área da Saúde – Administrador de Empresas, com Pós Graduação em Gestão Empresarial e atualmente é Superintendente Comercial do INACON Saúde, além de prestar Consultorias empresariais e organizacionais.

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