Home Seções Entrevistas Sol e Mar Piscinas e Saunas – Vera Oyola
Entrevistas - 8 de fevereiro de 2023

Sol e Mar Piscinas e Saunas – Vera Oyola

Vera Oyola What: 91 8408-4116 Belém - PA

1- O que levou a entrar na profissão de especialista em piscina? Conte um pouco de sua história.
Resp: Era o ano de 1994 projetei e construí a primeira piscina da minha carreira, buscando o melhor em estrutura, revestimentos e equipamentos, dai pra frente vi uma ótima oportunidade de me destacar no ramo de piscinas, como sou Engenheira civil, tinha poucos colegas que eram craques neste ramo, fui cada vez buscando mais conhecimento tanto na área de execução quanto a de tratamento de piscina, fazendo vários cursos, buscando mesmo todo tipo de conhecimento da área e aceitando muitos desafios na construção de piscina e na área de equipamentos e tratamento.

2- Costuma participar de algum curso, live etc
Resp: Sim, muitos cursos foram primordiais para aprimorar o conhecimento, o que já havia lido e vinha aplicando a área de limpeza e manutenção de piscinas.

3- Piscina de vinil, fibra ou alvenaria, existe diferença no tratamento? nos explique?
Resp: Sim, cada tipo de piscina possui uma diferença em tratamento, as de alvenaria por haver revestimento com juntas de dilatação entre as cerâmicas, dando um pouco mais de trabalho para a limpeza exigindo mais tempo na escovação, pois podem acumular mais algas nestas separações porém são menos abrasivas a aplicação de produtos químicos e tratamentos auxiliares; As piscinas de fibra de vidro são bem mais praticas na hora da limpeza pela superfície lisa que tem a escovação é mais breve e rapidamente se faz o tratamento, porém devemos ter cuidado a dosagem e aplicações de produtos requer um cuidado na hora da aplicação para que não manchem e desbotem a pintura. As piscinas de vinil umpouco menos trabalho também no tratamento a superfície lisa trás maior rapidez na limpeza, mas assim como as de fibra também deve haver bastante cuidado na aplicação de produtos pois a abrasividade pode desbotar e desgastar o vinil.Mas o X da questão de todos os tipos de piscina é saber tratar a água pois é muito variável o tipo de água que possa abastecer a piscinas então em todas é fundamental ajustar sempre todos os parâmetros alcalinidade, ph e cloro.

4- Quais as marcas de produtos que mais costuma utilizar? E quando surge um produto novo, costuma experimentar?
Resp: As marcas mais usuais são genco e hth, porém esta tendo uma marca nova no mercado que estamos utilizando e fazendo bastante teste e tendo bons resultados astrapool.
Sempre experimentamos os produtos novos usamos e oferecemos aos nossos cliente o que dá muito certo, fazemos sempre a utilização em nossa piscina para garantir que o que vendemos e utilizamos e são de excelente qualidade e com bons resultados.

5- Conte algum caso interessante que já encontrou?
Resp: Ao longo desses 28 anos são muitos casos interessantes, mas tenho um bastante legal. Ao utilizar produtos químico sempre devemos fazer a volumetria correta da piscina então chegamos em uma piscina que continha uma água muito ferrosa e em altos índices, muito comum em nossa região, os tratadores do clube não sabiam mais o que fazer e para isso colocaram muitos produtos de diversas marcas, em quantidade exagerada ao mesmo tempo a água ficou tão ruim que saiu até fumaça nas espumas aglomeradas na superfície. Após isso nos contataram para ensinar a cuidar da piscina do clube de forma certa e mais econômica.

6- Tem piscinas que trata com tratador de UV, Ozônio ou mesmo gerador de cloro? Caso positivo nos conte.
Resp: Sim, ozônio e ionizadores são os mais comuns em nossas piscinas executadas. Ionizadores são os que mais sobressaem para o tratamento de nossos clientes.

7- De seu recado, suas observações finais.
Resp: As atividades ligadas ao ramo de piscina estão cada vez mais crescente vemos nisso um mercado promissor cada vez mais, mas para todos que trabalham com esta atividade devem se especializar buscar cursos e conhecimento, e tratar a piscina bem seriamente pois somos portadores de saúde para água da piscina, que devem estar sem contaminantes sempre limpa e saudável para os banhistas, com suas manutenções de equipamentos em dia, com utilização de produtos bons de origem não duvidosa e dentro da validade, buscar excelência nos serviços fazer com muita dedicação e honestidade são estas as dicas que eu gostaria de contribuir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Tratador de Piscina Moisés Cuiabá MT

1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…