Tratador de Piscinas – ALAN – Taubaté SP
What: 12 98149 8866 Instagram: alanpiscinas Taubaté SP
1. Conte um pouco da sua história de tratador de piscinas.
Resp: Conheci a profissão em 2002, através de um amigo. Trabalhei com ele um tempo e decidi trabalhar
sozinho, mas como não tínhamos as ferramentas de trabalho que temos hoje como, redes sociais e empresas dando cursos, acabei saindo do ramo novamente. Em 2011 voltei para o ramo, uma loja parceira já conhecia as minhas qualidades profissionais e voltou a me indicar para seus clientes. Em 2015 resolvi abrir a a empresa, pois havia muita procura por empresas que tinham CNPJ para tratamento em hotéis, condomínios etc. E desde o
início a empresa vem crescendo tanto no tratamento químico da água, como nas manutenções elétricas, tubulações e venda de produtos também, inclusive até precisei fazer a mudança de MEI para ME. Hoje possuímos
empresas que prestam serviços pra nós também.
2. Existe diferença entre os tipos de piscinas para tratamento? Nos explique.
Resp: Temos o tratamento para piscina convencional que vem de anos, que seria o cloro, algicida e
clarificante etc. Que é para eliminar e prevenir algas, oxidação de matérias orgânicas que vem do tempo e do próprio corpo dos banhistas e também de bactérias.
– O tratamento com o peróxido de hidrogênio e o sanitizante, que faz também sua oxidação e previne
contra bactérias;
– O tratamento com ionizar que emitem ions de cobre e prata pra piscina eliminando bactérias e
prevenindo algas evitando que a água fique turva.
– O ozônio que tem um alto pode
também de oxidação e previne as algas também.
– Gerador de Cloro, ao adicionar o sal na água ele passa pelas células que faz a transformação de sal paro o cloro, mantendo a piscina sempre clorada, eliminando matérias orgânicas, prevenindo contra algas.
Mas todos esses tratamentos, tem que ser feito por um profissional que estará fazendo as medições de seus parâmetros, como: – PH (partículas de hidrogênio); – cloro livre (cloro puro na água) – Cloro composto (misturados de acordo com os fabricantes fazem a mistura) – alcalinidade total da água (sais minerais) – Dureza cálcica da água (cálcio) etc.
Para que a água seja saudável e não de problemas de saúde para o banhista e cause problemas na estrutura da piscina, é necessário que um profissional do ramo da piscina esteja avaliando a água.
3. Quais as marcas de produtos químicos que trabalha? Tem diferença entre marcas? Costuma usar produtos novos?
Resp: – Genco,- Hidroazul- Suaal- Crisagua- hth etc. Todas marcas são boas e cada uma tem sua fórmula e sua substância que faz as funções que precisa pra ter uma água sempre cristalina e pura, mas tudo isso
depende de uma boa filtragem para fazer com que os produtos façam efeito. Uso produtos novos também pra indicar para clientes de acordo com sua situação.
4. Costuma participar de treinamentos, lives etc?
Resp: Sim, participo de livres e cursos que algumas empresas nos procuram, pra estar nos aprimorando, pois o
mercado de piscina cresce cada vez mais e se não nos atualizar ficamos para trás.
5. O Clima interfere muito no tratamento de uma piscina?
Resp: Sim, interfere tanto na água da piscina, como no consumo do produtos. No inverno consumimos menos produtos, mas já no calor o consumo de cloro é mais devido aos raios solares e o uso do banhista.
E também as piscina com paisagismo, pois suas folhas caem na água e consome mais cloro também.
6. Quais são suas expectativas em relação ao mercado de piscinas para 2023?
Resp: Se nessa pandemia o ramo de piscinas cresceu bastante, pois os proprietários que ficaram mais em casa, viram como e necessário o tratamento químico da água para a conservação de seu investimento e a economia de ter um profissional cuidando a ano todo.
E também tivemos as novidade que na Expolazer, 2023 será um crescimento maior.
7. Sua considerações finais.
Resp: Agradeço a Deus pela profissão que me deu e as redes sociais e as revistas que estão dando oportunidade aos tratadores falarem um pouco de suas experiências, e através de vocês estamos sendo conhecidos não só como um limpador de piscina e sim um profissional no ramo de limpeza e tratamento químico da água da piscina.
Tratador Rodrigo SJC SP
1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…