Home Seções Marketing / Comunicação / Vendas Tratamento da Piscina com Gerador de Ozônio, tem benefícios?
Marketing / Comunicação / Vendas - Piscinas - 14 de agosto de 2023

Tratamento da Piscina com Gerador de Ozônio, tem benefícios?

O tratamento da água da piscina sem dúvida é muito importante, tanto para as piscinas residenciais como para as piscinas de uso coletivo. A água da piscina deve ser cristalina para torná-la convidativa, não deve ser corrosiva nem incrustante para não causar danos aos equipamentos e o mais importante: deve ser saudável para garantir a saúde e o bem-estar dos banhistas. Para termos essas necessidades atendidas precisamos: de equipamentos adequados, produtos químicos corretos e de um tratador da piscina com um mínimo de conhecimento para poder realizar as tarefas de deixar a piscina sempre limpa, cristalina e saudável. Pois não vamos querer deixar os banhistas expostos à uma água que possa lhe trazer problemas de saúde, como conjuntivites, desconfortos gastrointestinais, ou mesmo frieiras devido a um tratamento deficiente da água.
Ao contrário do que muitos pensam o Ozônio não é um método novo para o tratamento de água, ele já é utilizado a muito tempo em piscinas do mundo inteiro e em outras aplicações, como: tratamento de água para processos industriais, tratamento de água de abastecimento de cidades, tratamento de água de lagos e aquários e muitas outras aplicações onde se faz necessário uma desinfecção eficaz e saudável.

Quando vamos escolher um método de desinfecção para a piscina, devemos escolher uma tecnologia que seja eficiente contra a maioria dos microrganismos que possam estar na água da piscina, como bactérias, vírus e outros. Também devemos garantir que a piscina esteja com a água protegida mesmo quando não estiver em funcionamento.

O ozônio não é nenhuma solução milagrosa, ele necessita que a piscina continue sendo filtrada adequadamente, necessita do controle correto do pH e alcalinidade total, embora não altere esses parâmetros, e necessita de um residual mínimo de cloro livre para a proteção da água enquanto ela não passa pelo gerador de ozônio que está instalado na casa de máquinas da piscina.

Dentre os benefícios da utilização dos geradores de ozônio para o tratamento da água da piscina o mais importante é a segurança de termos uma água saudável. Ele irá matar os microrganismos indesejáveis que podem causar as diversas doenças, além disso promove uma redução significativa do principal desconforto do uso do cloro, que é a formação das cloraminas, que trazem irritação à pele, agravam as alergias e problemas respiratórios, e deixam um cheiro muito desagradável ao ambiente, principalmente em piscinas em ambiente fechado.

Outro benefício é que a tecnologia do ozônio é limpa, ela não agride o meio ambiente. A geração do ozônio no equipamento que está instalado na casa de máquinas é através do oxigênio presente no próprio ar que respiramos.

Em piscinas de uso coletivo os geradores de ozônio trazem enormes benefícios para a saúde dos alunos e principalmente para os professores, que ficam a maior parte do tempo na piscina durante todos os dias. Outro benefício é a redução dos gastos com o cloro, uma vez que o ozônio passa a ser o método principal e o cloro o secundário para manter o residual, ocorre uma redução significativa.

Quanto aos tratadores, eles terão mais facilidades para manter a piscina, uma vez que mesmo após longos períodos de chuvas, a piscina tratada com os geradores de ozônio e com o residual mínimo de cloro não sofrerá grandes alterações. Outro ponto que deve ficar claro é que os geradores de ozônio não reduzem o tempo de filtração e tão pouco substituem nenhum tratador, pelo contrário, o tratador é de extrema importância para continuar a realizar a limpeza física da piscina como escovação e aspiração, a retrolavagem do filtro e de manter os parâmetros como pH, alcalinidade total e cloro livre residual dentro dos valores ideais. Ele também é importante para verificar se o gerador de ozônio está em perfeito funcionamento e garantir a manutenção preventiva desse e dos outros equipamentos da piscina.
Para finalizar nosso bate papo, não podemos deixar de dizer o quanto é importante a escolha de um bom fabricante de equipamento. No caso dos geradores de ozônio eles não são muitos no Brasil, quando comparamos com fabricantes de filtros e motobombas, por exemplo.

Mas sempre devemos procurar fabricantes que possuem experiência, que possuem suporte e apoio não só ao lojista, mas ao tratador e aos proprietários das piscinas.

Alguns desses fabricantes ministram cursos, possuem grande quantidade de material informativo nos seus sites e canais do Youtube, por exemplo. Novamente, como sempre comentamos aqui na revista, busque conhecimento e informações que são de extrema importância para tomarmos as melhores decisões. Busque testemunhos de quem usa para não cair em conto de fadas.
Espero que todos compartilhem esse conteúdo e os outros artigos da revista em suas redes sociais, pois conhecimento nas gavetas ou estantes não beneficiam ninguém.

Outro pedido para vocês, mandem suas dúvidas, críticas e sugestões. Elas são muito bem-vindas aqui na revista, para podermos cada dia melhorar nosso conteúdo para vocês.

Sendo assim, me despeço com a certeza de que estamos fazendo nosso melhor, sempre! Grande abraço!

Rogério Fonseca Alves
Diretor POOLPARTS
www.poolparts.com.br

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Tratador de Piscina Moisés Cuiabá MT

1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…