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Marketing / Comunicação / Vendas - 8 de abril de 2022

Inteligência Emocional e Neuromarketing – Alavancando as vendas de sua empresa – por Ricardo Martins

Ricardo Wagner A Martins Palestrante e Consultor com Mestrado e Comunicação e Marketing Especialista em Neuromarketing - Intel. Emocional - PNL e Neuroarquitetura para Vendas

Você continua esperando o vendedor perfeito cair do céu?
Independente do modelo de negócio e do setor em que você atue, é fundamental pensar em formas que permitam alavancar as vendas dos seus serviços ou produtos. Um dos maiores desafios para o crescimento de qualquer profissional é a sua capacidade de vender.

Vendedores sem resistência emocional, inseguros ou sem capacidade de influenciar os compradores tem pouca chance de gerar resultados satisfatórios para si e para as empresas onde trabalham.

Lidar com a inconsistência e fracassos de equipes de vendas internas e externas, é sempre uma dor de cabeça para o dono ou gerente.

Enquanto alguns vendedores apresentam ótimos resultados, outros tem muita dificuldade em atingir as suas metas, e normalmente não atingem, o que invariavelmente pode levar ao desligamento do mesmo, aparentemente ineficaz para a arte de vender.

Muitas vezes percebemos que o desempenho da força de vendas é“carregado” por alguns poucos vendedores e gestores antigos, mais preparados, cercados de novatos que não sabem muito bem que rumo seguir para melhorar, e não vão durar na empresa por não obterem os resultados esperados, sem contar que muitas vezes fazem as organizações perderem vários clientes.

Por que esperar aparecer o vendedor perfeito cair do céu, quando você pode com um custo muito menor e em pouco tempo “criar” o seu próprio?

Entendemos que existem vários caminhos para o aprimoramento de suas equipes, desde: Comunicação interna assertiva, segmentação do seu público com a definição clara da persona, treinamento e capacitação de todos, estratégias de marketing e branding para atração de clientes, modelo híbrido de vendas, loja física junto com e-commerce apoiadas por tecnologias e gestão das mídias  sociais. E por ai vai, existem muitas iniciativas que podem transformar seus resultados, mas falando em diferenciação e real impacto positivopara o seu negócio, então entre as várias estratégias para multiplicar suas vendas, gostaria de evidenciar a aplicação de treinamentos para suas equipes no uso de inteligência emocional e neuromarketing para cansarem de vender.Investir em treinamentos diferenciados e de alto impacto para suas equipes, vai atualizar seus vendedores mais antigos com as atuais necessidades do mercado, e diminuir o estresse e perda de tempo com vendedores inexperientes, tornando-os preparados para o sucesso, enfim, todos queremos profissionais fora da curva.

Você já foi a uma loja ou ao mercado, escolheu e comprou um produto sem saber direito o porquê da escolha?
Existem uma série de impulsos estimulados por conexões entre ideias, desejos e sentimentos que ocorrem em nosso cérebro e que modificam aspercepções sobre produtos, serviços e marcas. Essas relações são analisadas pelo neuromarketing, um conceito que busca entender e aprofundar a relação entre neurociência e marketing.
O neuromarketing permite compreender as preferências de consumo e os principais comportamentos dos consumidores tornando seus vendedores influenciadores verdadeiramente eficazes, praticar neuromarketing é olhar para o cérebro do cliente e entender melhor como as decisões de compra são tomadas e daí é só agir, vendendo e entregando a melhor experiência possível.

Agora que entendemos um pouco mais sobre neuromarketing, não podemos
esquecer de outra ferramenta de sucesso absoluto para vendas, que é a aplicação da Inteligência Emocional, ela ajuda a
entender melhor o papel das emoções em nossas decisões, de compras inclusive. Podemos definí-la, segundo o especialista Daniel Coleman, como sendo a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e as emoções dos outros, bem como a habilidade para lidar  adequadamente com ambos. Vale ressaltar que, ao contrário do que algumas pessoas pensam, a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser
desenvolvida e aprimorada, visando ao crescimento pessoal e profissional.

Em tempos tão competitivos quanto os dias de hoje, contar com habilidades e competências diferenciadas é fundamental para se ter sucesso e elevar a performance de sua empresa, qualquer que seja o  seu segmento de mercado. Por isso, aprender o que é inteligênciaemocional, aplicado em vendas, conhecer seus benefícios e descobrir como implanta-la é muito importante!

Alguns estudiosos têm se dedicado a entender o papel das emoções no momento das compras e das negociações, e se você quer se diferenciar deveria considerar adquirir essa competência e iniciar logo seus treinamentos.

Para desenvolver com qualidade a sua inteligência emocional ou a de colaboradores da sua empresa, você pode buscar por treinamentos específicos na área.
Eles serão de grande valia e ajudarão não apenas a garantir um maior bem estar organizacional, como também, trarão estratégias mais certeiras para as negociações que surgirem.
Aliás, se tiver interesse, experimente conhecer mais sobre nossos cursos, inclusive o: “Vendas de auto impacto com Inteligência Emocional e Neuromarketing “

Gostou de aprender mais sobre os benefícios da Inteligência Emocional e Neuromarketing em vendas?

Então, espalhe as informações e compartilhe com aqueles amigos que estão precisando vender mais e mais…

sucesso a todos!

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