Home Seções Marketing / Comunicação / Vendas A modernidade dos “INVERTERS” chega aos equipamentos para piscinas
Marketing / Comunicação / Vendas - 6 de abril de 2023

A modernidade dos “INVERTERS” chega aos equipamentos para piscinas

Muitos de nós já ouvimos esse termo “INVERTER” em algum momento.
Por exemplo, em publicidade de equipamentos de ar condicionado.
O “INVERTER” é um inversor de frequência que nada mais é que um equipamento eletrônico que faz com que ocorra uma redução do consumo elétrico. Atualmente, a maioria dos equipamentos domésticos da linha branca, como máquina de lavar roupas, geladeiras e ar condicionado, possuem o INVERTER como um item diferencial em relação aos equipamentos tradicionais. Se tornando equipamentos premium.
E agora, essa tecnologia dos inversores começam a se difundir nos equipamentos de piscinas.

Os primeiros equipamentos a receber os inversores para uso em piscinas foram as motobombas. Com o uso do inversor acoplado ao motor elétrico da bomba, o consumo de energia é reduzido de forma significativa. Quando ligamos um motor ocorre um pico de corrente elétrica e isso faz com que ocorra um alto consumo de energia. Com o inversor essa partida é feita de forma suave e faz com que não ocorra esse pico de corrente e consequentemente ocorre a redução do consumo de energia elétrica.

Além dessa grande vantagem com relação ao consumo elétrico, os inversores também possibilitam que as motobombas operem com velocidades diferentes. Com isso podemos ter vazões diferentes para cada aplicação, como exemplo: a vazão para os bicos de hidromassagem precisa ser bem maior que a vazão para a filtração e que pode ser diferente da vazão da cascata. Outra vantagem que podemos destacar é o uso dessas
motobombas com inversor juntamente com sistemas de automação. Os sistemas de automação fazem uso de válvulas com atuadores que permitem reduzir o número de bombas na casa de máquinas, pois essas válvulas mudam automaticamente a direção do fluxo de água para a aplicação desejada e a motobomba com inversor aumenta ou diminui a velocidade do motor para atender a vazão da aplicação escolhida.

Outro equipamento que está invadindo o mercado com inversores são os trocadores de calor, ou bombas de calor, esses aquecedores para piscinas são elétricos e sua construção é muito similar aos equipamentos de ar condicionado, só que trabalhando para aquecer ao invés de resfriar.

Os trocadores de calor fazem uso de um compressor para promover a compressão do gás refrigerante que é responsável pela troca de calor na serpentina do equipamento. Os equipamentos tradicionais não fazem uso do inversor e desta forma possuem um alto consumo de energia, o que muitas vezes inviabiliza a compra dos mesmos por muitos donos de piscinas.
No passado os trocadores de calor tradicionais eram vistos como grandes vilões, pois eram os grandes consumidores de energia elétrica. Com o tempo houve grandes melhorias nesses equipamentos que até reduziram o consumo, mas nada comparado com o uso dos inversores.

Atualmente, os novos trocadores de calor já estão vindo com inversores que promovem uma grande redução do consumo de energia. Da mesma forma que na motobomba, o momento de partida do trocador é o momento que mais consome energia.
Outro ponto que observamos nesses novos trocadores é que eles também estão vindo com comunicação Wi-Fi. Isso faz com que possamos comandar o equipamento através de Apps. É a modernidade da internet das coisas se tornando realidade nos equipamentos para piscinas.

Mas muita atenção ao escolher esses equipamentos, você deve observar se eles são certificados pelo INMETRO,
e qual classificação eles possuem. Lembrando que a certificação é
compulsória, ou seja, obrigatória. Sendo assim, me despeço com a certeza que dias melhores virão e que
estamos fazendo o nosso melhor.
Até breve.

 

Rogério Fonseca Alves
Diretor POOLPARTS
www.poolparts.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

O Portal edição Expolazer AGO/24

Piscinas o Portal Ago/24 Clique no nome em azul acima e leia nossa edição …