Tratador de Piscina – Daniel – Entrevista
1- A quanto tempo é tratador de piscina. Resp: Sou tratador a 10 anos.
2- O que levou você a seguir a profissão de piscineiro?
Resp: Comecei como ajudante e me encantei com a profissão. Fiz uma proposta para o meu patrão de fazermos uma sociedade e ele aceitou, alguns meses depois, fiz uma nova proposta de comprar os outros 50% da parte dele e ele novamente aceitou. E foi assim que eu entrei na profissão.
3- Costuma fazer cursos / treinamentos para melhorar seu trabalho?
Resp: Sim, isso é muito importante.
Certificado faculdade mineira:
– Conscientização sobre piscina de uso coletivo e privado bem como seus riscos a saúde e segurança – 12h.
– limpeza de reservatório de água – 12h
-O que é tratamento químico e sua importância 12h
– Funcionamento do conjunto moto bomba e filtro de areia – 11h
– Piscina de vinil, piscina natural, piscina olímpica e piscina infinita – 11h
– Serviço completo da limpeza de piscinas 11h
– materiais para limpeza de piscina – 11h Certificado Genco
– Curso básico de tratamento de águas de piscinas online – 4h
Curso para formação de piscineiros 5 dias – Ministrado por fabiana figueiredo Engenheira química especializada em tratamento de piscina. Tenho Também algumas literaturas técnicas: Livro PISCINAS Litro a Litro do Autor: Dr. Nilson Maierá; Manual de Tratamento de Piscinas HidroAll; Manual Técnico Tratamento Físico / Tratamento Químico – Hidroazul; Revista Pool Live 86.
4- Piscina de vinil, alvenaria ou fibra, existe diferença na limpeza, o que muda, explique um pouco.
Resp: Na limpeza física não muda muito, o que muda é o tratamento químico.
Ex: Piscina de Alvenaria: Nós optamos pelos parâmetros: Alcalinidade -> 100 ppm; PH -> 7.2; CRL -> 3 ppm; CYA -> 40 ppm; DC -> 150 a 200 ppm.
Nesses parâmetros temos uma água quimicamente balanceada, desinfetada e sem problema de corrosão dos rejuntamentos, partes metálicas e tubulações. (Piscinas de Alvenaria suportam muito bem uma super cloração e tabletes de tricloro). Já nas piscinas de VINIL e FIBRA, nós optamos pelos seguintes parâmetros: Alcalinidade -> 80 ppm; PH -> 7.4; CRL -> 1 ppm; CYA -> 20 ppm; DC -> 100 a 150ppm.
Nesses parâmetros temos uma água quimicamente balanceada e desinfetada, sem problemas de agredir o revestimento do vinil ou fibra, evitando um desbotamento precoce (piscinas de vinil e fibra devem se tomar muito cuidado no momento da cloração, é necessário que o cloro seja bem diluído para não agredir o vinil e a fibra, é bom evitar o uso de tabletes tricloro, pois como sua concentração é de 90% de teor de cloro pode provocar manchas ou desbotamento do vinil ou fibra precocemente).
5- Conte alguns casos interessantes que encontrou?
Resp: Me surpreendi quando comecei um tratamento de uma piscina de pedra em Hijau. Quando iniciei o tratamento e fiz as análises da água, notei que o PH, Alcalinidade e DC estavam muito alto, abaixei esses parâmetros e segui com o tratamento. Na semana seguinte, notei que a água estava turva e os parâmetros subiram novamente. Foi aonde busquei um estudo mais profundo sobre pedras em Hijau. E chegamos a conclusão que essas piscinas liberam um minério que eleva todos os parâmetros citados a cima durante um certo período quando nova. Conclusão, para seguir com um balanceamento químico para esse tipo de piscina, tive que toda semana reduzir todos os parâmetros para que depois houvesse um equilíbrio.
6- Quais acessórios utiliza na limpeza da piscina.
Resp: Atualmente usamos um cabo telescópio de 6 metros para aspirar;
-Cabo de 4 metros para escovação;
-Cabo 3 metros para peneira;
-Rodo com 8 esferas para aspiração;
-Rodo carrinho com 8 rodas para
aspiração;
-Escova curva tradicional retangular com 44 cm.Peneiras modelo tradicional, forma da borda arredondado, diâmetro 28mm;
-Mangueiras de 20 metros, de 10 metros e 5 metros;
-Bomba 3/4 CV e bomba 1/4 CVKits teste PH, CLFitas testes CRL, PH, AT, CYAKit teste DUREZA CÁLCICA.
7- Suas observações finais?
Resp: Ao longo desses 10 anos trabalhando como Piscineiro ou operador de piscinas, já me deparei com diversos tipos de problemas aos quais me levaram a buscar conhecimentos e agregar valores. Vou em lugares de difícil acesso como também vou em lugares de lindas paisagens que até hoje me impressionam, reconheço que ainda tenho muito a aprender pois ainda me deparo com alguns problemas que me levam a busca de mais conhecimento. Vida de Piscineiro não é fácil, trabalhamos debaixo de sol e debaixo de chuva, no verão e no inverno nós estamos lá. Sempre cuidando e oferecendo o nosso melhor para os nossos clientes. Vivemos uma rotina de surpresas e aprendizado, dificuldades e conquistas, cansaço e renovação.O nosso trabalho cansa tanto o corpo como a mente, porém é prazeroso, de lugares inesquecíveis, de clientes que tenho como amigos e eles me tem como parte da família. Eu amo ser piscineiro! Agradeço a Deus todos os dias pela oportunidade de trabalhar em uma profisão que tanto amo.
É uma honra ser piscineiro!
Daniel – Tel: 32 8841-7723
Além Paraíba MG
facebook.com/daniel.piscina.735
Tratador Rodrigo SJC SP
1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…