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Marketing / Comunicação / Vendas - 6 de agosto de 2021

Vendas & Crescimento – Chuva de ideias para administrar sua Loja

por Tarso Gouveia

Trazemos continuamente matérias sobre gestão, administração e principalmente vendas. Hoje, traremos algumas dicas separadas por tópicos que poderão ajudar em muito a gestão do seu estabelecimento
comercial. São dicas superficiais que podem lhe trazer alguns insights importantíssimos. Boa leitura!

1 – ESTUDE SEU MERCADO AO MÁXIMO
Pesquise muito, leia tudo que puder sobre o assunto, reúna-se com colegas de associações do setor, sindicatos para ficar por dentro das novidades do mercado e de seus produtos. Participe de feiras, seminários e palestras do segmento, assista a webnares, vídeos explicativos e lives.

2 – ESTEJA SEMPRE PRÓXIMO DO SEU PÚBLICO CONSUMIDOR
Diariamente, invista parte do seu tempo para falar diretamente com seus clientes e ouvir suas opiniões, seja ao telefone, aplicativos de mensagem, de imagens ou pessoalmente em sua loja. Eles ficarão muito felizes e muito
mais confiantes e leais ao seu negócio e provavelmente lhe informarão onde você pode melhorar ainda mais suas atividades.

3 – TENHA UM BANCO DE DADOS DE SEUS CLIENTES
De acordo com o tamanho de sua rede de contatos e clientes alvo e potenciais, procure implementar uma prática de contatos frequentes. Desde uma simples agenda, passando por uma planilha eletrônica até um sistema de informática (CRM). Se ainda não o implementou, peça ao seu responsável pela
informática um procedimento simples para cadastrar seus clientes para enviar mensagens virtuais de aniversário, mensagens ou postagens em datas especiais com ofertas exclusivas em situações específicas. Existem hoje ferramentas simples e eficazes e o melhor, gratuitas. Monte grupos de clientes no Telegram, Facebook ou lista de distribuição no WhatsApp e envie para eles não só ofertas, anúncios e promoções da loja, mas também tendências e novidades do mercado de piscinas, como dissemos, você sempre
antenado, trazendo inovações e informações.

4 – LISTE ROTINAS E NECESSIDADES DOS SEUS CLIENTES E DO SEU PÚBLICO
Avaliando seu público alvo, fazendo contatos frequentes, você pode ter uma valorosa
ferramenta de avaliação e de registro de necessidades e expectativas de seus clientes e potenciais clientes. Dos clientes, registre o fluxo de consumo e frequência e sempre que estiver perto da época de compra, reforce os contatos.

5 – BANCO DE DADOS DOS PROFISSIONAIS DE MERCADO RELACIONADOS
A melhor e mais barata propaganda geralmente é a feita boca a boca. Você deve usar a mesma metodologia do banco de dados dos clientes e criar um arquivo com profissionais do seu mercado, aqueles que lidam com seus produtos de venda no dia a dia. Zeladores, síndicos, piscineiros, faxineiros, pedreiros, arquitetos e decoradores. Você pode inclusive criar e oferecer em conjunto com seus parceiros, cursos e eventos em seu estabelecimento. Tendo esses profissionais em seu círculo próximo, eles não se isentarão em indicar seu empreendimento.

6 – PRECIFICAÇÃO ADEQUADA
Com tantas informações e ferramentas disponíveis, devemos avaliar constantemente a precificação dos nossos produtos e serviços. Avaliando e medindo as demandas e com isso decidindo a margem ideal a ser aplicada.

7 – ESTUDE E ANALISE SUA LINHA DE PRODUTOS
Seguindo as diretrizes anteriores, você já conhece melhor seu mercado, seus clientes e seus produtos. Cabe então avaliar seus produtos e serviços para avaliar se devem ser descontinuados, realocados, conectados a outros produtos, aprimorados ou então criados novos, observando sempre os que podem lhe trazer melhores margens.

8 – OBSERVE, ESTUDE, AVALIE OS PREÇOS DOS CONCORRENTES
Com as margens cada vez menores e a concorrência sempre acirrada, devemos observar, avaliar e destrinchar os preços praticados no mercado. Temos que avaliar a forma que eles formam seus preços e tentar fazer frente, mas obviamente com muito critério e sem cometer falhas comerciais ou mesmo dumping (vender abaixo do preço de custo).

9 – FLEXIBILIZAÇÃO DAS MARGENS DE LUCRO
Com a observação da concorrência, você pode atuar em promoções, ações e oferta de produtos e serviços complementares.
Conhecendo bem detalhadamente sua margem e a do concorrente, mesmo com menor lucro, você consegue atender e cativar seu cliente.

10 – CRIE PROMOÇÕES, MAS SEMPRE COM MUITA RESPONSABILIDADE
Estude e crie promoções bem agressivas, com periodicidades definidas para que o cliente seja atingido de forma eficaz, cativando e trazendo lealdade aos complementos oferecidos por você (preço, qualidade, atendimento, estrutura).

11 – INVISTA EM TREINAMENTOS
Como já trouxemos em artigos anteriores, TODOS integrantes da empresa, não só da parte da loja, são vendedores e devem ser treinados, treinados e treinados sempre para atender bem e cativar o cliente e assim, efetivar boas vendas.

12 – RELACIONAMENTO CONSTANTE COM OS CLIENTES
Seguindo as rotinas e orientações sugeridas, você deve estar sempre em contato com seu cliente, mesmo que ele tenha comprado algo de pouco valor agregado. Ele deve se sentir sempre importante e lembrado por sua loja. Aquela frase que não sai nunca de moda: Quem não é visto não é lembrado…

13 – RELACIONAMENTO CONSTANTE COM OS FUNCIONÁRIOS
Funcionários/Colaboradores são seus maiores aliados, mas podem ser seus maiores “inimigos” caso não estejam satisfeitos e contentes. Um relacionamento honesto, responsável e que traga positividade ao ambiente é estritamente necessário. Além dos direitos trabalhistas e salários condizentes com as funções, devemos proporcionar sempre mecanismos para aproximarmo-nos dos colaboradores e sua família.

14 – ATENDIMENTO COM HORÁRIOS E FORMAS ADERENTES
Nos dois últimos anos, tivemos que nos reinventar em relação a horários de atendimento presencial ou remoto.
Devemos dar continuidade e ainda aprimorar, consolidando e complementando os métodos, mesmo com o retorno às atividades ditas normais.

15 – TROCA DE MERCADORIAS
A troca de mercadorias é sempre uma situação delicada. Pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor), não há a obrigação legal de efetuar a troca se a mercadoria não estiver com defeito ou vício e mesmo assim, se estiver dentro do prazo determinado. Entretanto, podemos apresentar maior flexibilidade e inclusive utilizar essa situação como uma grande oportunidade de negócios. O cliente foi até seu estabelecimento fazer uma troca e você pode aproveitar para ofertar outras mercadorias e serviços.

16 – PENSE FORA DA CAIXA
Uma venda não termina quando o cliente sai da sua loja ou quando recebe a mercadoria
ou serviço. A venda deve ser constante e frequente e principalmente a oferta de diferenciais, como serviços, instalações, bônus, prazos, prêmios por fidelidade, assistências, orientações mais específicas, treinamentos entre outros inúmeros meios de cativar o cliente.

17 – PESQUISA DE SATISFAÇÃO CONSTANTE
Em continuidade ao processo de conhecimento do seu cliente, toda oportunidade de contato deve ser utilizada em pesquisas e averiguações sobre a satisfação dos produtos e serviços.
Isso coloca o cliente em proximidade, gera vínculos importantes de confiança e muito provavelmente pode inclusive incorrer em novas vendas.

18 – ESTRUTURA DE INSTALAÇÕES
Existem diversos estudos sobre o formato e disposição de mercadorias e estruturas de pontos físicos, com objetivo de atender aos clientes e incrementar as vendas. Estude,
observe sempre o que pode melhorar, faça experiências e busque melhorias constantes. Uma simples composição de exposição de produtos complementares pode incrementar em muito suas vendas.

19 – COMUNICAÇÃO VISUAL
O cliente pode e deve ser abordado por informações comerciais em pontos estratégicos do estabelecimento, fazendo com que tenha outros insights em seu estabelecimento. Sejam efeitos sonoros,
visuais ou mesmo panfletos informativos, tudo deve ser explorado.

20 – CAMPANHAS DE EXPECTATIVAS
Indicar períodos e criar campanhas com divulgações prévias, gerando curiosidade e expectativas, fazendo inclusive com que ele se planeje para futuras aquisições.

21 – ESTUDE E CONHEÇA SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS
Quanto mais informações você tiver sobre seus itens, a forma de expor, explicar e divulgar, maior confiabilidade passará aos seus clientes, que ficarão seguros em adquirir com você.

22 – FORMAS DE PAGAMENTO
Esteja sempre atento aos meios de pagamento disponíveis no mercado, facilite ao máximo e deixe sempre todas as condições muito claras para que o cliente não ache que houve algum tipo de “pegadinha” ou “golpe”.

23 – ESTUDE, ESTUDE E PRATIQUE
São muitas as dicas e revelações que apresentamos aqui, mas você deve sempre estudar e avaliar as formas e formatos antes de implementar as ações, nem tudo pode ser aplicado simultaneamente, tanto por questões operacionais quanto financeiras.
O importante é estudar e praticar o que aprendeu.

Você deve estar se perguntando sobre as Mídias Sociais e Lojas Virtuais né? Seu empreendimento deve estar presente além da forma física, na forma virtual, em diversas plataformas e meios de lojas virtuais, pra ontem. Mas isso já é assunto para um outro artigo…

 

Tarso Gouveia tem longa experiência na área da Saúde – Administrador de Empresas, com Pós Graduação em Gestão Empresarial e atualmente é Superintendente Comercial do INACON Saúde, além de prestar
Consultorias empresariais e organizacionais.

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