Home Seções Marketing / Comunicação / Vendas Preço e Qualidade, uma dupla perfeita
Marketing / Comunicação / Vendas - Piscinas - 29 de setembro de 2021

Preço e Qualidade, uma dupla perfeita

Mercado de Piscinas

Não é de hoje que a briga de preços e qualidade de produtos e serviços ocorrem nos mais variados setores do mercado.
E com certeza isso não seria diferente no segmento de piscinas.

Quando vamos as compras muitas das vezes temos em mente o que precisamos, a marca que temos mais afinidade e quanto estamos dispostos a gastar. Mas isso é comum quando temos um bom conhecimento dos produtos ou serviços que queremos adquirir.

Já no segmento de piscina, a maioria dos consumidores não possuem um bom conhecimento de produto e serviço, e é nesta hora que se faz necessário uma boa pesquisa de fabricantes e prestadores de serviços para buscar suas referências.

Falando em fabricantes, o Brasil está repleto de vários fabricantes nacionais de todos os tipos de produtos para piscinas, e também existem fabricantes que são grupos multinacionais que além de fabricarem produtos aqui no Brasil, também disponibilizam um portfólio de produtos importados.

A qualidade está diretamente ligada ao preço do produto, todos gostaríamos de adquirir um produto BBB, (bom, bonito e barato). Mas, nem sempre vamos conseguir essa oportunidade a não ser em ações promocionais.
Mas existem diferenças de produtos que alteram a qualidade dos mesmos e isso muitas vezes não são notadas pelos consumidores, vamos a alguns exemplos.

Motobomba para a piscina: ela é um equipamento indispensável na piscina e é composta de um motor elétrico e de peças plásticas. Falando do motor, eles podem ter ponta de eixo de aço inoxidável ou de aço carbono. Do ponto de vista técnico, está é uma grande diferença no equipamento, uma vez que o motor com ponta de eixo em aço inoxidável terá uma durabilidade bem maior que o aço comum, pois não sofrerá corrosão pela ação da água clorada caso houver um vazamento na motobomba. Então se temos dois fabricantes comercializando a motobomba pelo mesmo preço, mas um tem motor com ponta de eixo em aço inoxidável e outro não, pode ser que estaremos pagando caro demais a motobomba com eixo de aço carbono ou barato a com eixo em aço inoxidável, e é aí que o conhecimento e a pesquisa de preços se fazem necessária.
Outros componentes da motobomba, são as peças plásticas. Alguns fabricantes usam um tipo de resina termoplástica, outros usam outro tipo e muitas vezes com fibra para aumentar a resistência da peça, isso pode ser notado no corpo de muitas motobombas. Diferenças no peso das peças plásticas também são comuns de encontramos, pois alguns fabricantes possuem peças com paredes mais grossas que outros, a luva de união é um exemplo disso onde alguns fabricantes querem economizar material e isso deixa a luva de união pouco resistente. Também podemos falar no tamanho do cesto do pré filtro das motobombas que variam de fabricantes para fabricantes, muitos deixam menor para economizar material. Quanto aos rotores ou turbinas, a resina termoplástica utilizada pode ser de maior qualidade ou de menor isso implica diretamente no preço do equipamento.

Rodo Aspirador: quando chegamos em uma loja que possui várias marcas de rodinho aspirador podemos observar uma diferença de preços razoável entre eles, mas como se explica isso? É simples, qualidade e quantidade de matéria prima utilizada é uma das razões, pois muitos possuem bem menos cerdas que outros, tem paredes mais finas, formatos que promovem redução de matéria prima e também a questão de usar matéria prima virgem ou recuperada. Enfim, várias formas de tentar reduzir o custo.

Trocador de calor ou bomba de calor: Este equipamento para aquecimento da piscina utiliza uma serpentina que pode ser de uma liga metálica cupro-níquel mais comum, porém menos resistente a água clorada, ou as com serpentina em titânio que somente alguns fabricantes possuem e são bem mais resistentes.
O que sabemos é que existem fabricantes que direcionam todo seu desenvolvimento de produtos sempre buscando a qualidade em primeiro lugar e outros que tem como objetivo a busca por ter um equipamento com preço baixo. Essas diferenças serão percebíveis em alguns casos nas etiquetas de certificação, como as do INMETRO no caso das motobombas, onde elas poderão ter certificação de A a E , sendo as A para melhor eficiência e E para menor, respectivamente.

E quando falamos de serviços, aí a situação piora mais um pouco. Pois muitos prestadores não tem capacitação adequada, outros não tem se quer condições de trabalho com suas ferramentas de péssima qualidade. Temos como exemplo, piscineiros que mal sabem que tipo de cloro existem disponíveis no mercado, não sabem realizar a medição de concentração de cloro residual na piscina e muito menos calcular o volume de água da piscina para poder dosar corretamente os produtos químicos necessários.

A importância da capacitação deve ser levada muito a sério pelos prestadores de serviços, atualmente a maioria dos fabricantes ministram treinamentos e muitos on line, a ANAPP possue cursos para capacitação de profissionais que muitos nem conhecem, também existe uma feira de negócios, a EXPOLAZER, que é bianual e traz inúmeros expositores demostrando não só os lançamentos, mas toda sua linha de produtos.

Mas aí fica a pergunta: Como vamos nos proteger de situações como essas? Como garantir uma compra de um produto de qualidade e com preço justo?
Bom, a primeira coisa a se fazer é justamente pesquisar, usar o recurso da internet para acessar sites de fabricantes e prestadores de serviços, ler revistas especializadas como essa, visitar várias lojas e comparar produtos e serviços. A comparação é a melhor ferramenta que temos, pois ao comparamos características e informações técnicas de equipamentos, vamos identificar as diferenças existentes entre os produtos, as vezes um revendedor não vai saber te informar tudo sobre o produto, por isso vá a outro para poder ver a diferença no atendimento. E aqui devemos salientar que muitas vezes o diferencial será no atendimento ao cliente, e com certeza esse bom atendimento tem um preço e pode ter certeza que vale muito. Um correto dimensionamento, uma correta instalação e um ótimo suporte pós venda é essencial para uma boa aquisição. A segunda coisa é referência, busque por amigos, visite sites de reclamação, fóruns de consumidores, ligue para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) dos fabricantes. Enfim, busque o máximo de referências e recomendações que conseguir e por último tão importante quanto ter um bom produto ou serviço e dar sua opinião sobre eles, para poder dar o crédito para o bom produto ou serviço e manter a cultura colaborativa das opiniões.
E lembre-se: a informação é a nossa melhor estratégia para melhorar nosso desempenho! Sendo assim, me despeço com a certeza que dias melhores virão e que estamos fazendo o nosso melhor.
Até Breve ….

 

Rogério Fonseca Alves
Diretor POOLPARTS
www.poolparts.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Tratador Rodrigo SJC SP

1- O que levou a entrar na profissão de tratador de piscina? Conte um pouco de sua históri…