Home Seções Produtos & Acessórios Floculação, clarificação e decantação da piscina Como isto ocorre?
Produtos & Acessórios - Treinamentos & Cursos - 8 de fevereiro de 2023

Floculação, clarificação e decantação da piscina Como isto ocorre?

Petherson Del-se-ch - Dr. Piscina da ATcllor

Bem sabemos que a água da piscina recebe cargas orgânicas como oleosidades diversas, seja do próprio corpo ou por produtos e equipamentos, e também impurezas inorgânicas, como terra por exemplo, que devem de ser retiradas da água, não só por uma questão estética da piscina, como também por uma questão de saúde dos usuários. Para isto são utilizados produtos que promovem a floculação, a clarificação e a decantação destas impurezas.
Vamos entender melhor cada uma destas fases e como ocorrem.

O QUE VEMOS

O que vemos a olho nú na piscina, é o local onde a luz reflete. Então se a água está totalmente clarificada, sem nenhum obstáculo para a luz solar, esta luz reflete no fundo da piscina, onde vemos então claramente o fundo da piscina. Mas se houverem obstáculos, como partículas de sujeira, na água da piscina, estes vão impedir que a luz chegue totalmente ao fundo e reflitam o mesmo, sendo assim, começaremos a enxergar cada vez menos o fundo da piscina, onde a classificamos como turva.

REMOVENDO A SUJEIRA DA ÁGUA

As fontes de sujeiras são várias como loções para proteção solar, proteínas da pele, óleos corporais, transpiração e fluídos corporais, algas, pólen, bolor, poeira e areia fina, carbonato de cálcio
e hipoclorito de cálcio, entre outras.

Para fazer a remoção, três etapas são essenciais:

1) FLOCULAÇÃO
A floculação é um processo químico em que partículas muito pequenas são agregadas, formando flóculos, para que possam decantar-se.
Essa é uma das primeiras etapas do tratamento de água. O produto mais utilizado no Brasil é o sulfato de alumínio (Al2(SO4)3), que é obtido por meio da reação química entre o óxido de alumínio (Al2O3) e o ácido sulfúrico (H2SO4). O Sulfato de alumínio é um sal ácido, que quando dissolvido em água, reduzem o pH, reagem com a sujeira e, quando misturados ao  elevador de pH como a barrilha, por exemplo, que é um sal básico elevando o pH, ocorre uma transformação química que forma uma substância gelatinosa, o hidróxido de alumínio (Al(OH)3).

As reações químicas que ocorrem:
Al2(SO4)3 → 2 Al3+ + 3 SO42-

Os íons Al3+ passam a atuar de duas formas: (1º) uma pequena parte desses cátions neutraliza as cargas negativas das impurezas presentes na água, e (2º) a maior parte desses cátions interage com os íons hidroxila (OH-) da água, formando o hidróxido de alumínio: Al2(SO4)3 + 6 H2O → 2 Al(OH)3 +6 H++ 3 SO42-

As impurezas dissolvidas na água são carregadas negativamente, enquanto o hidróxido de alumínio está carregado positivamente, e consequentemente ocorre uma atração e neutralização.
O resultado é que as partículas de sujeira sofrem uma aglutinação e se unem ao hidróxido de alumínio,  formando flóculos, sólidos de tamanho maior.

– Otimizando esta etapa

Para que a floculação possa ocorrer com sua máxima eficiência, a dosagem dos produtos deve de ser sempre  respeitada, contudo,somente isto não é suficiente. Na água da piscina, antes da adição do floculante como o sulfato de alumínio em pó ou policloreto de alumínio na versão líquida, parâmetros como pH e alcalinidade devem estar ajustados previamente, sem os quais, a ação dos produtos fica comprometida. O pH deve ficar entre 7,2 e 7,8 e a  alcalinidade entre 80 e 120ppm.

2) CLARIFICAÇÃO
A clarificação da água está diretamente ligada à floculação. Quando as sujeiras dissolvidas na água sofrem o processo de floculação,automaticamente a água já é clarificada. Sendo assim, quanto melhor for o processo de floculação observadas anteriormente, melhor será a clarificação que se completará com a decantação dos flóculos.

3) DECANTAÇÃO
A próxima etapa do tratamento é a  decantação, que é um processo físico. Os flóculos agora mais densos e desprendidos da água, sedimentam e passam pela aspiração, onde o filtro deve ficar na posição drenar.

ENTÃO VAMOS AO PASSO A PASSO PARA:

1º) Ajuste o pH e a alcalinidade da água da piscina;

2º) Aplique o floculante/clarificante/ decantador em pó ou líquido, dissolvendo o produto previamente e espalhando pela água da piscina e deixe a água em agitação por 6 a 8 horas e em seguida deixe em repouso. Durante o período de 6 a 8 horas citado, ajuste novamente o pH com o elevador de pH em pó ou líquido;

3º) Faça a aspiração em modo drenar;

Tem como potencializar isso?
Sim, e a ATcllor possui produtos que vão potencializar estes resultados, em especial, um superclarificante que vai agir nas micropartículas que o floculante não conseguiu atingir, reduzindo ao máximo a presença delas em suspensão na água e consequentemente, permitindo o máximo de luz refletindo o lindo fundo da piscina.

Vale também ressaltar a importância da manutenção adequada do filtro, com a troca regular do meio filtrante e retrolavagens suficientes para limpá-lo, para garantir que este processo físico de clarificação da água, onde são retidas grande parte dos flóculos, seja o mais eficiente e seguro possível. Um filtro usado de forma inadequada, vai prejudicar e muito a clarificação da água por mais que todas as outras etapas tenham sido bem executadas e o produto seja ótimo.

Sendo assim, é imprescindível que estas etapas ocorram da melhor forma possível, para garantir não somente a segurança e saúde dosusuários da piscina, como também um visual maravilhoso da piscina.

Quer aprender mais? Mergulha comigo!!!

Forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Ed Abril 24 preview

Para ler acesse o link em azul abaixo Piscinas o Portal Abril/24 visualização rápida, cliq…